INSTITUTO DOS AUDITORES INTERNOS LANÇA CURSO QUE É REFERÊNCIA MUNDIAL PARA ÁREA GOVERNAMENTAL

A partir de agora os auditores internos responsáveis pelas áreas de controles de organismos públicos em todo país terão acesso ao principal treinamento voltado para instituições governamentais no mundo. O Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) acaba de lançar o curso IA-CM – Internal Audit Capability Model (Modelo de Capacitação de Auditoria Interna). Trata-se de um guia que identifica os melhores e principais fundamentos necessários para a eficácia da área, além de descrever um caminho evolucionário para que as organizações adotem práticas de excelência, suprindo as necessidades de governança e expectativas profissionais das entidades envolvidas.

O curso, oferecido pela primeira vez pelo IIA Brasil, é acompanhado de um framework detalhado e foi desenvolvido pelo The IIA – The Institute of Internal Auditors, o maior organismo da carreira no planeta, com mais de 200 mil profissionais associados. Sua estruturação contou com a participação de mais de 300 auditores de 30 países, a fim de imprimir um caráter global ao dossiê, aplicável e factível em todos os continentes. “O IA-CM é a bússola mais confiável e com maior credibilidade da carreira, utilizada pelas áreas públicas de nações que já possuem a cultura de investir em auditoria como parte do DNA de gestão governamental. Temos convicção de que a absorção e aplicação das filosofias e ferramentas desse valioso conteúdo contribuirão, de forma significativa, para o fortalecimento dos departamentos responsáveis por controles de governos em todas as esferas”, prevê Paulo Gomes, diretor-geral do IIA Brasil, entidade responsável por gerir o curso no país.

A primeira turma começará entre 21 e 24 de janeiro de 2020, aplicado em Brasília, com um currículo de 32 horas de aulas teóricas e práticas, que estimularão o participante a empregar a ‘Ferramenta de Análise’ do IA-CM, sendo possível exercitar o diagnóstico da unidade de auditoria interna, utilizando o conhecimento, experiência e percepção de cada aluno. O dossiê do curso completo conta com quase 300 páginas traduzidas para o português.

Recomendado pela CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU), no papel de coordenar a Comissão de Coordenação de Controle Interno – CCCI,  fez valer, em âmbito nacional, a indicação dos métodos desenvolvidos pelo The IIA para as práticas em auditoria interna, citando o guia IA-CM como relevante diretriz. Isso ocorreu em 18 de fevereiro de 2019, com a emissão da Portaria n.777. No documento o órgão diz que: as Unidades de Auditoria Interna Governamental (UAIG) de Empresas Estatais Não-Dependentes, em função de suas realidades e necessidades, facultam-se a utilização preferencial do IA-CM ou do Quality Assessment (QA), também fornecido pelo IIA Brasil.

Inscrições e Informações: iiabrasil.org.br/

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 59 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors –The IIA, a mais importante associação do setor no mundo.Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros institutos como o IIA de Angola. No Brasil, a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna.

 

Foto: Paulo Gomes, diretor-geral do IIA Brasil,

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

EMPRESAS BUSCAM TECNOLOGIA COM A CHEGADA DA LGPD

Com a chegada da entrada em vigor da nova Lei Geral de Proteção de Dados …

Facebook
Twitter
LinkedIn