INVESTIR EM SEGURANÇA DO TRABALHO É IMPRESCINDÍVEL PARA OS COLABORADORES E PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS

Dados apontam que só no Brasil, a cada quatro horas, uma pessoa é vítima fatal de acidente de trabalho e, a cada 48 segundos, um trabalhador sofre algum tipo de ocorrência em sua ocupação profissional. Entre 2012 e 2017, 14.412 mortes foram notificadas aos órgãos responsáveis brasileiros, além de 4,26 milhões de acidentes trabalhistas, aponta o levantamento do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT).“Em todas as áreas, os colaboradores podem ficar expostos a imprevistos. Por isso, precisamos reduzir estas possibilidades e oferecer ambientes seguros para que as equipes possam realizar as suas atividades adequadamente”, explica o Gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Grupo Opersan, André Lopes.

Nesse sentido, a companhia investe permanentemente em treinamentos, que privilegiam a capacitação e orientação sobre os riscos atribuídos às atividades praticadas em todas as frentes da empresa. Os gestores também estão engajados na avaliação rotineira dos aspectos comportamentais das equipes e dos ambientes de trabalho. “Na operação de tratamento de águas e efluentes é necessário o gerenciamento dos aspectos ambientais e riscos das atividades inerentes. Consideramos fundamental ter colaboradores capacitados, locais adequados para armazenamento e manuseio de produtos químicos, maquinários com as devidas proteções e ter um excelente controle de amostragem do efluente, além de executar uma eficiente análise dos contaminantes presentes e separá-los apropriadamente nas linhas de tratamento. Assim garantimos a segurança do processo, desde a coleta no local de geração até a destinação final”, reitera Lopes.

É válido reforçar, que, até mesmo o modelo de caminhão indicado para transportar o efluente deve seguir padrões rigorosos de segurança e contar com recursos especiais, a fim de evitar reações químicas diversas, corrosão do tanque e até explosões. Segundo o gerente, definir as rotas de transporte dos efluentes também é essencial para mitigar riscos, prevenir acidentes e minimizar os impactos no trajeto. “Antes de utilizar os serviços de uma transportadora, é necessário verificar a documentação da empresa, do caminhão e do motorista, além de avaliar se o veículo tem a estrutura adequada para transportar os efluentes, evitando situações que poderão causar danos aos envolvidos, ao trânsito local e ao meio ambiente”, destaca.

Para Lopes, o acidente nunca é causado por uma falha específica. “Ao averiguar mais profundamente uma ocorrência, observa-se que diversos desvios estão associados ao episódio. Por esse motivo, é importante uma investigação detalhada para que todas as possíveis causas sejam identificadas e tratadas para que não se repitam”, comenta.

Segundo o gerente da Opersan, um ambiente seguro é aquele em que a empresa mantém os controles operacionais dentro das normas e os colaboradores alinhados às suas diretrizes. “Um acidente de trabalho, além do dano à pessoa física, pode destruir a reputação de uma marca, causar grandes perdas financeiras e, consequentemente, comprometer a continuidade de suas atividades produtivas. Diante desses aspectos, é consenso que zelar pela segurança é favorável, tanto para a equipe quanto para a sobrevivência da própria companhia”, contemporiza.

Somado às ações citadas anteriormente, o Grupo Opersan possui um sistema de gestão integrado de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente. Esta gestão é voltada ao monitoramento continuo dos objetivos, riscos e oportunidades para o negócio. Condutas que complementam a redução de desvios e a prevenção de perdas.

Com mais de 30 anos de experiência, o Grupo Opersan é especializado em soluções ambientais para o tratamento de águas e efluentes, oferecendo ao mercado um portfólio de serviços que engloba a elaboração de projetos, construção, operação e manutenção de unidades dedicadas, bem como a realização de tratamentos de diversos tipos de efluentes em suas próprias estações. Com mais de 1000 clientes ativos de diferentes portes, segmentos e localidades, conta com as certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISO/IEC 17025. O Grupo aposta em soluções customizadas, ambientalmente sustentáveis e economicamente vantajosas para atender às necessidades do mercado corporativo. Entre os princípios da empresa, está a realização dos negócios de maneira transparente e profissional, acreditando na condução ética e responsável das suas atividades.

 

Fotos 1 e 2 – Atuação da Opersan no tratamento de águas e efluentes.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/investir-em-seguranca-do-trabalho-e-imprescindivel-para-os-colaboradores-e-para-a-sobrevivencia-das-empresas/
Twitter
LinkedIn

Veja também

YASKAWA MOTOMAN PROJETA CRESCIMENTO DE 10% NO PAÍS PARA 2019

Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs, a Yaskawa Motoman …

Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/investir-em-seguranca-do-trabalho-e-imprescindivel-para-os-colaboradores-e-para-a-sobrevivencia-das-empresas
Twitter
LinkedIn