MEDIDAS DE ESTÍMULO AO CRÉDITO PODEM BENEFICIAR SETOR DE MOTOCICLETAS

A Caixa Econômica Federal anunciou na última esta quarta-feira (3) uma
parceria com o Banco PanAmericano para financiamento de motos zero km. Já o
Banco do Brasil reduziu juros e ampliou o escopo de seus empréstimos para
incluir modelos a partir de 150 cilindradas. As medidas visam impulsionar a
venda de veículos de duas rodas no país, segmento da indústria que tem amargado
retração nos licenciamentos há meses.

De janeiro a agosto deste ano, houve queda de 19% nas vendas financiadas
em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros oito meses de 2012,
46% das motos vendidas foram por meio de financiamento, índice alto, mas
inferior ao de outros anos. Se mantiver esse percentual até o final do ano,
2012 terá o pior nível dos últimos 6 anos nesta modalidade de venda. Na
avaliação do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de
Autopeças (Anfamoto), Orlando César Leone, 
a
restrição de crédito atinge o segmento de motos com mais força do que a
indústria de automóveis e comerciais leves. “O público consumidor de veículos
de duas rodas é formado, principalmente, por integrantes das classes C, D e E. Quase
80% das vendas de motocicletas ocorrem por meio de pagamentos parcelados, se
somarmos financiamentos e consórcios”, diz.

Segundo Leone, em geral, o consumidor de
motocicletas não tem emprego com carteira assinada e casa própria, o que
dificulta a obtenção de financiamento para a operação. Por isso a importância
de facilitar a liberação de crédito a esse público. “Do total de financiamentos solicitados atualmente,
apenas 18% são aprovados pelas instituições financeiras. O resultado
disso é queda brusca nas vendas e desemprego. Só no setor de motopeças, cerca
de 3.500 funcionários foram demitidos neste ano”, completa.

A parceria da Caixa com o Panamericano vai permitir o financiamento de
motos de até 100 cilindradas. O empréstimo poder envolver até a totalidade do
valor do veículo, com um prazo de até 36 meses.

Fundada em 1980, a Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas
de Motopeças) representa 210 empresas
ligadas ao setor de peças e acessórios para motos e é a única entidade
específica deste segmento na América Latina Sua principal função é agir como
agente regulador do mercado, além de proteger os interesses dos profissionais
do setor. Em janeiro deste ano, Orlando Cesar Leone, proprietário do Grupo
Montanna, assumiu a presidência da instituição para o triênio 2012-2014.
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