INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É APOSTA DE ÓTICA BAIANA PARA REVOLUCIONAR O MERCADO

Quem usa óculos sabe a dificuldade que é encontrar uma lente ideal para os olhos – é um processo cansativo e, muitas vezes, caro. Na maioria das óticas, esse trabalho é desenvolvido por um profissional de vendas, que pode cometer certos erros na hora de auxiliar os consumidores. Pensando nisso, a Mercadótica, rede de franquias ópticas, decidiu criar uma inteligência artificial que promete resolver o problema.

A “My Best Vision” foi lançada oficialmente no segundo semestre de 2023, e de lá pra cá passou a auxiliar os usuários da marca – em menos de um ano, foram mais de 500 consumidores impactados. A tecnologia capta a receita ocular, e em seguida aplica um questionário sobre hábitos visuais. Após esse processo, o algoritmo indica as opções de lentes que melhor atendem aquele cliente, observando todas as suas variações -antirreflexo, material e fotossensível.

De acordo com Junior Farias, CEO da rede e responsável pelo setor de inovação tecnológica, a medida surgiu como uma necessidade do mercado. “O que existe hoje são ferramentas de comparação de produtos, mas nenhuma de indicação. A partir daí tivemos a ideia de criar uma plataforma que o auxiliasse nesse momento. Sendo os óculos, principalmente as lentes, um produto de complexa compreensão tecnológica (já que a maioria não é palpável), a ferramenta contribuir para a função imagética do produto, e ajuda o cliente na hora da compra”, avaliou Farias.

Atualmente, todo o processo é desenvolvido junto com um consultor, dentro de uma unidade da rede. A ideia é que, no futuro, a ferramenta seja disponibilizada diretamente para o cliente final, de forma on-line. A iniciativa também irá facilitar o treinamento da equipe e do franqueado, diminuindo o tempo de aprendizado de novos consultores e permitindo uma melhor experiência de atendimento.

Nos próximos meses, o planejamento da empresa é realizar atualizações pontuais nos questionários, criar um comparador mais robusto (aumentando a opções de lentes indicadas) e alimentar o banco de pesquisa do algoritmo com informações coletadas a partir da experiência inicial.

 

Foto 1 – Fundador da Mercadótica, Joaquim Farias (à esquerda) e o filho e CEO da rede, Junior Farias.

Foto 2 – Unidade da Mercadótica.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE RISCOS CLIMÁTICOS PODE MITIGAR PROBLEMAS EMPRESARIAIS COM SECAS E INUNDAÇÕES

Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as …

Facebook
Twitter
LinkedIn