MAIOR CAMINHÃO AUTÔNOMO DA KOMATSU ESTÁ EM OPERAÇÃO NO CANADÁ

À medida em que as empresas canadenses de mineração se concentram no aumento de eficiência em suas operações, os projetos autônomos ganham força. É nesse cenário canadense, que a Komatsu implantou o 980E-4AT, seu maior caminhão autônomo em operações comerciais no mundo.

Com capacidade de 400 toneladas, o Komatsu 980E-4AT foi concebido após a aprovação dos testes da série 930E (equipamento com capacidade de 320 toneladas, líder de vendas nesta categoria). Dotado de sistema hidráulico simples e sistema de propulsão da GE, o caminhão possui eficiência de consumo combustível, devido à otimização da turbo-alimentação de dois estágios e do motor com tecnologia Komatsu de 3500 HP de potência. “A introdução dos caminhões autônomos Komatsu 980E no ambiente AHS (Autonomous Haulage System) é uma realidade, graças ao envolvimento da marca com nossos clientes e parceiros de distribuição. Eles são a razão principal pela qual os sistemas autônomos Komatsu estão presentes na maioria das minas distribuídas pelo mundo, e transportando ampla variedade de materiais”, afirma Dan Funcannon, Gerente Geral da Divisão de Caminhões de Mineração da Komatsu America. Entre os parceiros figura a SMS Equipment (distribuidor autorizado dos produtos Komatsu), responsável em oferecer soluções tecnológicas para a indústria de mineração, trabalhando muito próxima aos seus parceiros OEM para implantar e desenvolver tecnologias, como o transporte autônomo.

O caminhão autônomo de 400 toneladas 980E-4AT é a referência da garantia Komatsu junto aos clientes, agregando ainda mais valor à produtividade e eficiência na mineração. “À medida que a demanda por sistemas autônomos cresce, a Komatsu aprimora esforços, favorecendo o trabalho nas minas, de modo mais seguro, maximizando a produção e reduzindo os custos operacionais”, sintetiza Funcannon.

A Komatsu America Corp. é uma subsidiária americana da Komatsu Ltd., o segundo maior fabricante e fornecedor de equipamentos de construção e mineração do mundo. Através de sua rede de distribuidores, a marca oferece um amplo programa serviços e assistência técnica.

A Komatsu instalou-se no Brasil em 1975 na cidade de Suzano, São Paulo, em uma área de 634.000 m². A fábrica brasileira foi a primeira planta fora do Japão, fazendo parte da estratégia de expansão global com um parque fabril completo com fundição própria e processos de usinagem, caldeiraria, montagem, inspeção final e expedição.

Em 1997, inaugurou a segunda planta no Brasil, na cidade de Arujá, ocupando uma área total de 24.000 m² onde são produzidos tanques, caçambas, cabines, chassis e chaparia em geral. Em 1998, criou a Komatsu Brasil Internacional, subsidiária de vendas destinada exclusivamente a cuidar do mercado brasileiro.

Hoje, a Komatsu atua nos segmentos de infraestrutura, agricultura, mineração, rodoviários, ferroviários, aeroportuários, hidroelétricos, petroquímicos e florestais.

 

Fotos 1 e 2 – Caminhão autônomo Komatsu 980E-4AT .

Crédito: Divulgação.

 

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

EMPREENDEDOR TRANSFORMA PERSONAGEM ROBÓTICO EM FERRAMENTA DE ATIVAÇÃO DE MARCAS

Empreender é transformar um sonho em realidade e impactar positivamente na vida das pessoas. E …

Facebook
Twitter
LinkedIn