LIQUIDAÇÕES DO COMÉRCIO NA RMC TÊM DESCONTOS DE ATÉ 90% NESTE INÍCIO DE ANO

Promoções visam reduzir o volume do estoque e estão diretamente relacionadas ao desempenho nas vendas de final de ano que, em dezembro de 2020, ficaram 6,10% abaixo do verificado no mesmo mês de 2019. Para ajudar a impulsionar o varejo, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) fará, em março, uma semana dedicada à apresentação de conteúdos e soluções para aproximar os pequenos e médios varejistas às estratégias adotadas pelas gigantes do setor.

As liquidações realizadas pelo comércio varejista, no início do ano, apresentam, na Região Metropolitana de Campinas, em 2021, descontos que variam de 40% a 90%. As promoções, com o objetivo de baixar o nível do estoque das lojas, dependem do desempenho das vendas no final de cada ano. Em janeiro do ano passado os descontos variaram de 30% a 80%, uma vez que o saldo do estoque em dezembro de 2019 foi menor. De acordo com o economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Laerte Martins, alguns segmentos, como o de vestuário e o de calçados, por exemplo, optaram por abrir mão do lucro e vender o estoque a preço de custo neste início de ano.

De janeiro a dezembro de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, o comércio da Região Metropolitana de Campinas amargou queda de 6,10% no volume de vendas e de 13,67% no faturamento, o que representa uma perda de R$ 5 bilhões. “Somente em Campinas, o faturamento em dezembro ficou 5,62% abaixo em comparação ao mesmo mês de 2019. Obviamente que a contratação de mão de obra temporária também sofreu e ficou 23,41% aquém da verificada no ano anterior. Para reverter esse cenário e fortalecer o comércio é preciso prestar total apoio aos empreendedores, em especial aos pequenos e médios, a fim de preservar as empresas e os empregos”, afirma a presidente da ACIC, Adriana Flosi.

Fomento para os pequenos e médios

Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e na adaptação dos negócios de varejo com vistas à retomada da economia, a ACIC realiza, gratuitamente, entre os dias 2 e 4 de março a Semana do Varejo. A iniciativa, 100% online, faz parte da “Agenda Retail”, iniciada em novembro de 2020, com o evento “Retail Conference Digital”. “Apresentaremos conteúdos que aproximarão o pequeno e médio varejista a soluções que trarão resultados para o seu negócio e compartilharemos estratégias adotadas por grandes players do setor”, complementa Adriana.

 

Foto 1 – Presidente da ACIC, Adriana Flosi.

Foto 2 – Economista da ACIC, Laerte Martins.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

FASE VERMELHA PODE QUEBRAR VÁRIOS MODELOS DE NEGÓCIOS

A volta de Campinas (SP) à fase vermelha, a mais restritiva do Plano SP, por …

Facebook
Twitter
LinkedIn