LUZ APOSTA EM SERVIÇO DE TERCEIRIZAÇÃO DO BACKOFFICE PARA PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS DE CRÉDITO

Sempre com a missão de levar eficiência, transparência e segurança para o mercado financeiro, a LUZ Soluções Financeiras, consultoria especializada em governança e referência no desenvolvimento de soluções inovadoras para gerenciamento de riscos e investimentos, uniu mais uma vez tecnologia e finanças para oferecer aos bancos e custódias a possibilidade de terceirizar as atividades de cadastro e precificação de ativos de crédito. Chamado de “BPO de Cadastros e Preços”, o serviço monitora o fluxo de pagamentos e novos eventos nos contratos de CRIs, CRAs e debêntures para atualização diária do preço.

Para cada contrato, a LUZ une as informações disponibilizadas pelas securitizadoras, agentes fiduciários, instituições financeiras, registradoras e depositárias e as próprias operações dos clientes. A partir da organização dos dados e atualização do cadastro com novas informações como, por exemplo, eventos extraordinários, calcula-se o preço de cada papel no MITRA, sistema financeiro proprietário front to back. “Entregamos todos os dias o preço atualizado e validado para que o banco prossiga com suas atividades core”, explica Suelen Salgo, CEO da LUZ Soluções Financeiras.

Segundo a executiva, a falta de padronização desses contratos, como calendário de pagamentos, cálculos de correção e juros, e a descentralização de suas informações oneram a precificação e prejudicam a transparência, e por sua vez, a liquidez. Cada instituição financeira precisa manter um headcount com alto custo operacional para manter os cadastros atualizados. “Com a automatização no processamento e validação dos preços, o BPO de Cadastros e Preços transforma essa atividade num serviço disponibilizado por uma API que permite a escalabilidade da custódia desses papéis, conferindo eficiência operacional além de maior transparência, já que todos os preços estão acompanhados de memória de cálculo”, explica Suelen.

O serviço de “BPO de Cadastros e Preços” é direcionado para todos bancos e custodias que trabalham com CRI, CRA e debênture.

Com 21 anos de mercado e mais de 100 colaboradores, a LUZ desenvolve soluções inovadoras para gestão de risco, consultoria especializada e governança corporativa. O objetivo é ajudar instituições a controlarem seus investimentos e riscos de forma eficiente, desenvolvendo a governança e trazendo segurança e transparência ao negócio.

A empresa possui três unidades de negócios: Sistemas Financeiros (MITRA – solução financeira integrada front to back -, e BPO de Cadastros e Preços – atualização de cadastros e processamento de preço para CRIs, CRAs e debêntures), Previdência (destinada a clientes institucionais) e Consultoria (especializada em consultoria de risco). Também fazem parte do grupo duas empresas voltadas para o mercado de crédito: a POP BR – Provedora Oficial de Preços Brasil, empresa especializada em apreçamento de Renda Fixa Corporativa, e a POP Trade, plataforma de negociação desses ativos.

 

Foto: Suelen Salgo, CEO da LUZ Soluções Financeiras.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

MEDSÊNIOR INAUGURA OPERAÇÃO EM CAMPINAS COM INVESTIMENTO INICIAL DE R$ 10 MILHÕES

Com investimento de R$ 10 milhões e com atuação em seis estados (Espírito Santo, Minas …

Facebook
Twitter
LinkedIn