LIVRO ABORDA A PREPARAÇÃO E O SUPORTE EMOCIONAL NECESÁRIOS PARA LIDAR COM A MORTE, O LUTO E A DOR

LIVRO ABORDA A PREPARAÇÃO E O SUPORTE EMOCIONAL NECESÁRIOS PARA LIDAR COM A MORTE, O LUTO E A DOR

O setor funerário ainda é um tabu para muitos profissionais que ingressam nessa atividade, que envolve lidar com a morte, o luto e a dor diariamente. “Estar preparado para lidar com questões sensíveis exige muito preparo, especialmente em uma área encarada como obscura, onde se ganha dinheiro com a morte das pessoas”, diz Vinícius Chaves de Mello, executivo do setor funerário há 30 anos, no livro “Cuidar para Cuidarem – Gestão de Pessoas no setor funerário”, recém-lançado pela editora Flyve e prefaciado pelo professor, consultor em gestão e conferencista Waldez Luiz Ludwig.  “Este livro surgiu da necessidade de orientar e preparar empresas, líderes e colaboradores para a difícil tarefa de cuidar das famílias no pior dia de suas vidas. Gerir pessoas no setor funerário, especialmente as lideranças, é muito desafiador, pois envolve lidar com as situações de luto e dor dos clientes, mas também a lidar com traumas, frustrações, cobranças, exigências e punições dos colaboradores. Líderes eficazes devem ser capazes de oferecer apoio emocional às equipes, garantindo que todos possam desempenhar as suas funções de maneira profissional e empática”, explica Vinícius Chaves de Mello.

Diante dos crescentes desafios de inovação e competição, as empresas do setor funerário dependem agora, mais do que nunca, de uma liderança capaz de orientar as pessoas e transformar produtos, serviços e toda a cadeia de valor em um ambiente caracterizado pela volatilidade, insegurança e imprecisão.

Nesse contexto, o autor questiona as técnicas atuais de desenvolvimento de lideranças, uma vez que a complexidade do mercado requer o desenvolvimento e a incorporação de novas competências ao papel do líder, como gerenciar o estresse em cenários incertos, mantendo uma visão positiva e coerente do futuro.

Para enfrentar esses desafios, Vinícius Mello propõe que a gestão dos recursos humanos seja repensada, o que passa pelo entendimento dos conceitos fundamentais de gestão por competências e gestão estratégica de Recursos Humanos.De acordo com ele, os profissionais de RH são os protagonistas para alcançar o modelo de gestão por competências, considerado ideal para converter as necessidades do mercado em soluções para as demandas externas e internas.

Para alcançar esse sistema de gestão é preciso passar por diversas etapas e usar metodologias e ferramentas que possibilitem o mapeamento de competências dos grupos e individuais, sendo que as habilidades interpessoais, como inteligência emocional, influência, tomadas de decisão em contextos instáveis e capacidade de solução de problemas são ainda mais relevantes no setor funerário.

As lideranças e os departamentos de Recursos Humanos das empresas do setor funerário ainda não atingiram, em sua grande maioria, o grau de sofisticação e maturidade necessários para a gestão estratégica de pessoas e competências gerenciais e não gerenciais. “Muitas vezes nos deparamos com exemplos de empresas tradicionais do setor funerário que desejam remodelar sua cultura, mas encontram obstáculos na jornada. Isso acontece, em grande parte, devido à relutância dos líderes, os principais timoneiros, ou daqueles em posições intermediárias, que se assemelham a guardiões da tradição arraigada, resistindo às mudanças com unhas e dentes”, ressalta Vinícius Mello.

Mudar essa mentalidade requer um olhar inovador, onde o foco principal está nas pessoas. Assim, os profissionais de RH das organizações funerárias adquirem uma importância estratégica mais pronunciada, especialmente quanto à habilidade de interpretar os cenários interno e externo, produzir dados sobre o desempenho e o potencial dos colaboradores e apoiar as lideranças na tradução sistêmica desses dados com estratégias inovadoras e sustentáveis para atrair, desenvolver e reter talentos. “Neste último aspecto, as organizações funerárias precisam, com urgência, concentrar esforços para investir na felicidade e no bem-estar das pessoas, pois colaboradores com emoções positivas em ambientes que proporcionam segurança psicológica tornam-se mais criativos, motivados e constroem relacionamentos mais sólidos, contribuindo para uma rápida adaptação e gestão das mudanças. Não é uma tarefa simples, mas totalmente possível”, finaliza o autor.

A proposta do livro é desvendar os mistérios do setor funerário e iluminar a importância da gestão estratégica de pessoas, oferecendo os melhores métodos e ferramentas para que líderes e profissionais deste campo possam trilhar o caminho da evolução.

O autor, Vinícius Chaves de Mello é CEO do Grupo Riopae, conglomerado de serviços de assistência funerária, plano funeral, crematório e concessão de cemitérios em São João de Meriti (RJ).

 

Foto: Vinícius Chaves de Mello autor do livro “Cuidar para Cuidarem – Gestão de Pessoas no setor funerário”.

Crédito: Divulgação.

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM CAMPINAS REÚNE REFERÊNCIAS GLOBAIS PARA DEBATER O PAPEL DOS PARQUES NA TRANSFORMAÇÃO URBANA

SIMPÓSIO EM CAMPINAS DEBATE AVANÇO DAS DEPENDÊNCIAS DIGITAIS E IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL

CAMPINAS RECEBE AÇÃO GRATUITA PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE O IMPOSTO DE RENDA

SKY GALLERIA INAUGURA AUDITÓRIO CORPORATIVO E REFORÇA VOCAÇÃO PARA NEGÓCIOS EM CAMPINAS

CONSTRUÇÃO CIVIL PAULISTA CRIA MAIS DE 24 MIL EMPREGOS EM 2025 E MANTÉM TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO

VIRACOPOS REFORÇA LIDERANÇA LOGÍSTICA COM RECERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA CARGAS FARMACÊUTICAS ATÉ 2028

FLUKE NOMEIA RICARDO MENDES COMO NOVO GENERAL MANAGER PARA IMPULSIONAR EXPANSÃO NA AMÉRICA LATINA

LIMPEZACA ACELERA EXPANSÃO E PROJETA 30 NOVAS FRANQUIAS EM 2026

REFORMA TRIBUTÁRIA: A DÉCADA SERÁ DE COMPLEXIDADE PARA EMPRESAS E DE DIAMANTE PARA PROFISSIONAIS PREPARADOS

Assine nossa newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.