KARSTEN QUER CHEGAR A 2018 COM 18 LOJAS PRÓPRIAS

30 de março de 2016.
“Temos a missão
de levar a Karsten para, pelo menos, mais 133 anos de bons resultados”,
disse o presidente da companhia Armando César Hess de Souza na abertura do
Experience, evento que reuniu empresários e executivos de empresas associadas
ao Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) no dia 22 de março. O encontro teve
como objetivo conhecer a empresa, que integra o movimento há 11 anos, desde a
sua fundação, e ouvir sobre as estratégias adotadas para o futuro.
A Karsten foi fundada
em 1882, em Blumenau (SC), por imigrantes alemães. Depois de uma história de
expansão e de reconhecimento da marca como uma das mais importantes do país,
passou por maus momentos até que, em 2014, uma união das três famílias
descendentes dos fundadores e dos executivos Armando Hess de Souza, Márcio Luiz
Bertoldi, Alvin Rauh Neto e Rui Hess de Souza injetou capital e inovação para
que a indústria voltasse a crescer.
Entre as empresas
associadas que participaram da visita estavam o presidente da Altenburg, Rui
Altenburg, e a presidente da Lepper, Maria Regina Loyola Alves. As companhias
estão entre as principais marcas de cama, mesa e banho do mercado.
De acordo com a
Amélia Malheiros, presidente do SCMC, o primeiro evento do ano reforçou o
caráter colaborativo do movimento, onde as empresas aprendem umas com as
outras. “É muito emocionante ver as pontes que construímos e reforçamos
nos últimos 10 anos. Ver empresas que somam mais de 300 anos de experiência e
expertise trocando de uma maneira tão aberta. O desejo sincero e carinhoso de
sucesso que o presidente da Altenburg, Rui Altenburg, proferiu ao final do
evento emocionou a todos e mostrou que estamos no caminho certo para crescermos
como estado”, comenta.
A marca Karsten
representa 75% dos negócios da companhia. As peças com esta linha estão em 7
mil pontos de vendas em todo o país – 60% deles são multimarcas e os outros 40%
grandes magazines. Já a Karsten Decor, que conta com produtos voltados para
decoração, é a linha que mais cresce na companhia, de acordo com Alvin Rauh
Neto, diretor comercial. Hoje, ela representa 20% do faturamento.
A Karsten também
gerencia a marca Trussardi, voltada para o público de alto padrão. A marca tem
300 pontos de vendas e uma estratégia diferenciada e especial de consultoras de
vendas.
Em relação à
exportação, Alvin explicou que o posicionamento da Karsten neste momento é de
manter o índice de vendas para fora do Brasil em, no máximo, 10%. Hoje, são 7%.
“Entendemos que, para a nossa realidade, a exportação tem a missão de
provocar a inovação e equilibrar com as vendas em moeda estrangeira o que
compramos de fora”, comentou.
A manutenção das
equipes a valorização de talentos internos foram destaques da apresentação do diretor
de produto, varejo e marketing da companhia, Rui Hess de Souza. “Tínhamos
pessoas que já estavam aqui, e que hoje geram valor para a companhia de uma
maneira mais intensa”, comentou.
Um dos destaques da
estratégia de varejo da Karsten é a rápida expansão das lojas. Os pontos de
vendas com a marca Karsten começaram a ser inaugurados em 2015 e já são quatro.
Em 2016 serão inaugurados mais quatro e a expectativa é que sejam 18 até o fim
de 2018. Já a Trussardi já conta com quatro lojas e o intuito é que o
crescimento aconteça através de franquias.
SCMC em números
Em 10 anos, mais de
45 empresas catarinenses já passaram pelo projeto e 25 instituições de ensino
aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos de moda e design.
Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil
profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam R$ 4
bilhões.
Foto 1 – Alvin Rauh Neto (Karsten), Maria Regina Loyola Alvez e Sérgio Rodrigues Alves (Lepper) e Rui Altenburg (Altenburg): 
SCMC promove encontro entre três companhias que estão entre as líderes de mercado no Brasil.
Crédito: Camila Purim.
Foto 2 – Executivos conheceram os novos showrooms da Karsten e visitaram também a fábrica.
Crédito: Paula Cardoso.
Foto 3 – Rui Hess de Souza apresentou os números e estratégias de marketing, varejo e produto .
Crédito: Paula Cardoso. 
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn