A agência Make – Inteligência Criativa comemora o
sucesso da campanha publicitária de lançamento do POWERCORE™, tecnologia
inovadora para o controle das principais pragas do milho, desenvolvida para a
Dow AgroSciences.
70% da oferta das novas sementes para a safrinha 2013 já estão comercializados.
Não bastassem as vendas, quem pesquisa sobre o assunto no Google encontra mais
de 18 mil citações da palavra-chave POWERCORE™.
Um balanço das matérias mais acessadas nos últimos
12 meses divulgado em agosto pelo site RuralBr, um dos mais completos portais
de conteúdo e serviços relacionados ao agronegócio da América Latina, apontou
que a notícia do lançamento de POWERCORE™ está entre as dez mais lidas no
período. O destaque é ainda maior visto que a Dow AgroSciences é a única empresa
do setor que aparece no ranking em meio a notícias sobre o Código Florestal e o
Plano Safra 2012/2013.
para a cultura do milho da multinacional, a repercussão da chegada da
tecnologia ao mercado foi imediata e surpreendente graças à combinação de bom
planejamento e definição estratégica com uma mensagem simples e direta para o
produtor. “A Make foi muito feliz em estabelecer uma estratégia de passo a passo
para o lançamento do produto”, afirma.
Equipe da Make |
A diretora de planejamento da Make, Thaís Parodi,
conta que o desafio foi lançar a tecnologia inovadora de genes combinados em um
mercado em que a tecnologia transgênica avança aceleradamente entre os
produtores e é grande a demanda por informações para a escolha das melhores
práticas. “Precisávamos conscientizar o mercado sobre os benefícios do produto
antes mesmo de ele estar disponível nos distribuidores”, explica.
chamadas que diziam “Nossa Tecnologia não para de crescer” e já mencionando, em
teaser, “Aguarde. Prepare-se para uma revolução na safra de 2012”.
A equipe de criação aproveitou a força da inovação
do POWERCORE™, associando-o à marca Dow AgroSciences e ampliando o vínculo com
o produtor através de uma identidade que coloca a empresa sempre à frente,
junto com o produtor, para a obtenção dos melhores resultados na cultura do
milho.
Trem convencional para o Trem Bala, que atravessa plantações e cidades, contrastando
com o cenário rural e trazendo modernidade.
No filme produzido para a TV, com toque de humor, o
motorista de uma camionete antiga e o menino de bicicleta aguardam a passagem
do trem, que já pode ser ouvido de longe e parece seguir vagarosamente, em uma
pacata cidade interiorana. Surge então o Trem Bala, em altíssima velocidade,
renovando o visual do motorista, transformando o carro antigo em uma moderna
picape e o rádio velho em digital. E ainda arrepia os cabelos do garoto, que se
surpreende com as transformações.
texto: “POWERCORE. A evolução que vai transformar o dia a dia no campo.
Tecnologia que controla mais e melhor pragas aéreas e do solo e garante mais
segurança no manejo de ervas daninhas. Dow AgroSciences: Tecnologia que não
para de avançar”.
Além do filme para TV, o plano de mídia inclui
anúncios escalonados em jornais e revistas de todo o país. Paralelamente,
também foram realizados dias de campo para apresentação da nova semente aos
produtores.
expertise em agronegócio. Com sede em Campinas (SP), a agência é comandada pela
publicitária Simone Rodrigues. Integrante do Conselho da Associação Brasileira
de Marketing Rural há mais de uma década, Simone ultrapassa 20 anos de
experiência nesse setor.
Simone Rodrigues |
Antes de fundar a Make, durante 18 anos esteve à
frente da Saviezza Propaganda, maior e mais premiada agência de agro do Brasil.
O currículo de Simone e sua equipe inclui o atendimento às principais empresas
do segmento no país, como Merial, FMC do Brasil, Cargill, Purina, Guabi, Chemi
Nova, Sipcam, Tortuga, Kleffmann, Agroconsult e Gerdau.
Rodrigues desenvolve agora com a Make um novo modelo de agência. “Além da
comunicação em si, trabalhamos com mais números. A estratégia, hoje em dia,
depende muito de uma análise bem feita”, explica.
Segundo Simone, trabalhar com publicidade no
segmento dos agronegócios no Brasil hoje é um grande desafio. “O mercado e o
produtor evoluíram muito. Há uma grande cadeia de profissionalismo, que inclui
o agricultor, os institutos de pesquisa e as empresas. É preciso passar essa
imagem de inovação, de estar presente nessa evolução do perfil do mercado”,
diz.
manter à frente, sustentar a imagem de inovação. “Hoje existem ferramentas de
gestão de inovação que usamos na nossa estratégia, de acordo com o perfil de
cada cultura”, conta. Ela acrescenta que a experiência da equipe em agro
agiliza muito o trabalho. “É mais fácil para uma empresa brifar uma agência com
20 anos de expertise, sem ter que explicar termos como dia de campo e safrinha”,
completa.