LIDE CAMPINAS PROMOVE DEBATE SOBRE SAÚDE E TELEMEDICINA

O LIDE Campinas promoveu na última sexta-feira (24/06) o maior seminário sobre saúde e telemedicina no interior paulista, reunindo cerca de 100 convidados entre empresários, especialistas e gestores de prefeituras da RMC.

O convidado especial do evento, o superintendente do IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, doutor Wilson Pollara, fez uma apresentação e falou sobre “Telemedicina no setor público”. Com resultados no atendimento público, Pollara enfatizou os benefícios da tecnologia na área da saúde, porém reforçou a importância do atendimento presencial. “A telemedicina quebrou muitas barreiras e tem sido a única opção de assistência à saúde em regiões isoladas, porém não se pode deixar de lado o contato entre médico e paciente em algum momento do processo, o exame físico precisa existir”, orienta.

Luiz Fernando Donke, fundador da L2D Saúde Digital, falou sobre a tecnologia empregada nos atendimentos. “A telemedicina é uma ferramenta poderosa para diminuir a desigualdade entre as pessoas com o acesso à saúde”, ressaltou.

Vários fatores que envolvem o atendimento on-line foram levantados no debate, entre eles, a responsabilidade pelo sigilo de dados, como explica Paulo de Abreu Leme Filho, da Leme e Fonseca Advogados. “Os gestores dos sistemas de telemedicina devem garantir a segurança e o sigilo das informações do paciente. Uma tecnologia eficiente nesse quesito minimiza os riscos e protege a própria empresa”, enfatizou.

Marcelo Pires, CSO da Data Rain, companhia 100% orientada à computação em nuvem, destacou as vantagens que a telemedicina trouxe para a saúde. “Além da agilidade e o conforto de ser atendido em casa, é possível ter um diagnóstico completo, incluindo a realização de exames de forma remota. Algo que parecia muito distante e que hoje é uma tendência consolidada no pós-pandemia”, disse.

Roberto Vilela, presidente da RV Ímola, vê como de extrema importância um evento como este que discute um dos maiores ganhos tecnológicos que a saúde pública e privada tiveram nos últimos anos: a possibilidade de permitir o contato remoto entre paciente e médico. “Um debate que, certamente tratará do desafio de oferecer infraestrutura tecnológica ampla, para que os benefícios se espalhem por todo o país”, avaliou.

O presidente da Geosaúde Gerenciadora, Mario de Faria Gomes, que atua na prestação de serviços de engenharia na área da tecnologia em saúde, também elogiou o tema do seminário. “Um evento com este tema idealizado pelo LIDE, amplia a importância da tecnologia como um dos principais pilares da saúde no atual momento”, disse.

Mauro Pereira, da Biomega Medicina Diagnóstica destacou a importância da troca de conhecimento que o evento proporcionou e o diretor comercial da Guima Conseco, Fernando Cavalcante, fez observações sobre os efeitos positivos do atendimento on-line durante a pandemia. “A tecnologia utilizada possibilita ao paciente o acesso mais rápido às consultas, prescrições e diagnósticos, inclusive se o profissional de saúde estiver em outro estado ou país, aumentando o acesso da população ao cuidado, reduzindo o tempo de espera e deslocamento do paciente e consequentemente a melhora da sua saúde. Além disso, reduz os custos de atendimento para todos”, elencou Fernando.

O diretor-presidente do Hospital Vera Cruz em Campinas e região, Fábio Pereira Fraga, afirma que debater as questões da saúde e tudo o que a acompanha deve ser um exercício constante nas esferas pública e privada. “Quando isso passa a ser fomentado por uma instituição como o LIDE Campinas, a conversa ganha extrema relevância, sendo abordada com credibilidade sob os mais diferentes espectros: desde a questão humana até os negócios por trás das gestões, cujo foco deve estar sempre oferecer o melhor em tecnologia e acolhimento”, declarou.

 

Fotos 1 e 2  Seminário sobre saúde e telemedicina ptomovido pelo LIDE Campinas.

Crédito: Divulgação..

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

COMPRA DE PROCESSOS TRABALHISTAS É ALTERNATIVA PREVISTA EM LEI QUE BENEFICIA QUEM ESPERA POR INDENIZAÇÃO

Quem já não ouviu histórias de trabalhadores que processaram empresas e demoraram anos para receber …

Facebook
Twitter
LinkedIn