JOVENS EMPREENDEDORES INVESTEM EM NEGÓCIOS FAMILIARES

As famílias do interior são conhecidas por sua forte raiz familiar e também pelo interesse dos jovens em fugir do berço e alçar voos mais longos, rumo às grandes capitais. Mas nem sempre é assim. Em Americana e Mogi Guaçu, dois jovens resolveram abraçar os negócios da família e fazer de um pequeno estabelecimento comercial uma grande potência dentro de sua05_Fachada Jangadas regiões.

Em Americana, a jovem Bruna Chacur, de 27 anos, acompanha os passos da mãe Dona Selma desde 1996, quando por necessidades financeiras ela abriu um restaurante com apenas seis mesas, um fogão e seis panelas. Hoje, o restaurante está prestes a abrir sua quarta unidade, com um perfil gourmet, e Bruna se especializou em gastronomia tendo sua mãe como um exemplo de vida e determinação.

O Fogão a Lenha está entre os restaurantes de referência em Americana, possui como características uma administração familiar, culinária de autêntica comida caseira, produtos de qualidade e preço acessível. Os salões são aconchegantes, com ótima localização e atendimento especial, que agradam todas as idades.

No início, o restaurante era pequeno e foi inaugurado em 1996 com apenas seis mesas, um fogão e seis panelas. Com a proposta de oferecer comida caseira de qualidade, a marca foi crescendo e em 2001 foi aberta a primeira filial em Americana; em 2013, a marca expandiu para Sumaré; e em comemoração aos 20 anos de atividades, será inaugurada neste mês a quarta unidade da rede que é o “Fogão a Lenha Gourmet”.

Bruna Chacur disse que se inspirou no espírito empreendedor de sua mãe para dinamizar os negócios da família. Com relação à nova unidade, Bruna Chacur, destacou que pretende tornar o espaço num novo modelo de negócio. “Lá o ambiente é muito diferente. Estamos criando um ambiente muito bonito. A gente tem um espaço diferente das outras unidades porque as outras são em bairros. Temos também uma boa estrutura, mas lá ficou um aconchego mais sofisticado. É o mesmo empenho, qualidade na comida, mas com o mesmo sistema de serviço self service por quilo, mas lá estou tentando formar um modelo de negócio para uma possível franquia”, diz.

O restaurante atende indústrias, com cardápios completos de café da manhã, almoço, jantar e ceia. Hoje são mais de 50 empresas atendidas e os serviços oferecidos de acordo com a necessidade de cada uma, inclusive com serviços internos. São mais de 1.200 refeições diariamente.

Em Mogi Guaçu, Felipe Lopes, de 28 anos, cresceu no restaurante Jangada ao lado do pai, Antônio Lopes, proprietário há 25 anos. Com a aquisição total do grupo por parte da família em 2010, Felipe, na ocasião com apenas 22 anos resolveu tomar a frente dos negócios. Hoje, o Jangada possui três casas em Mogi Guaçu, Limeira e Campinas e planos concretos de expansão para Riviera em São Lourenço (MG) no começo de 2017 além da ajuda dos irmãos Maria Rosa e Fernando Lopes.

O objetivo sempre foi fazer do Jangada uma rede. Para isso, a primeira meta foi reformular o cardápio. De apenas três tipos de peixes e 12 pratos, a casa passou a oferecer oito pescados em mais de 30 combinações de pratos.

No total, a rede Jangada registra um crescimento de 600% nos últimos três anos, com um total de atendimento mensal de mais de 30 mil clientes. Mesmo diante da crise, a expectativa de crescimento continua bem acima da inflação.

Felipe Lopes disse que dentro do planejamento estratégico está a ampliação de novas unidades que serão administradas pelos funcionários do Jangada. “Estou batalhando para criar líderes. Para criar pessoas que se sintam donas do negócio e que consiga fazer esse trabalho que faço aqui. Nós vamos treinar pessoas aqui dentro e eles vão assumir a responsabilidade de uma loja. A gente vai dar uma loja para eles e vão tocar essa loja com a gente por trás na estrutura, então os próprios funcionários vão virar donos. Desta forma eu motivo a minha equipe”, diz.

O diferencial é que Felipe trabalha em todos os setores do restaurante, inclusive na cozinha fazendo pratos, atendendo mesas, negociando com fornecedores e fechando caixa.

A mais nova unidade do Jangada no Parque Dom Pedro Shopping, em um espaço de expansão voltado para um público mais exigente foi inaugurada em 2015. O terceiro restaurante do grupo mantém a gestão profissional em um ambiente familiar. O sucesso foi imediato e a unidade atende aproximadamente 16 mil clientes por mês. A nova unidade tem uma de um espaço Kids para os baixinhos e um aquário. As demais unidades também seguem o mesmo perfil. Outro diferencial é com relação ao atendimento que é rápido e atenção por parte dos funcionários.

 

Foto: Fachada do restaurante Jangada em Campinas.

Crédito: Divulgação.

 

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