MARIO SERGIO CORTELLA REÚNE MAIS DE MIL PESSOAS EM PALESTRA REALIZADA EM SUMARÉ

Uma noite de reflexão e dedicação ao conhecimento. Assim foi a palestra do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, realizada na última segunda-feira (07/08), em Sumaré (SP). Realizado pela ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), o evento levou mais de mil pessoas ao Clube Recreativo. 

Antes de subir ao palco, Cortella falou sobre a importância do papel de grupos e associações, como a ACIAS. “Temos que lidar com as circunstâncias que a vida carrega não como algo que nos aterre, que nos imobilize e que nos deixe sem ação, mas que nos faz ter que juntar dentro de uma associação, de um grupo e crescer. Por isso, a grande vantagem quando temos uma associação é lembrar da clássica ideia de que muito melhor do que cada um por si e Deus por todos é um por todos e todos por um”, afirmou.

O tema da palestra foi “Da Oportunidade ao Êxito”. Cortella fez uma reflexão consistente, e por vezes bem-humorada, sobre a necessidade de encarar os desafios da vida com ânimo e preparo. Sobre a importância de ser flexível e de fugir do óbvio para aproveitar as oportunidades e conseguir êxito nos negócios, na vida pessoal e social.

Cortella encerrou a palestra exemplificando ações que diferem fracasso do êxito. “Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora. Vamos inverter. Há três caminhos para o êxito: ensinar o que se sabe. Isso é generosidade mental. Praticar o que se ensina, ou seja, coerência ética. E terceiro, perguntar o que se ignora. Isso é humildade intelectual. Essas são três trilhas virtuosas para o êxito”, finalizou, arrancando aplausos do público.

O presidente da ACIAS, Felipe Alberto Verza Ferreira, ressaltou que trazer para Sumaré um dos maiores filósofos do país retrata o compromisso da entidade com todo o município. “Queremos iluminar a mente de todas as pessoas, proporcionando conhecimento e promovendo eventos com grandes personalidades porque Sumaré é grandiosa e merece o melhor”, comentou o presidente.

Sucesso de público

A presença em Sumaré de um dos maiores pensadores do Brasil atraiu pessoas de todas as idades e de diferentes profissões. A comerciante Bianca Viola conta que aprendeu muito com as reflexões do filósofo e que vai levar para o seu dia a dia os ensinamentos que absorveu na palestra. “Eu amei cada reflexão, achei tudo muito importante, principalmente quando ele fala sobre a importância do passado nas nossas vidas”, comentou. Durante sua exposição, Cortella afirmou que o passado deve servir como referência, reverência, mas não como direção. Porque a vida muda e é preciso se adaptar às mudanças.

Entre o público que lotou o Recreativo estavam moradores de Sumaré e de diversas cidades da região. Um grupo de quatro amigos saiu de São Paulo e veio a Sumaré especialmente para a palestra. “Nós acompanhamos o trabalho do Cortella, mas nunca tínhamos participado de uma palestra com ele. Quando ficamos sabendo que ele estaria em Sumaré, compramos os convites na hora”, conta o motorista de aplicativo Ricardo Honorio da Silva. Os quatro amigos saíram do evento entusiasmados, mostrando que o bate e volta valeu a pena.

 

Fotos 1 e 2 – Palestra do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella.

Crédito: Divulgação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

STOLLER É OURO E BRONZE NA 21ª MOSTRA DE COMUNICAÇÃO DO AGRO ABMRA

Com a inspiradora websérie “Cafés Especiais do Cerrado Mineiro”, a Stoller do Brasil, uma empresa …

Facebook
Twitter
LinkedIn