KLÜBER LUBRICATION COMEMORA 45 ANOS COM VISÃO DE LONGO PRAZO FORTALECENDO AS SOLUÇÕES INOVADORAS SUSTENTÁVEIS

A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve soluções para lubrificação industrial e graxas e óleos para diversos segmentos, completa 45 anos de atuação no Brasil em 2016. E com muitos motivos para comemorar. Mesmo em um cenário de instabilidade política e econômica que atinge vários setores da indústria, a empresa atravessa o momento atual mantendo o foco na visão de longo prazo, no fortalecimento do mercado nacional e no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, que visam manter a rentabilidade e o crescimento para os próximos anos.45-anos-kluber-lubrication

Para manter a posição de liderança alcançada em suas quatro décadas e meia de vida, a Klüber Lubrication manteve a sua postura de vanguarda e se preparou muito bem em meio à crise. Desde o final de 2014, iniciou um projeto de ampliação do portfólio local, com o aumento da produção total, por meio de dois pilares principais: a transferência de tecnologia e fabricação e o desenvolvimento de novos produtos voltados especialmente para o mercado brasileiro. Com isso, a empresa tem por objetivo a diminuição dos custos de importação e totais, a melhor absorção dos custos fixos, a valorização da mão de obra e dos fornecedores aqui instalados e a competitividade. “Essa estratégia de atuação, com foco na inovação e na sustentabilidade, garante que a Klüber Lubrication esteja mais preparada quando o ciclo de crescimento for retomado permitindo uma recuperação mais rápida. Além disso, traz muitos benefícios para todos os envolvidos no negócio: a empresa, os colaboradores, os clientes e, acima de tudo, o País”, comenta Enrique Garcia, CEO.

A ampliação do portfólio e o desenvolvimento da produção passa, primeiramente, pela transferência de tecnologia e fabricação, que consiste na capacidade de fabricação de produtos que são vendidos no Brasil, mas que antes eram produzidos em outras unidades ao redor do mundo. Há alguns anos, a Klüber Lubrication começou a investir fortemente na parte de competências técnicas, de compliance e de atendimento aos requisitos legais tanto para o Brasil como internacionais, a fim de mudar esse cenário.

Nos últimos três anos, foram feitos investimentos no desenvolvimento técnico do parque fabril, no chamado Projeto de Modernização da Planta, que deve estar concluído entre o final de 2017 e 2018. Eventuais investimentos no aumento da capacidade produtiva também estão sendo planejados. Além das melhorias estruturais, a base do processo passa, ainda, pela obtenção de novas certificações. Atualmente, são quatro: ISO 9000, ISO 14000, ISO 18000 e ISO TS. Para 2017, o planejamento envolve a conquista da ISO 21469 para o mercado de food grade.

Com isso, o objetivo é aumentar o número de produtos do portfolio local consideravelmente até o final de 2018, que hoje abrange cerca de 70 produtos diferentes, incluindo alguns dos carros-chefe da empresa. Este novo modelo de atuação já permitiu a incorporação, até o momento, de 7 novos produtos (fabricados anteriormente no exterior), enquanto que outros 9 se encontram em processo de aprovação. “Este é o nosso objetivo estratégico com o production transfer e nós iniciamos esse processo com os produtos HOTEMP SUPER N para o mercado de madeira e o Klüber SUMMIT R 200 para câmaras frigoríficas”, comenta Nilton Tavares, Gerente Industrial para a América do Sul.

O segundo pilar estratégico do projeto foi o de desenvolvimento de novos produtos voltados especialmente para o mercado brasileiro, com um maior entendimento não só dos aspectos técnicos, mas também das particularidades que envolvem a geografia e o comportamento local e de alguns dos principais mercados latino-americanos.

Desde 2015, passou a priorizar e a fortalecer o desenvolvimento regionalizado de novas soluções. No Brasil, inclusive, está instalado o Centro de Competência Global para o Aço. Além disso, a empresa conta com um Laboratório próprio, com suporte internacional global e que segue as diretrizes de compliance do Grupo Freudenberg. A instalação atua com foco também nos outros países do continente, como Argentina e Chile, e em mercados que dependem mais de OEMs, como automotivo, naval e de óleo e gás.

Com tudo isso, se tornou referência em segmentos importantes, como aço e cana-de-açúcar, por exemplo. “Essa soma de esforços permitiu que ganhássemos muito mais força na nossa atuação no país, e com muito mais proximidade e entendimento das demandas técnicas e de negócios dos clientes”, analisa Enrique Garcia.

Hoje, apenas uma pequena parcela das vendas são realizadas como resultado de novos desenvolvimentos locais. Com foco no longo prazo, a meta da empresa é dobrar os índices de venda de produtos de produção local até o final de 2020. “Pensamos sempre em produtos que cheguem ao mercado e fiquem por pelo menos 5 ou 6 anos, com um ciclo de vida de longo prazo”, destaca Tavares.

Para chegar ao momento atual com todas essas perspectivas, a Klüber Lubrication precisou superar grandes desafios, econômicos, por conta da volatilidade do câmbio e do valor de equipamentos e matérias-primas, e também técnicos, como a necessidade do aprimoramento e desenvolvimento de fornecedores locais. “No caso de matérias-primas especiais, é um fator altamente complexo, pois temos muitos representantes, mas nem sempre contamos com fornecedores qualificados para nos atender dentro dos parâmetros de qualidade exigidos pela Freudenberg, com custos locais”, explica Tavares.

Para os clientes, a transferência para a produção local traz muitas vantagens: a maior delas é a redução de 70% no tempo de entrega, principalmente no caso de pedidos com matéria-prima em estoque. Outro fator reside no valor agregado, já que a Klüber Lubrication é especializada e tem conhecimento profundo em um nicho específico, abordando-o mercado de forma única junto aos clientes. “Acreditamos muito no potencial do país. Por isso, nos antecipamos e começamos a nos preparar no passado, trabalhando hoje para colher os frutos amanhã, em vez de esperar a crise chegar. Foi o modo que encontramos para crescer de forma sustentável em tempos difíceis. Estaremos prontos e mais preparados quando esse ciclo terminar”, diz Enrique Garcia.

Um marco na história da empresa foi a criação, em 2013, de um departamento específico para a área de Eficiência Energética, com estrutura para atendimento aos mercados de siderurgia/aço, têxtil, alimentício e farmacêutico, entre outros. Liderado pelo engenheiro Irajá Ribeiro Jr., teve como objetivo mensurar resultados em sustentabilidade a partir do uso dos lubrificantes de alto desempenho e a adoção de metodologias certificadas internacionalmente que confirmam a economia gerada por meio da redução do consumo de energia, da emissão de CO2 e dos custos operacionais.

Com isso, pôde superar um dos principais desafios das indústrias quando se fala em sustentabilidade: os resultados indicaram uma economia média de 5% no consumo de energia elétrica dos equipamentos e redução de custos em virtude do melhor desempenho operacional das máquinas, apenas com a substituição dos lubrificantes convencionais pelos de alto desempenho. Esse índice é significativo para vários segmentos, como mineração, papel e celulose, cimento e siderurgia.

A Klüber Lubrication tem atuação de destaque dentro das iniciativas de inovação adotadas pelo Grupo Freudenberg no Brasil. Um dos projetos de destaque é o “Innovating Together Brasil”, iniciado este ano e que conta com a parceria da Fundação Dom Cabral e a participação da IBM. Por meio da troca de experiências e da atualização das boas práticas de mercado, o objetivo é apresentar ações que possam ser implantadas em âmbito global pelo Grupo.

Outras iniciativas voltadas para o fomento da inovação, em uma busca permanente pela mudança da forma de pensar das pessoas, incluem o Innovation Championship, uma competição voltada para todos os funcionários do Grupo, do qual Enrique Garcia faz parte do conselho global de organização, e a criação do Comitê de Inovação Brasil, em 2015. “A inovação é feita todos os dias. Algumas são mais visíveis, outras não. E algumas acontecem mais lentamente. Por meio de discussões, debates e exercícios em grupo, podemos ter ideias que agreguem valor aos nossos clientes, parceiros e à sociedade. É com esse pensamento que partimos para mais 45 anos, acreditando nos pilares que estão em sincronia com os princípios que regem o Grupo Freudenberg”, finaliza Garcia.

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o perfeito funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento.

Presente no Brasil há mais de 40 anos, onde lidera o mercado em que atua, a empresa conta com uma equipe de 100 funcionários na unidade fabril em Alphaville (Barueri, SP) e em centros de serviços em diversas regiões; na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 14.001, ISO TS 16.949, ISO 9001 e OHSAS 18.001.

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com seus parceiros, clientes e a comunidade científica, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 segmentos de mercados e milhares de aplicações. Força da inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do nosso Grupo.

A empresa de 167 anos vivencia fortemente os seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, pró-atividade e ação responsável. Em 2015, o Grupo Freudenberg empregou mais de 40 mil pessoas em 57 países em todo o mundo e obteve um faturamento de mais de € 7,5 bilhões.

 

Foto:  Sede da Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg, em Alphaville (Barueri, SP).

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn