INOVA UNICAMP LANÇA GUIA DO INVENTOR PARA DOCENTES E PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE

A Agência de Inovação Inova Unicamp lançou o Guia do Inventor, uma edição especial, dedicada a docentes e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, que contempla informações relacionadas a Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Pesquisa em colaboração com a indústria, Empreendedorismo e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.img_inovacao_guia-iniovador_interna

O diretor-executivo da Inova Unicamp, Professor Milton Mori, disse que o objetivo é o de reforçar o apoio da Agência de Inovação da Unicamp a esses profissionais em suas atividades de pesquisa e no relacionamento com o setor empresarial .“A Inova Unicamp está aqui para auxiliar os docentes e pesquisadores a proteger as tecnologias que são desenvolvidas no laboratório, sem atrapalhar a produção científica, que é o desejo de todos os pesquisadores da Unicamp; e  encontrar parceiros que tenham  interesse em licenciar as tecnologias desenvolvidas na universidade e intermediar convênios de pesquisa e desenvolvimento. Queremos proteger a geração de conhecimento de alto impacto no âmbito da universidade e garantir que dela partam novos negócios ou nasçam empresas de base tecnológica de alto valor agregado ”, afirma.

Dois outros pontos de destaque do Guia do Inventor são as oportunidades oferecidas nas áreas de Empreendedorismo e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. “As patentes da Unicamp podem se tornar spin-offs. E o Parque, por sua vez, está aberto a startups e empresas que possuam convênios de pesquisa com a universidade. Essas são informações importantes, que devem ser amplamente divulgadas na universidade para atrair essas empresas para a Unicamp. Nada melhor do que os docentes e pesquisadores da Unicamp, nossas referências para o mundo empresarial, tenham conhecimento disso”, completa Mori.

Nas primeiras páginas do Guia do Inventor, está publicada a Política de Propriedade Intelectual da Unicamp, que orienta a comunidade universitária sobre as questões relacionadas à proteção de Propriedade Intelectual.  Na sequência, são solucionadas algumas dúvidas frequentes, tais quais: “Como comunicar uma nova invenção?”, “Como é feita a análise de patenteabilidade?”, “Quais são os requisitos de patenteabilidade de uma invenção?’, “Como faço se pretendo publicar um artigo científico ou divulgar mais resultados e ainda não protegi minha tecnologia?” e “Quando uma patente de invenção é internacionalizada?”.

Na opinião da diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, Patrícia Leal Gestic, essas são perguntas-chaves que solucionam parte das dúvidas de docentes e pesquisadores. “Queremos que todos tenham ciência de que a Inova Unicamp está aqui para dar todo o suporte necessário para os professores e pesquisadores. Contamos não só com os serviços especializados na área de Propriedade Intelectual, como a redação de patentes, mas também uma experiência muito grande em negócios para transformar esse conhecimento em inovação”, avalia.

O Guia do Inventor estará disponível para retirada nos departamentos e secretarias de cada unidade da Unicamp.

 

Imagem: Guia do Inventor da Inova Unicamp

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

GUIABOLSO CONNECT APRESENTA NOVAS FUNCIONALIDADES

Lançado em janeiro deste ano, o Guiabolso Connect, serviço B2B do Guiabolso, vai oferecer novas …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn