KLABIN INICIA OPERAÇÃO DO PROJETO FIGUEIRA EM PIRACICABA

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin iniciou a operação de sua nova fábrica de embalagens de papelão ondulado, que fica em Piracicaba (SP). A Unidade Figueira, que tem capacidade produtiva de 240 mil toneladas anuais, é fruto do aporte de R$1,6 bilhão e permitirá que a Companhia alcance a marca de 1,2 milhão de toneladas de capacidade de conversão de papelão ondulado por ano.

A Unidade Figueira contará com duas onduladeiras e nove impressoras de altíssima qualidade. Na startup, começam a operar uma onduladeira e quatro impressoras. Os demais equipamentos irão partir ao longo de 2024, acompanhando a conclusão do cronograma de construção e finalização da estrutura fabril. A Unidade produzirá 70 mil toneladas ainda este ano e deve alcançar o volume total projetado para a fábrica em 2026. O aumento da capacidade de conversão de embalagens fortalece a visão de longo prazo da Klabin, que atua com um modelo de negócio integrado, diversificado e flexível. “O Projeto Figueira é a conclusão de um importante momento de expansão e consolidação da Klabin no setor de embalagens. Temos em operação a mais moderna fábrica de papelão ondulado do país, agregando à Companhia máxima eficiência operacional, fortalecendo a nossa presença nos segmentos já atendidos, acompanhando o crescimento de nossos clientes e adicionando capacidade e tecnologia para novos clientes e mercados”, explica Douglas Dalmasi, diretor do Negócio de Embalagens da Klabin.

Em linha com os projetos recentes da Companhia, o Figueira reúne iniciativas de tecnologia de ponta. Entre os destaques, está a automação de grande parte da operação, que conta com equipamentos ‘estado da arte’, que trazem ganhos em segurança, qualidade, performance, sustentabilidade e redução de custos. Além disso, a nova unidade foi construída em um terreno de 1,17 mi m², o que garante condições para receber projetos futuros de ampliação em papel reciclado e embalagens de papelão ondulado.

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Foto: Início de operação da unidade figueira da Klabin em Piracicaba (SP).

Crédito: Divulgação Klabin.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DE ALGUNS PRODUTOS E SERVIÇOS REFERENTES A POSSIBILIDADE DE APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS DE PIS E COFINS

ARTIGO DE JORGE BAHIA Essencialidade, relevância e imprescindibilidade são características de alguns produtos e serviços, …

Facebook
Twitter
LinkedIn