JULHO VERDE: SANTA BÁRBARA D’OESTE PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

As atividades do movimento Julho Verde seguem em Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, consiste em uma série de ações para a prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no Centro de Referência em Saúde da Mulher e demais setores segue o acolhimento e encaminhamento aos serviços de referência dos pacientes que pertencem a grupos de risco para as doenças, além de Salas de Espera Ativa e distribuição de materiais informativos.

Na última quinta-feira (18/07), na Associação Casa de Maria, foi ministrada uma palestra alusiva ao tema pelo especialista em Saúde Coletiva, Dr. José Luis Andia. Nesta segunda-feira (22/07), a partir das 13h30, uma equipe da Secretaria de Saúde realizará a “Blitz Julho Verde” – ação que consistirá na abordagem para acolhimento e sensibilização de pessoas na Praça Central.

A campanha tem o objetivo de promover atividades de sensibilização e informação no combate ao câncer de cabeça e pescoço, oferecendo à população a oportunidade de diagnóstico precoce, por meio de acolhimento, exame médico, exames complementares e biópsia, quando indicada, com posterior encaminhamento definitivo, além de estimular a interrupção dos hábitos de tabagismo e etilismo.

O público-alvo da iniciativa é composto por pessoas na faixa etária a partir de 20 anos, com lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal, nódulos no pescoço que não melhoram em 21 dias e rouquidão persistente há mais de 21 dias.

Dia D

Além do acolhimento e das atividades de sensibilização durante o mês, no dia 27 de julho, como parte do S.Bárbara Saúde, será promovido o “Dia D do Julho Verde” no Centro de Especialidades. Nessa data é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. As ações serão gratuitas e abertas a toda população barbarense, no período das 8 às 12 horas. O Centro de Especialidades está localizado na Rua Graça Martins, 45, no Centro.

 

Foto: Palestra Julho Verde.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PRÁTICA CORPORAL CHINESA QUE MELHORA O HUMOR E A DISPOSIÇÃO É OFERECIDA EM CAMPINAS

A correria do dia a dia pode ser estressante. Em meio a compromissos familiares, trabalho, …

Facebook
Twitter
LinkedIn