INSTITUTO SER OFERECE ORIENTAÇÃO GRATUITA SOBRE TRANSTORNO AUTISTA

O Instituto SER, clínica-escola que trata e desenvolve de forma integral crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promove em abril, mês conhecido pela campanha “Abril Azul” – que alerta sobre a conscientização do TEA – uma série de iniciativas para alertar sobre a necessidade de uma intervenção precoce e melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens com o transtorno. instituto serFoto 1

A partir desta segunda feira (02/04) e nos dias 9, 16 e 23 de abril, acontece o “SER Aberto”. O instituto abrirá suas portas para receber e prestar acolhimento para famílias que têm filhos com TEA e buscam orientações para lidar com a deficiência. Os atendimentos ocorrem das 7h30h às 11h30 e somente com agendamento prévio pelo e-mail [email protected] ou telefone (19) 3272.2520. Estudantes, professores e demais interessados também terão a oportunidade de visitar o instituto e obter mais informações. As inscrições podem ser realizadas pelos mesmos canais.

Além disso, com objetivo de levar esclarecimentos para professores, escolas receberão DVDs com palestras psicopedagógicas que orientam sobre o TEA. As instituições interessadas em receber o material, podem entrar em contato direto com o instituto para formalizar a solicitação.

No dia 7 de abril, das 19h às 22h, acontecerá o lançamento do livro “Letra Viva”, no Auditório Vermelho da Unisal, em Americana. Lançado pela editora Adonis, a oitava edição da obra reúne 100 textos selecionados dos alunos que visitaram o projeto “Como nasce um livro?”, em 2017. Entre eles, educandos do Instituto SER.

O Instituto SER nasceu em 1985 junto com um trabalho de conclusão de curso de Terapia Ocupacional. Em 1989, ele abria as portas para oferecer um tratamento e escolarização com foco no entendimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em suas necessidades pessoais e individuais. Cada área é trabalhada de forma a integrar e envolver seus alunos nos contextos socioeducacionais, evidenciando o melhor de si e preparando-os para a vida. Seu modelo pedagógico transdisciplinar, é conduzido por uma equipe de profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, musicoterapia, teatro, dança, expressão corporal, educação motora, terapia ocupacional, robótica e natação, que compartilham papeis e metas no agir e planejar, agregando contextos e experiências em suas atividades. O tratamento segue parâmetros curriculares nacionais estabelecidos pelo MEC para Ensino Fundamental e Ensino Médio, inclusão no mercado de trabalho e inclusão educacional, com um espaço adequado as atividades pedagógicas, e de convivência, como quadra, piscina, sala de dança, sala motora e refeitório.

Foto: Trabalho desenvolvido com adolescente com TEA no Instituto SER.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS DEVE RECEBER 248 MIL PASSAGEIROS NO FERIADO DE PÁSCOA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 248 mil passageiros entre esta …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn