ITALCAM PROMOVE ROAD SHOW VISANDO FORTALECER LAÇOS COMERCIAIS ENTRE EMPRESARIOS DE CAMPINAS COM CIDADES ITALIANAS

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam) iniciou por Campinas um road show pelo interior de São Paulo para apresentar todos os serviços oferecidos  pela entidade com o objetivo de estimular as parcerias e relações comerciais entre Campinas e cidades italianas. O encontro foi realizado nesta terça-feira (09/11) no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas.

O evento reuniu o prefeito de Campinas, Dário Saadi, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, o diretor titular do Ciesp Campinas, José Nunes Filho, o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa o presidente da Italcam, Graziano Messana, o vice-presidente da Italcam, Mario Batista, entidades de classe e empresários.

O prefeito Dário Saadi destacou durante o evento as ações que estão sendo desenvolvidas na cidade no sentido de melhorar o ambiente de negócios, mesmo diante da pandemia. “Mesmo sendo um ano muito difícil por conta da pandemia, em 2021 a nossa região foi a que mais cresceu e conseguimos fazer uma modernização na legislação com as aprovações da Lei de Atração de Empresas, a Lei dos Galpões, entre outras iniciativas que estão permitindo avanços importantes para a nossa economia”, explicou

Para Dário Saadi, o fato da Italcam ter escolhido Campinas para começar o road show do interior de São Paulo mostra a importância e o poder não só de Campinas como de sua região metropolitana. “Tenho certeza que desse evento sairá uma integração muito grande do setor empresarial de Campinas com o italiano. Nós temos aqui muitas empresas italianas. Eu cito a Pirelli que é a mais simbólica e que está com um plano de expansão em nossa cidade”, disse.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, fez questão de frisar sobre a importância do investimento de novas empresas em Campinas e a importância disso na geração de postos de trabalho. “Quando a gente fala em investimento nós não estamos pensando só na possibilidade de instalação. Nós estamos pensando no que aquela empresa pode dar  de emprego e renda. Não só empregos diretos, mas muitas vezes empregos indiretos e melhorar a qualidade de vida de nossa cidade”, reforçou.

O presidente da Italcam, Graziano Messana, disse estar positivamente impressionado com as vantagens de Campinas para os negócios. “É uma região muito promissora e que por isso é chamada de Vale do Silício brasileiro. Nós vamos apresentar esse potencial para os empresários italianos para que invistam em Campinas. Toda essa capacidade precisa ser divulgada no exterior”, afirmou.

O vice-presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, Mário Batista, afirmou que o projeto de Interiorização da entidade abre novas perspectivas de negócios entre empresários brasileiros de italianos. No caso da região de Campinas, Mário Batista destacou setores como energia, telecomunicações, automotivo, logístico e de tecnologia. Esse projeto deve chegar também a outras 10 cidades do interior de São Paulo.

O cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, também esteve em Campinas para o road show e celebrou a notícia do estado de São Paulo não ter registrado um único óbito por covid-19 pela primeira vez no dia 8 de novembro e parabenizou gestores públicos e população no combate à pandemia. O cônsul também destacou a força da região, com PIB elevado, capacidade logística, universidades e centros de pesquisa e afirmou que agora o desafio é mostrar todo esse potencial para o exterior e suas empresas que buscam novos mercados.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, fez uma apresentação em que detalhou as leis aprovadas este ano e as ações do Programa de Ativação Econômica e Social (PAES) para mostrar o impacto destas mudanças na atividade econômica de Campinas a região. Adriana Flosi destacou que até o dia 31 de outubro Campinas registra em 2021 a abertura de 6.569 empresas e 20.652 MEIs.

Adriana Flosi também destacou sobre a importância da Lei de Inovação. “A lei de inovação ela cria o ambiente no qual é possível que o poder público possa contratar startups para prestarem serviços com tecnologias inovadoras e a gente possa usufruir disso, fazendo inclusive encomendas tecnológicas. Dar  essa oportunidade para inovação. Isso traz a tona o fato de que o poder público passa a fazer parte desse ambiente inovador. Desse ecossistema, que a gente já tem aqui na cidade rodando tão bem  e que de alguma forma o poder público só não fazia parte disso, então a lei de inovação traz essa possibilidade, destacou.

A apresentação do Road Show foi feita pelo gerente de Negócios da Câmara Ítalo-Brasileira, Ivan Aliberti, coordenador do projeto e do comitê de Interiorização da entidade.

O diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, destacou a importância do evento da Câmara Ítalo-Brasileira, que “marcou a retomada dos eventos presenciais e o apoio em ações de geração de negócios, notadamente em áreas de alta tecnologia, uma das vocações mais fortes da região de Campinas.

 

Fotos 1 e 2 – Prefeito de Campinas, Dario Saadi.

Foto 3 – Representantes da Italcam, prefeito Dário Saadi,  e demais autoridades.

Foto 4 – Secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TERMINA HOJE A EXPOBOR E A PNEUSHOW NO EXPO CENTER NORTE

Termina nesta sexta-feira (24/06) a Expobor – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de …

Facebook
Twitter
LinkedIn