LEUVEN AUTOMATIZA SUA PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

A Leuven, tradicional cervejaria artesanal, investiu na automatização de seus processos, visando maior eficiência, qualidade e aumento de produção de sua planta de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo. Para tanto, buscou no mercado uma empresa especializada em automação de cervejarias, a ProLeiT.

Gustavo C. Barreira, CEO da Leuven, destaca o processo. “Foi desenvolvido o Projeto Leuven Nova Fábrica , que constituiu da mudança da unidade fabril da cervejaria, que operava manualmente, para um novo local, priorizando o modelo automatizado de operação. Desde a decisão de automatizar a nova fábrica até a entrada em operação, transcorreram-se 60 dias”, afirma.

A  ProLeiT, por ter no segmento de cervejaria seu maior mercado, foi a escolhida pela Leuven. “O nosso sistema brewmaxx, que foi implementado na Leuven, é mais do que um software de controle, pois possibilita plena interação do operador com o sistema, permitindo criação de receitas, inclusão e exclusão de dados, parametrização dedicada, e acrescentar rotinas que otimizem e customizem o processo. Resultado de tudo isso se traduz em qualidade, repetibilidade e rentabilidade”, destaca Bruno Pinto Gil, Managing Director da Proleit.

Com o objetivo de atender à demanda de fornecer uma solução completa para a Leuven, a ProLeiT estabeleceu uma parceria com a Yaskawa Elétrico do Brasil, líder mundial na fabricação de inversores de frequência e servo acionamentos, para o fornecimento de PLCs como plataforma de aplicação. “Considerando que a Yaskawa fabrica esses produtos já homologados pelos nossos sistemas, o PLC escolhido foi a linha 300 S+. Como a Leuven já tinha escolhido o brewmaxx, e o fato da Proleit indicar o PLC da Yaskawa na busca da melhor solução custo x benefício, não houve qualquer objeção. Após  quase um ano de sucesso das parcerias, já se busca uma ampliação do nível de automação originalmente definido”, adianta Pinto Gil.

O diretor técnico da Yaskawa, Anderson Sato, explica que a  plataforma do PLC 300S+, desenvolvida com a tecnologia SPEED7, torna o sistema um dos mais rápidos e eficientes microcontroladores, com um gerenciamento de memória exclusivo, tornando-se flexível, robusto e confiável.

A Cervejaria Leuven surgiu em 2010, mas a paixão e dedicação pela bebida artesanal remonta de longa data. Seu fundador, Alexandre Godoy, elabora bebidas alcoólicas, seguindo as receitas de seu bisavô, Octávio Mendes, desde 1980. Formou-se engenheiro agrônomo, com mestrado na área de Processos de Cervejaria e Destilação em Edimburgo, Escócia.

A ProLeiT AG, sediada em Herzogenaurach, Alemanha, fornece  tecnologia de controle de processo, soluções de automação e  sistemas de controle de processo com funções MES, integradas para indústrias de engenharia de processo em todo o mundo. Sua estrutura corporativa é adaptada às exigências de diversos setores. Engenheiros elétricos, cientistas da computação, engenheiros de processo, tecnólogos de cervejas e alimentos trabalham em conjunto em áreas específicas da empresa. Essa combinação de know-how técnico e engenharia prática possibilita o desenvolvimento de soluções ideais para cada indústria. Os clientes são da indústria de  cervejas,  bebidas e  laticínios, e também do  setor alimentício e das  indústrias química e farmacêutica.

No Brasil, seu software brewmaxx é aplicado em todas grandes cervejarias – AmBev, Heineken, Grupo Petrópolis e Cerpa – e também em cervejarias de porte médio e artesanais. Trata-se de um produto consolidado e reconhecido mundialmente.

A Yaskawa Elétrico do Brasil foi fundada em 1974 no País, seguindo os padrões da matriz Yaskawa Eletric Corporation, instalada em 1915 no Japão. O grupo possui 26 centros de negócios localizados ao redor do mundo e emprega aproximadamente 15 mil funcionários. As áreas de negócios da corporação são divididas em três importantes segmentos: Drives, Motion Control e Robótica.

O crescimento da filial brasileira, que fica em Diadema (SP), deve-se principalmente ao direcionamento de esforços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A empresa possui centros de desenvolvimento e parcerias com universidades para o desenvolvimento de novos produtos e sistemas automatizados.

 

Foto: Sistema de automatização de processos da Leuven.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

MESMO SEM FUNCIONAR, LOJISTAS DE SHOPPINGS DE CAMPINAS RECEBEM COBRANÇA

Com as atividades suspensas inicialmente até o final de abril, como medida de segurança para …

Facebook
Twitter
LinkedIn