LOOMI APOSTA EM CULTURA DE EXPERIMENTAÇÃO E LIDERANÇA JOVEM PARA ESCALAR USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL E NO EXTERIOR

LOOMI APOSTA EM CULTURA DE EXPERIMENTAÇÃO E LIDERANÇA JOVEM PARA ESCALAR USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL E NO EXTERIOR

Em um cenário onde o mercado brasileiro de Inteligência Artificial (IA) projeta alcançar US$ 16,3 bilhões até 2030, segundo estimativas da KPMG Brasil de 2024, a Loomi vem se destacando como um dos principais nomes do setor no país. Fundada em 2019 por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a empresa nasceu com a missão de usar a tecnologia como motor do desenvolvimento humano e vem colhendo frutos de uma estratégia ousada e 100% orgânica de crescimento.

Reconhecida pelo ranking 100 Open Startups como a sexta melhor startup brasileira de IA em 2024, a Loomi já conquistou grandes corporações como Eurofarma, Neoenergia, Copastur, Basf, Bayer e Sem Parar. Hoje, com uma equipe de cerca de 80 colaboradores, a empresa atua como parceira estratégica para organizações que buscam gerar valor real a partir de soluções baseadas em inteligência artificial, dados e automação de processos.

De acordo com dados da Bain & Company e do Instituto SAS, também de 2024, embora o potencial da IA seja amplamente reconhecido, apenas 35% das empresas no Brasil têm clareza sobre como extrair valor da tecnologia, e 51% ainda enfrentam a falta de expertise interna. Para a Loomi, é justamente aí que reside sua força: atuar como catalisadora da cultura de experimentação em IA, promovendo transformação digital com impacto prático e mensurável. “Somos o parceiro estratégico na criação de soluções que gerem impacto real, principalmente no mercado brasileiro”, afirma Gabriel Albuquerque, CEO e cofundador da empresa. Com apenas 26 anos, Gabriel foi eleito Forbes Under 30 em 2024 e destaca que o grande diferencial da Loomi está na agilidade e ousadia com que entrega valor às empresas. “A tecnologia é desafiadora, e os CIOs têm no topo da agenda temas como IA, estratégia de dados e análise. Por isso, trabalhamos com uma abordagem ágil e centrada em resultados”, explica.

Entre as soluções oferecidas pela empresa, estão desde o desenvolvimento de super apps e consultorias para melhoria de processos, até a criação de soluções em análise de dados e estratégia digital. Um dos destaques mais recentes da Loomi é a criação da Olli, uma inteligência artificial voltada à construção de agentes generativos personalizados, desenhados sob medida para as necessidades de cada cliente.

Para Eduarda Sousa, cofundadora e CMO da Loomi, o momento é de ação. “O mercado não está mais em tempo de falar sobre o futuro da tecnologia. O futuro é agora. Acreditamos que este é o momento de contribuir com ferramentas e conhecimento que ajudem as empresas a adotarem uma cultura de experimentação da IA e, com isso, fazer acontecer”, afirma.

Foto: Gabriel Albuquerque, CEO e cofundador da Loomi.

Crédito: Divulgação.

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