KLÜBER LUBRICATION ADOTA INICIATIVAS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL PARA REDUZIR PEGADA DE CARBONO

A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg e líder global em lubrificantes de alto desempenho, vem adotando uma série de iniciativas de Sustentabilidade no Brasil voltadas para melhorar o footprint próprio e o handprint de seus clientes. Especialmente as que envolvem a reciclagem de óleo e a utilização de energia verde. A empresa também atua para cumprir as suas metas de sustentabilidade globais estabelecidas pelo Grupo Freudenberg em 2019.

No que se refere à reciclagem de óleo, a Klüber Lubrication cumpre as obrigações legais de recolhimento de pelo menos 40% do volume comercializado no país. Em 2022, 34% das vendas de produtos lançados nos últimos cinco anos envolveram óleos básicos reciclados, totalizando aproximadamente 200 mil quilos. Se forem considerados também os produtos não novos, com mais de cinco anos de lançamento, vendidos na Argentina, Austrália, Brasil e Chile juntos, isso representa uma redução de 3% na pegada de carbono. Para cada litro de óleo lubrificante utilizado no mercado, são necessários de 33 a 35 litros de petróleo extraídos.

Rumo à energia verde total

Para cumprir a sua meta global de utilizar 100% de energia verde nos sites produtivos até 2030, a Klüber Lubrication Brasil migrou o processo de compra de energia para fontes de energia eólica, solar, biomassa e PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas). Ao sair do mercado comum e fazer parte do mercado livre de energia, em um contrato de três anos, a empresa aumenta as opções de oferta, embora continue utilizando o sistema operacional de transmissão da ENEL.

O objetivo é aumentar os indicadores percentuais de utilização de energia verde para o cumprimento da meta. Também, a empresa está em processo de obtenção do certificado internacional de energia renovável I-REC, reconhecido mundialmente. O próximo passo, que deve ocorrer daqui a alguns anos, é a compra de painéis solares.

No Brasil, o departamento de Eficiência Energética, criado em 2013, responde a outro desafio da indústria: comprova uma economia média de 5% no consumo de energia elétrica dos equipamentos e redução de custos em virtude do melhor desempenho operacional das máquinas, apenas com a substituição dos lubrificantes convencionais pelos de alto desempenho.

Metas de sustentabilidade globais também avançam

A Klüber Lubrication cumpriu a sua primeira grande meta global de sustentabilidade estabelecida em 2019, que era de aumentar a parcela de energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis, como eólica e solar, para 50% até 2025. Essa meta foi superada com o índice de 76% atingido em 2022. Além disso, a empresa também visa reduzir o consumo de energia por tonelada de produto de 652 kWh para 575 kWh até 2025.

Outros objetivos de Sustentabilidade estabelecidos pela Klüber Lubrication incluem diminuir as emissões equivalentes de CO2 em 75% até 2025 (49% já atingidos desde 2019); atingir o Escopo 3 de neutralidade do clima até 2045 e

ajudar os clientes a atingirem economia de energia de 800 GWh até 2025. “Nos dedicamos a melhorar a seleção e uso eficiente de matérias-primas adequadas e renováveis para nossos produtos. As ações também são orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Dez Princípios do Pacto Global da ONU. Como resultado, a Klüber Lubrication recebeu pelo segundo ano consecutivo o selo ‘Gold’ da Ecovadis, entre mais de 100 mil companhias no portfólio”, comenta Alessandro Oliveira, Coordenador de Engenharia e Manutenção da Klüber Lubrication Brasil.

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o perfeito funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos.

A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento. Presente no Brasil há mais de 50 anos, onde lidera o mercado em que atua, a empresa possui unidade fabril em Alphaville (Barueri-SP) e centros de serviços em diversas regiões. Na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 45001, ISO 21469, ISO 14001, IATF 16949, ISO 9001, OHSAS 18001, Kosher e Halal.

 

Foto: Alessandro Oliveira, Coordenador de Engenharia e Manutenção da Klüber Lubrication Brasil.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Facebook
Twitter
LinkedIn