LUZ SOLUÇÕES FINANCEIRAS CONCLUI IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO MITRA NA FUNDACIÓN GRUPO SOCIAL

A LUZ Soluções Financeiras, especialista e referência no desenvolvimento de soluções inovadoras para gestão de investimentos e consultoria especializada, concluiu a implementação do sistema MITRA em um dos maiores conglomerados financeiros da Colômbia. A partir deste mês de janeiro, a Fundación Grupo Social conta com a solução integrada front to back nas cinco empresas que integram o Grupo.

Com o objetivo de levar o MITRA para o mercado colombiano, em 2015, a LUZ fechou uma joint venture com a Precia, Proveedor de Precios para Valoración, companhia controlada pela Bolsa de Valores da Colômbia. A Fundación Grupo Social foi o primeiro cliente da parceira. Um dos desafios do projeto foi a implementação e a parametrização do sistema, simultaneamente, em companhias com atuações distintas, como banco, seguradora, capitalizadora e fiduciária. “Além da grande representatividade da Fundación Grupo Social no mercado colombiano, o nosso sistema não ganhou apenas uma versão em espanhol. Pelo contrário. O MITRA foi totalmente tropicalizado para a Colômbia”, afirma Suelen Salgo, CEO da LUZ.

A solução incluiu módulos de front, risco, resultado, enquadramento, regulatório, contábil e tributário para cada uma das empresas do conglomerado. A implementação foi realizada em duas etapas. A primeira teve como foco a parametrização dos processos de gestão e informação. E a segunda etapa incluiu a implementação dos módulos de acordo com as necessidades da Fundación Grupo Social e as particularidades de cada empresa do conglomerado.

Em junho de 2019, a LUZ concluiu a etapa que envolvia a gestão de riscos e alguns dos relatórios normativos da Colômbia. A partir daquele momento, os documentos normativos da Fundación Grupo Social começaram a ser realizados pelo MITRA e enviados para a Superintendência Financeira da Colômbia.

Em outubro de 2020, o front foi concluído, assim como o back, com os módulos de contabilidade e tributário. O desafio nesta etapa foi incluir as diferentes empresas e todas as particularidades no que se refere à tributação e à área contábil. As singularidades das empresas do Grupo vão desde a forma de retenção do imposto de renda, que pode ser diretamente na fonte ou não, até as diferentes tributações sobre serviços. “O MITRA cumpre com todas as particularidades do mercado colombiano, inclusive os parâmetros, regras e métricas aplicáveis no mercado local, que vão desde o preço dos produtos negociados no país até os informes regulatórios exigidos pela Superintendência Financeira da Colômbia. Mais um diferencial a favor da solução é que todo o serviço de atendimento ao cliente será feito por nós, aqui na Colômbia. Temos pessoas especializadas no MITRA, o que certamente é importante para todos os usuários”, destaca Juan Quintero, Gerente da Precia.

Com o MITRA, o conglomerado centralizou as informações em um sistema integrado front to back, com todos os dados das companhias, o que significa menos tempo da equipe em atividades operacionais e mais tempo dedicado à tomada de decisão.

Desde de 1999 no mercado e com mais de 100 colaboradores, a LUZ desenvolve soluções inovadoras para gestão de risco, consultoria especializada e governança corporativa. O objetivo é ajudar instituições, financeiras ou não, a controlarem seus recursos de forma eficiente,  com segura e transparência.

A LUZ Soluções Financeiras possui três unidades de negócios: MITRA (solução financeira integrada front to back), Previdência (soluções destinadas aos clientes institucionais) e Consultoria (especializada em consultoria de risco). Também fazem parte do grupo duas empresas voltadas para o mercado de crédito, a POP BR – Provedora Oficial de Preços Brasil, empresa especializada em apreçamento de Renda Fixa Corporativa, e a POP Trade, plataforma de negociação desses ativos.

Entidade supervisionada pela Superintendência Financeira da Colômbia, a Precia  (Proveedor de Precios para Valoración) é uma subsidiária da Bolsa de Valores da Colômbia (BVC). Seu objeto social é operar metodologias de cálculo de preços de avaliação e outros serviços relacionados. Atualmente, é o provedor líder da indústria de provedores de preços na Colômbia. Os seus clientes incluem os principais bancos, sociedades fiduciárias, fundos de pensões, sociedades financeiras, corretoras, seguradoras, entidades do setor imobiliário, entidades públicas, entre outros.

 

Foto: Suelen Salgo, CEO da LUZ.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESCRITORA DE CAMPINAS LANÇA LIVRO DE POESIA SOBRE A INTERIORIZAÇÃO DOS ESPAÇOS FEMININOS

A poeta Katia Marchese mostra em Mulheres de Hopper, livro inspirado nas obras do pintor …

Facebook
Twitter
LinkedIn