INSTITUTO ANELO INAUGURA PRIMEIRA FASE DA REFORMA DA NOVA SEDE

O Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música na região do distrito do Campo Grande, em Campinas (SP), inaugura no próximo sábado (12/10) a primeira fase da reforma da nova sede. A solenidade de inauguração será às 10 horas, porém, haverá uma extensa programação cultural das 8 às 16 horas, com aula inaugural e apresentações musicais.

De acordo com Luccas Soares, fundador e coordenador do Instituto Anelo, a solenidade de inauguração contará com a presença de autoridades, doadores e trabalhadores da obra. “Será uma forma de agradecer a todos os que participaram e acreditaram no projeto. Também será um convite para que as pessoas continuem acreditando até a conclusão da segunda fase da reforma”, disse.

A nova sede fica na Rua Vicente de Marchi, 719, via marginal à Avenida John Boyd Dunlop, no imóvel onde funcionava a Base da Guarda Municipal do Jardim Florence I, desativada pela Prefeitura em virtude da inauguração de Base Oeste, no distrito do Ouro Verde. O decreto 20.098, que permite o uso do bem público municipal pela instituição, foi publicado no Diário Oficial em 3 de Dezembro de 2018.

O projeto de readequação do espaço foi feito por um grupo de arquitetos da cidade, com o custo total das obras estimado em R$ 250 mil. Até o momento foram gastos R$ 127 mil, valor este doado por pessoas físicas e jurídicas. O Anelo também recebeu doações de material de construção que incluíram de pacote de pregos ao telhado, além de mobiliário seminovo.

Na unidade que será inaugurada no próximo sábado ficarão a recepção, dois banheiros (um feminino e um masculino) e cinco salas de aula. Até a conclusão da segunda etapa da reforma, o local funcionará apenas às quartas-feiras à noite, com as aulas de metais e violão atualmente realizadas no CEU Mestre Alceu e aos sábados, com aulas de escaleta, flauta, musicalização infantil, violão, percussão e Prática de Banda que hoje são dadas nas dependências da Escola Estadual Elvira de Pardo Meo Muraro.

Na prática, significa que 158 dos 477 alunos matriculados atualmente no Instituto Anelo passarão a ter aulas no novo espaço. Os demais continuarão a ser atendidos na atual sede, que fica em um imóvel alugado na Rua Professora Elizabeth Serafim de Oliveira Leite, 78, também no Jardim Florence I, e nas dependências do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Mestre Alceu, um dos parceiros do Anelo. A fase final da reforma deverá ser concluída em Janeiro de 2020.

Na segunda unidade do prédio funcionarão a cozinha, lavanderia, seis banheiros (sendo dois com acessibilidade), um banheiro de serviço com chuveiro e uma sala que será usada como um pequeno auditório com capacidade máxima para 60 pessoas e onde também serão realizadas aulas em conjunto. Para concluir a obra, a instituição segue contando com doações de pessoas físicas e jurídicas.

Vale ressaltar que, mesmo com a nova sede, o Instituto Anelo seguirá com a parceria com o CEU Mestre Alceu e com a Escola Estadual Elvira de Pardo Meo Muraro. “Temos de 20 a 30 pedidos de vaga por dia, que chegam via Facebook, site, Instagram, por telefone ou pessoalmente. Não temos como atender a toda essa demanda”, conta Luccas, lembrando que ter mais alunos implica em mais espaço e mais recursos financeiros para contratação de professores e compra de equipamentos.

Fundado em 2000, a Instituto Anelo atendeu 3.564 alunos até 2018. Muitos de seus ex-alunos se tornaram professores e músicos profissionais. Atualmente trabalha com os seguintes projetos: Brincando com Sons (iniciação musical para crianças de 6 aos 8 anos); Instrumentos e Canto (ensino de instrumentos de cordas, percussão, sopro, teclas e técnica vocal); Prática de Banda (ensino de técnicas musicais com alunos de diferentes instrumentos); e Sanfônica (ensino de acordeon para pessoas de todas as idades). Além disso, o Instituto tem a própria big band, a Orquestra Anelo (que também é um Ponto de Cultura), formada por professores, alunos e colaboradores.

 

Fotos 1 a 4 – Nova sede do Instituto Anelo.

Créditos: Luccas Soares e Lala Ruiz.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VINHO EM LATA É A NOVIDADE DA EVINO EM OUTUBRO

A EVINO, referência nacional em vendas online de vinhos, tem uma grande novidade. A partir …

Facebook
Twitter
LinkedIn