30 de março de 2016.
“Temos a missão
de levar a Karsten para, pelo menos, mais 133 anos de bons resultados”,
disse o presidente da companhia Armando César Hess de Souza na abertura do
Experience, evento que reuniu empresários e executivos de empresas associadas
ao Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) no dia 22 de março. O encontro teve
como objetivo conhecer a empresa, que integra o movimento há 11 anos, desde a
sua fundação, e ouvir sobre as estratégias adotadas para o futuro.
de levar a Karsten para, pelo menos, mais 133 anos de bons resultados”,
disse o presidente da companhia Armando César Hess de Souza na abertura do
Experience, evento que reuniu empresários e executivos de empresas associadas
ao Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) no dia 22 de março. O encontro teve
como objetivo conhecer a empresa, que integra o movimento há 11 anos, desde a
sua fundação, e ouvir sobre as estratégias adotadas para o futuro.
A Karsten foi fundada
em 1882, em Blumenau (SC), por imigrantes alemães. Depois de uma história de
expansão e de reconhecimento da marca como uma das mais importantes do país,
passou por maus momentos até que, em 2014, uma união das três famílias
descendentes dos fundadores e dos executivos Armando Hess de Souza, Márcio Luiz
Bertoldi, Alvin Rauh Neto e Rui Hess de Souza injetou capital e inovação para
que a indústria voltasse a crescer.
em 1882, em Blumenau (SC), por imigrantes alemães. Depois de uma história de
expansão e de reconhecimento da marca como uma das mais importantes do país,
passou por maus momentos até que, em 2014, uma união das três famílias
descendentes dos fundadores e dos executivos Armando Hess de Souza, Márcio Luiz
Bertoldi, Alvin Rauh Neto e Rui Hess de Souza injetou capital e inovação para
que a indústria voltasse a crescer.
Entre as empresas
associadas que participaram da visita estavam o presidente da Altenburg, Rui
Altenburg, e a presidente da Lepper, Maria Regina Loyola Alves. As companhias
estão entre as principais marcas de cama, mesa e banho do mercado.
associadas que participaram da visita estavam o presidente da Altenburg, Rui
Altenburg, e a presidente da Lepper, Maria Regina Loyola Alves. As companhias
estão entre as principais marcas de cama, mesa e banho do mercado.
De acordo com a
Amélia Malheiros, presidente do SCMC, o primeiro evento do ano reforçou o
caráter colaborativo do movimento, onde as empresas aprendem umas com as
outras. “É muito emocionante ver as pontes que construímos e reforçamos
nos últimos 10 anos. Ver empresas que somam mais de 300 anos de experiência e
expertise trocando de uma maneira tão aberta. O desejo sincero e carinhoso de
sucesso que o presidente da Altenburg, Rui Altenburg, proferiu ao final do
evento emocionou a todos e mostrou que estamos no caminho certo para crescermos
como estado”, comenta.
Amélia Malheiros, presidente do SCMC, o primeiro evento do ano reforçou o
caráter colaborativo do movimento, onde as empresas aprendem umas com as
outras. “É muito emocionante ver as pontes que construímos e reforçamos
nos últimos 10 anos. Ver empresas que somam mais de 300 anos de experiência e
expertise trocando de uma maneira tão aberta. O desejo sincero e carinhoso de
sucesso que o presidente da Altenburg, Rui Altenburg, proferiu ao final do
evento emocionou a todos e mostrou que estamos no caminho certo para crescermos
como estado”, comenta.
A marca Karsten
representa 75% dos negócios da companhia. As peças com esta linha estão em 7
mil pontos de vendas em todo o país – 60% deles são multimarcas e os outros 40%
grandes magazines. Já a Karsten Decor, que conta com produtos voltados para
decoração, é a linha que mais cresce na companhia, de acordo com Alvin Rauh
Neto, diretor comercial. Hoje, ela representa 20% do faturamento.
representa 75% dos negócios da companhia. As peças com esta linha estão em 7
mil pontos de vendas em todo o país – 60% deles são multimarcas e os outros 40%
grandes magazines. Já a Karsten Decor, que conta com produtos voltados para
decoração, é a linha que mais cresce na companhia, de acordo com Alvin Rauh
Neto, diretor comercial. Hoje, ela representa 20% do faturamento.
A Karsten também
gerencia a marca Trussardi, voltada para o público de alto padrão. A marca tem
300 pontos de vendas e uma estratégia diferenciada e especial de consultoras de
vendas.
gerencia a marca Trussardi, voltada para o público de alto padrão. A marca tem
300 pontos de vendas e uma estratégia diferenciada e especial de consultoras de
vendas.
Em relação à
exportação, Alvin explicou que o posicionamento da Karsten neste momento é de
manter o índice de vendas para fora do Brasil em, no máximo, 10%. Hoje, são 7%.
“Entendemos que, para a nossa realidade, a exportação tem a missão de
provocar a inovação e equilibrar com as vendas em moeda estrangeira o que
compramos de fora”, comentou.
exportação, Alvin explicou que o posicionamento da Karsten neste momento é de
manter o índice de vendas para fora do Brasil em, no máximo, 10%. Hoje, são 7%.
“Entendemos que, para a nossa realidade, a exportação tem a missão de
provocar a inovação e equilibrar com as vendas em moeda estrangeira o que
compramos de fora”, comentou.
A manutenção das
equipes a valorização de talentos internos foram destaques da apresentação do diretor
de produto, varejo e marketing da companhia, Rui Hess de Souza. “Tínhamos
pessoas que já estavam aqui, e que hoje geram valor para a companhia de uma
maneira mais intensa”, comentou.
equipes a valorização de talentos internos foram destaques da apresentação do diretor
de produto, varejo e marketing da companhia, Rui Hess de Souza. “Tínhamos
pessoas que já estavam aqui, e que hoje geram valor para a companhia de uma
maneira mais intensa”, comentou.
Um dos destaques da
estratégia de varejo da Karsten é a rápida expansão das lojas. Os pontos de
vendas com a marca Karsten começaram a ser inaugurados em 2015 e já são quatro.
Em 2016 serão inaugurados mais quatro e a expectativa é que sejam 18 até o fim
de 2018. Já a Trussardi já conta com quatro lojas e o intuito é que o
crescimento aconteça através de franquias.
estratégia de varejo da Karsten é a rápida expansão das lojas. Os pontos de
vendas com a marca Karsten começaram a ser inaugurados em 2015 e já são quatro.
Em 2016 serão inaugurados mais quatro e a expectativa é que sejam 18 até o fim
de 2018. Já a Trussardi já conta com quatro lojas e o intuito é que o
crescimento aconteça através de franquias.
SCMC em números
Em 10 anos, mais de
45 empresas catarinenses já passaram pelo projeto e 25 instituições de ensino
aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos de moda e design.
Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil
profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam R$ 4
bilhões.
45 empresas catarinenses já passaram pelo projeto e 25 instituições de ensino
aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos de moda e design.
Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil
profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam R$ 4
bilhões.
Foto 1 – Alvin Rauh Neto (Karsten), Maria Regina Loyola Alvez e Sérgio Rodrigues Alves (Lepper) e Rui Altenburg (Altenburg):
SCMC promove encontro entre três companhias que estão entre as líderes de mercado no Brasil.
SCMC promove encontro entre três companhias que estão entre as líderes de mercado no Brasil.
Crédito: Camila Purim.
Foto 2 – Executivos conheceram os novos showrooms da Karsten e visitaram também a fábrica.
Crédito: Paula Cardoso.
Foto 3 – Rui Hess de Souza apresentou os números e estratégias de marketing, varejo e produto .
Crédito: Paula Cardoso.