O mercado publicitário brasileiro acaba
de ganhar uma agência que pretende revolucionar o mercado implantando
inteligência competitiva com criatividade e estratégia publicitária. A Make –
Inteligência Criativa, com sede em Campinas (SP), foca sua atuação no tripé das
ferramentas de gestão de comunicação desenvolvidas por ela seguindo uma
tendência do cliente, denominadas como Make Sure, que seria ter entendimento
profundo do negócio de cada cliente, olhar para o mundo buscando informações, números e tendências;
Make it Awesome que seria surpreender
permanentemente, fazer do caminho de criação algo apaixonante e inesquecível e Make it happen que seria fazer
acontecer com excelência operacional e
otimização de recursos. Com essas ferramentas a Make consegue identificar o
retorno de seus clientes de imagem e de tendência. A Make já nasce com
grandes clientes, como Grupo Kleffmann
(conta mundial), Dow AgroSciences, Cariba,
BP, lojas Zelo, diversos
empreendimentos imobiliários em Campinas,
Jaguariúna, Piracicaba, Araras e São José dos Campos, além de
outras consagradas marcas no mercado.
da Make, Simone Rodrigues, diz que na verdade a agência está implantando no seu
escopo de negócio uma tendência que já está ocorrendo dentro das próprias
empresas que é de implantação de inteligência competitiva dentro de seus
departamentos. “Nós estruturamos um departamento n que a gente está chamando de
inteligência e inovação, onde nesse departamento a gente tem psicólogo,
administrador de empresa, dois analistas de mercado publicitário e dentro desse
departamento a gente faz todo um trabalho de inteligência competitiva para
entender o negócio do cliente, entender os passos do concorrente e direcionar
alinhado com a empresa, que tem a estratégia macro, o que seriam as ações
práticas para gerenciar esse processo de inteligência. Depois de tudo
estruturado que seria essa forma de inteligência a gente tem como inovar,
buscar tendência de mercado e a
propaganda e comunicação mesmo em si está nesta estratégia”, explica.
Simone Rodrigues destaca que, devido à
competitividade cada vez maior do mercado, atualmente os gerentes de produto atuam também como gestores
operacionais, sem muito tempo de analisar
o mercado, avaliar pesquisas, entender a fundo o comportamento do
consumidor. Isso faz com que a agência
tenha que dar esse suporte, oferecendo uma leitura da inteligência competitiva
com olhar publicitário, indo muito além da
criação. “A parte criativa é a vestimenta da estratégia. Atrás dela é
preciso haver todo um background, um
trabalho profissional que hoje a empresa não
entrega mais para a agência, somos nós que temos de buscar. Trabalhamos
em conjunto com nossos clientes. É um
trabalho a quatro mãos”, diz.
inicialmente procura identificar o objetivo do cliente. Verifica se esse
cliente deseja trabalhar e consolidar o nome da empresa, se quer fazer uma ação
de varejo onde tem um estoque e precisa desovar esse estoque ou no caso de um
produto de mercado imobiliário há uma necessidade de se trabalhar o nome do
incorporador e ao mesmo tempo desovar esse produto no menor tempo possível todas essas ações exigem uma estratégia bem alicerçada com informações de mercado.
Para oferecer essa retaguarda aos
clientes, a Make trabalha com um time multidisciplinar de 39 profissionais na sede em Campinas e outros
quatro em Ribeirão Preto. Um dos grandes
diferenciais da equipe é o Núcleo de Inteligência e Inovação, com foco em tendências de mercado e comportamento
do consumidor. Liderado por Renata
Ortolani (ex-Natura, especialista em comportamento do consumidor e inovação), o núcleo é composto também
por Wagner Mello (psicólogo e administrador de empresas), Thais Parodi
(publicitária com experiência de 20 anos
em planejamento estratégico com passagens em agência de comunicação e empresas), entre outros.
como diretor de Criação, que teve passagens
por agências em Barcelona, Chicago e outras grandes agências em São Paulo. Na mídia, Cláudia Galvão, com
experiência em agências como F/Nazca,
Lew Lara, Fallon e Famiglia. Em Atendimento, Margareth Dolenc, com 25
anos de experiência no agronegócio brasileiro
e Paula Cardoso, com mais de 20 anos no
mercado publicitário. Juntas elas dirigem o grupo de profissionais
de atendimento.