LIQUIDAÇÕES ALAVANCAM VENDAS NO COMÉRCIO DE CAMPINAS

As
liquidações do começo de ano foram fundamentais para a expansão do comércio
varejista em janeiro de 2014. Ao longo deste período, o varejo de Campinas (SP) teve um acréscimo no volume de vendas de 0,55% sobre o mesmo período do ano
passado, índice apurado com base nas consultas ao Serviço Central de Proteção
ao Crédito. A expansão foi resultado do desconto das liquidações de janeiro que,
de maneira geral, representou um acréscimo de 10,5% sobre as vendas do mês.

Campanha Liquida Campinas, promovida pela Associação Comercial e Industrial de
Campinas (ACIC) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), representou aos
participantes uma evolução que chegou a 15% nas vendas, percentual
que representa cerca de R$ 2 milhões a mais em faturamento. “O
impulso veio das liquidações e das promoções de venda de carro. A Campanha
Liquida Campinas foi uma primeira experiência, foi positiva, e terá continuidade”,
explica a presidente a ACIC, Adriana Flosi. 
Os
descontos efetuados em janeiro foram também responsáveis pelo aumento das
vendas a vista. Esse comportamento foi apontado na análise mensal do diretor do
Departamento de Economia da ACIC, Laerte Martins. A comparação entre janeiro de
2014 e o mesmo mês de 2013 releva a queda nas vendas a prazo de 7,50% e o
crescimento nas vendas a vista de 13,23%. “Esse é um efeito claro de
quando há liquidações”, explica o economista.
Em
relação ao faturamento, o mês de janeiro de 2014 fechou, em Campinas, com R$
996,7 milhões, contra os R$ 990,2 milhões de janeiro de 2013, uma expansão de
0,66%. Na Região Metropolitana de Campinas, o volume financeiro movimentado foi
de R$ 2,37 bilhões em 2014, contra R$ 2,35 bilhões de janeiro do ano passado.
 
Os
números apresentados nesta quinta-feira revelam que o primeiro semestre deve
ser responsável por um aumento das vendas entre 5,5% e 6%. Já para o segundo
semestre, é esperada uma redução que deve provocar um fechamento de ano entre
4% e 4,5% de crescimento. “No primeiro semestre, temos muitas datas
importantes para o varejo, além da Copa do Mundo. No segundo, as datas não são
tão fortes, com exceção do Natal e Dia das Crianças. Além disso, há a
interferência das eleições”, completa.

A
inadimplência em Campinas teve redução entre os meses de dezembro de 2013 e
janeiro de 2014, de 2,40%. na avaliação do economista, já é uma tendência de
redução da inadimplência ao longo do ano.
Foto 1 – Presidente da ACIC, Adriana Flosi
Foto 2 – Economista da ACIC, Laerte Martins
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