MAIOR EVENTO MAGISTRAL TRAZ AS NOVIDADES E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE ESTÉTICA E SAÚDE PERSONALIZADA

O 17º Congresso Consulfarma, maior evento magistral do mundo, acontece até este sábado (09/07), no Distrito Anhembi, na Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, em São Paulo (SP), 9h às 20h. Com a expectativa de receber mais de 6 mil visitantes, a feira está reunindo 106 expositores e organizou 51 cursos nos três dias do evento, que teve início nesta quinta-feira (07/07).Nesta grande vitrine para lançamento de diversos produtos, os destaques são os cosméticos veganos, as inovações para tratamento de pele e cabelo, as linhas especiais para prevenção e também para tratamento pós-covid, as formulações para tatuadores e para o universo gamer e os produtos para animais de estimação. Este ano, o congresso também divulga dados inéditos da 1ª Pesquisa Nacional Consulfarma do Mercado de Medicamentos Manipulados, que revela o perfil do consumidor,as projeções e as avaliações do impacto da pandemia sobre o setor.

De acordo com a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o número de farmácias de manipulação no Brasil saltou de 6.936, em 2014, para 8.159, em 2020, um aumento de 17% em uma escala de 7 anos. Neste mercado que fatura R$ 8,3 bilhões por ano, o 17º Congresso Consulfarma revela em primeira mão uma pesquisa que, segundo Lucas Portilho, diretor científico do evento, colabora para entender o ritmo de crescimento das farmácias de manipulação no País.

A 1ª Pesquisa Nacional Consulfarma do Mercado de Medicamentos Manipulados, realizada por Consulfarma, D. Hoffmann Gestão e Inteligência de Negócios e Foco Estratégia, indica que 83,2% das farmácias de manipulação venderam mais durante a pandemia. Após o período mais crítico da covid-19, 76,9% continuaram em crescimento, faturando ainda mais.

No período de pandemia, os produtos mais procurados foram os medicamentos (39,8%), seguidos dos nutracêuticos (30,9%), suplementos (14,6%), dermatológicos (9,8%) e outros (4,9%). “Para 2022, a projeção de crescimento das farmácias de manipulação é de 79,1%”, revela Portilho. “Também este dado da pesquisa mostra como o mercado magistral, que é extremamente significativo, pode contribuir ainda mais para a economia do Brasil.”

Por questões estéticas (61,5%), longevidade (29,2%) ou por doença (9,4%), ao longo dos anos o consumidor passou a valorizar as receitas e medicamentos manipulados, que são personalizados para ele.

Na 17ª edição, o Congresso Consulfarma registra um recorde no número de cursos oferecidos aos especialistas que participarem do evento. “Há no Brasil um aumento significativo de prescritores de receitas manipuladas, com a ampliação do leque de profissionais. Por isso, os cursos foram divididos em seis categorias para contemplar diversas áreas”, destaca Portilho. Cosmetologia, Farmácia, Gestão e Marketing, Medicina, Nutrição e Veterinária agrupam os focos de interesse no encontro.

Segundo Lucas Portilho, o congresso é uma oportunidade para lançamentos. “Nos três dias do evento, vamos reuniras principais empresas do setor, incluindo os fabricantes de equipamentos e embalagens,e novidades que, certamente, vão surpreender o consumidor que encontra soluções inovadoras nas farmácias de manipulação”, diz.

INNOVATION ZONE

Com a pandemia, os laboratórios investiram no desenvolvimento de linhas voltadas à prevenção da covid-19 e formulações para a retomada do bem-estar dos pacientes acometidos pela doença.Além de produtos relacionados ao novo coronavírus, o17º Congresso Consulfarma destaca em sua Innovation Zone linhas para o público gamer, para tatuadores, lançamentos para tratamento de pele e cabelos e também para o mercado pet.

Na Linha anti-covid, uma das formulações inovadoras é a Espuma Micelar,que elimina 99,9% dos organismos patogênicos da pele e pode ser usada não apenas nas mãos, mas também no rosto e corpo. O produto é indicado a peles sensíveis ou sensibilizadas. A Luva Antisséptica é outro produto que merece destaque, assim como o Spray Nasal com ácido hialurônico e pH ideal que produz uma barreira de proteção reduzindo os processos de contaminação.

A Linha pós-covid, desenvolvida para o bem-estar das pessoas que se contaminaram com a covid-19, é composta por shampoo e loção capilar que atuam no couro cabeludo afetado pela “tempestade de citocinas” do novo coronavírus. Outra formulação prática e inovadora é o Spray Oral pós-covid com sabor de mel e blend de ativos estimuladores das funções cerebrais que ajudam a recuperar a memória deteriorada. O Spray Intranasal pós-covid foi elaborado com a proposta de auxiliar na recuperação do olfato, uma das sequelas da doença. Para a restituição do paladar, há o Gel pós-covid, que além de saboroso é energético. A linha se completa com o Suplemento pós-covid, uma combinação de nutracênicos com Whey Protein nos sabores morango e baunilha.

Segundo levantamento Pesquisa Game Brasil, 72% dos brasileiros se divertem com jogos eletrônicos. Para estes jogadores, foram desenvolvidos produtos que não apenas melhoram a performance como protegem a pele da exposição excessiva da “luz azul” dos computadores.

A Linha Gamer é composta por Sérum Oral Anti-Luz Azul, que protege os olhos contra a luz azul emitida pelas telas. O Energético de Bolso proporciona energia e mantém a concentração do jogador por mais tempo. Também foram desenvolvidos Biscoitos Nootrópicos, Barrinhas Energéticas e Shake para Foco, que auxiliam no desempenho cognitivo, promovendo atenção ao game.

Mas ainda há outras inovações. Uma delas recebeu o sugestivo nome de Canudos da Beleza. Trata-se de um canudo de base efervescente para ser ingerido com nutricosméticos e Luminescence IN, vitamina C de alta performance para dar suporte à produção de colágeno.

Os Chás de Bolso, contendo 1ml de ingredientes concentrados para várias finalidades (digestivo, diurético, energético, laxativo e sono/ansiedade), merece destaque, assim como o Sublingual Pós-Balada, comprimido que restaura o bem-estar no dia seguinte à festa.

Para a saúde e beleza de pele e cabelos, o Innovation Zone do 17º Congresso Consulfarma traz novidades. O Perfume para Cabelosnão só perfuma, mas protege, dá brilho e maciez. A Loção Bifásica Capilar atua no crescimento dos fios, combinando Finasterida e Minoxidil.

Para a pele, os adesivos Patches & Masks reduzem as rugas e manchas ao redor dos olhos e são uma etapa inovadora para a rotina skincare. O Batom em Filme, também umainovação,forma um filme protetor contra os efeitos nocivos do clima frio e seco.Outro produto indispensável no ritual skincare é a Dermaqua S, água termal brasileira riquíssima em oligoelementos que promove a reestruturação das camadas da pele, reduzindo os aspectos do envelhecimento.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o mercado de tatuagem cresceu 25%. O País é hoje o 9º colocado entre as nações mais tatuadas do mundo. Para este público, foi desenvolvido um creme composto por um blend de manteigas com tecnologia natural de hidratação profunda e ação anti-inflamatória, ideal também para manter a vivacidade das cores e dos contornos finos das tattoos.

Para os animais de estimação, as inovações também surpreendem com “cerveja” e “vinho” para os cães. São duas fórmulas de água saborizada acrescidas de vitaminas e minerais que facilitam, inclusive, a ingestão de medicamentos. Para a segurança e proteção dos amigos de quatro patas, o Innovation Zone apresenta o Antiderrapante para Cães. Trata-se de um creme para aplicação nos coxins, as “almofadas” das patinhas, que hidrata e forma uma película antiderrapante para evitar que os animais se machuquem enquanto correm em superfícies lisas.

 

Foto: Lucas Portilho, diretor científico do 17º Congresso Consulfarma.

Crédito: Divulgação.

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