INSTITUTO BESOURO E FUNDO SOCIAL DE SP REALIZAM CURSOS DE EMPREENDEDORISMO EM SANTO ANDRÉ

O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) em parceria com o Instituto Besouro de Fomento Social oferece entre os dias 10 e 15 de junho um curso de empreendedorismo para pessoas em situação de vulnerabilidade social, na Av. Quatro, s/nº (próximo ao batalhão da PM), no Jardim Santo André, em Santo André, no ABC paulista. As aulas são gratuitas.

Duas turmas, cada uma com 30 vagas, serão montadas para o ensino de técnicas e conceitos sobre negócios com o objetivo de que pessoas humildes ou pertencentes a grupos minoritários possam se tornar pequenas empreendedoras. Uma delas, denominada “Monte Seu Negócio”, vai receber alunos que nunca abriram um pequeno negócio na vida e que vão aprender desde noções básicas sobre CNPJ até o ponto ideal em determinada rua para se abrir uma loja. Já a classe “Seu Comércio Ainda Melhor” será dedicada àqueles que já possuam empreendimentos em andamento, mas que desejem aprimorar as vendas.

Tudo é baseado em uma metodologia de ensino chamada By Necessity, desenvolvida por Vinicius Mendes Lima, fundador e presidente do Instituto. Trata-se da razão do Besouro existir: todos os projetos sociais dos quais o instituto faz parte utilizam a metodologia de alguma forma, sejam participações em iniciativas nacionais como o Inova Jovem, da Secretaria Nacional de Juventude, ou mesmo parcerias com governos internacionais — há turmas com alunos aprendendo sobre empreendedorismo e pequenos negócios em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.

Para Mendes Lima, a parceria com o Fundo Social SP para o ensino de negócios a pessoas de origem humilde em Santo André é uma conquista importante . “Poder unir o nosso trabalho à atuação do Fundo Social não é apenas uma alegria para nós, significa benefício a quem participe dos cursos e saia deles transformado”, afirma.

Voltado ao ensino de técnicas e conceitos de empreendedorismo para minorias e pessoas em vulnerabilidade social, o Instituto Besouro está presente em mais de 220 municípios atendidos no Brasil, com quase 5 mil alunos e 3,7 mil negócios abertos a partir da metodologia By Necessity. Com uma taxa de conversão de mais de 70% — a cada dez empreendimentos, sete seguem de portas abertas até hoje –, a geração de renda acumulada passa dos R$ 5 milhões mensais.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Facebook
Twitter
LinkedIn