MAKE PROMOVE CAMPANHA PUBLICITÁRIA VITORIOSA

A agência Make – Inteligência Criativa comemora o
sucesso da campanha publicitária de lançamento do POWERCORE™, tecnologia
inovadora para o controle das principais pragas do milho, desenvolvida para a
Dow AgroSciences.

Sucesso que pode ser comprovado em números, pois
70% da oferta das novas sementes para a safrinha 2013 já estão comercializados.
Não bastassem as vendas, quem pesquisa sobre o assunto no Google encontra mais
de 18 mil citações da palavra-chave POWERCORE™.

Um balanço das matérias mais acessadas nos últimos
12 meses divulgado em agosto pelo site RuralBr, um dos mais completos portais
de conteúdo e serviços relacionados ao agronegócio da América Latina, apontou
que a notícia do lançamento de POWERCORE™ está entre as dez mais lidas no
período. O destaque é ainda maior visto que a Dow AgroSciences é a única empresa
do setor que aparece no ranking em meio a notícias sobre o Código Florestal e o
Plano Safra 2012/2013.

Segundo Vitor Porto Cunha, gerente de marketing
para a cultura do milho da multinacional, a repercussão da chegada da
tecnologia ao mercado foi imediata e surpreendente graças à combinação de bom
planejamento e definição estratégica com uma mensagem simples e direta para o
produtor. “A Make foi muito feliz em estabelecer uma estratégia de passo a passo
para o lançamento do produto”, afirma.
Equipe da Make

A diretora de planejamento da Make, Thaís Parodi,
conta que o desafio foi lançar a tecnologia inovadora de genes combinados em um
mercado em que a tecnologia transgênica avança aceleradamente entre os
produtores e é grande a demanda por informações para a escolha das melhores
práticas. “Precisávamos conscientizar o mercado sobre os benefícios do produto
antes mesmo de ele estar disponível nos distribuidores”, explica.

O trabalho começou na safrinha 2011/2012, com
chamadas que diziam “Nossa Tecnologia não para de crescer” e já mencionando, em
teaser, “Aguarde. Prepare-se para uma revolução na safra de 2012”.

A equipe de criação aproveitou a força da inovação
do POWERCORE™, associando-o à marca Dow AgroSciences e ampliando o vínculo com
o produtor através de uma identidade que coloca a empresa sempre à frente,
junto com o produtor, para a obtenção dos melhores resultados na cultura do
milho.

Vanguarda representada nas peças pela evolução do
Trem convencional para o Trem Bala, que atravessa plantações e cidades, contrastando
com o cenário rural e trazendo modernidade.

No filme produzido para a TV, com toque de humor, o
motorista de uma camionete antiga e o menino de bicicleta aguardam a passagem
do trem, que já pode ser ouvido de longe e parece seguir vagarosamente, em uma
pacata cidade interiorana. Surge então o Trem Bala, em altíssima velocidade,
renovando o visual do motorista, transformando o carro antigo em uma moderna
picape e o rádio velho em digital. E ainda arrepia os cabelos do garoto, que se
surpreende com as transformações.

Na sequência, entram ilustração e locução, com o
texto: “POWERCORE. A evolução que vai transformar o dia a dia no campo.
Tecnologia que controla mais e melhor pragas aéreas e do solo e garante mais
segurança no manejo de ervas daninhas. Dow AgroSciences: Tecnologia que não
para de avançar”.

Além do filme para TV, o plano de mídia inclui
anúncios escalonados em jornais e revistas de todo o país. Paralelamente,
também foram realizados dias de campo para apresentação da nova semente aos
produtores.



A Make – Inteligência Criativa possui ampla
expertise em agronegócio. Com sede em Campinas (SP), a agência é comandada pela
publicitária Simone Rodrigues. Integrante do Conselho da Associação Brasileira
de Marketing Rural há mais de uma década, Simone ultrapassa 20 anos de
experiência nesse setor.
Simone Rodrigues

Antes de fundar a Make, durante 18 anos esteve à
frente da Saviezza Propaganda, maior e mais premiada agência de agro do Brasil.
O currículo de Simone e sua equipe inclui o atendimento às principais empresas
do segmento no país, como Merial, FMC do Brasil, Cargill, Purina, Guabi, Chemi
Nova, Sipcam, Tortuga, Kleffmann, Agroconsult e Gerdau.

Depois de um amplo histórico com a Saviezza, Simone
Rodrigues desenvolve agora com a Make um novo modelo de agência. “Além da
comunicação em si, trabalhamos com mais números. A estratégia, hoje em dia,
depende muito de uma análise bem feita”, explica.

Segundo Simone, trabalhar com publicidade no
segmento dos agronegócios no Brasil hoje é um grande desafio. “O mercado e o
produtor evoluíram muito. Há uma grande cadeia de profissionalismo, que inclui
o agricultor, os institutos de pesquisa e as empresas. É preciso passar essa
imagem de inovação, de estar presente nessa evolução do perfil do mercado”,
diz.

Ela explica que existe um desafio constante de se
manter à frente, sustentar a imagem de inovação. “Hoje existem ferramentas de
gestão de inovação que usamos na nossa estratégia, de acordo com o perfil de
cada cultura”, conta. Ela acrescenta que a experiência da equipe em agro
agiliza muito o trabalho. “É mais fácil para uma empresa brifar uma agência com
20 anos de expertise, sem ter que explicar termos como dia de campo e safrinha”,
completa.
crédito das fotos: Tatiana Ferro

 

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