MENTORING, MENTOR E MENTORADO E SEUS PAPÉIS DENTRO DAS EMPRESAS

08 de outubro de 2015.
ARTIGO DO PROFESSOR SERGIO MIORIN
O mundo moderno necessita de todas as
ferramentas e contribuições profissionais para a alta competitividade entre as
empresas. A ferramenta mentoring contribui para que os profissionais das
empresas recebam um mentor experiente para que este dívida consigo a sua
experiência e a sua carreira consolidada. O mentoring é o processo, o mentor é
quem ajuda, treina o mentorado, que é quem recebe. O mentor trabalha com
estímulo para desenvolver a motivação no mentorado, sendo a motivação
intrínseca (isto é, ela está dentro de nós). Esse profissional aconselhará
ouvindo o seu mentorado com menos experiência no assunto. Ter menos experiência
não significa ter menos idade; há mentorados que, muitas vezes, são mais
velhos, mas menos experientes no assunto abordado.
O perfil dos mentorados normalmente é
de profissionais com menos idade e com um futuro com boas perspectivas; são
principalmente futuros líderes, em cuja formação as empresas decidem investir.
O mentorado deve ser humilde e muito
sábio, no sentido de absorver a maior quantidade possível de informações do seu
mentor. Para que todo o potencial do mentorado se manifeste, deve receber o
mentor de coração e braços abertos; ele precisa deixar de lado o seu cargo, a
sua idade, fama, conhecimento, e simplesmente entrar no mundo do mentor e
ouvir, saber ouvir com inteligência.
A confiança do mentorado no mentor precisa
ser grande: as fraquezas, inseguranças, dificuldades precisam ser abertas para
que o trabalho tenho sucesso e a eficácia seja de 100% ou muito próximo disso.
O processo de mentoring contribui positivamente para os momentos pelos quais
passamos no dia a dia, como: crise, transição, afirmação e reflexão.
Quando falamos em investimento para
desenvolvimento humano, somente empresas com visão o fazem. Muitos acreditam
ser gasto e não investimento. Outras acham que não precisam, mas esquecem que
quem faz o resultado são as pessoas, e, se elas não estiverem desenvolvidas, a
dificuldade de se alcançar resultados será menor, tanto do profissional quanto
da empresa.
Quando uma empresa ou profissional
identifica um “gap” (lacuna) sozinho, significa que está em um nível elevado de
conhecimento. Mas não adianta apenas identificar, é necessário ter um plano de
ação para o “gap” encontrado.
O mentor irá trabalhar esse “gap” com
a prática e experiência que tem sobre o assunto, desenvolvendo esse
profissional. O mentor precisa de 100% de apoio e confiança do executivo
principal da empresa para que o processo atinja êxito. Importante salientar que
cada profissional mentorado tem um sistema interno de recebimento de estímulo,
ou seja, cada mentorado tem um jeito de receber o estímulo. Cada mentorado
deverá ser estudado e trabalhado de formas diferentes, provavelmente.
O mentorado precisa estar preparado e
querer muito receber essa ajuda do mentor, caso contrário, não acontecerá. Se o
mentorado aceitar o processo somente porque a empresa está pedindo e pagando,
não atingirá o objetivo. O engajamento forte entre ambos será o quanto será
produtivo o processo. O compromisso com as sessões e a disciplina em tudo que
foi passado precisa ser constante. A reflexão em qualquer prática, na minha
opinião, é a parte mais importante.
Essa relação é sempre confidencial
entre mentor e mentorado. Porém, as empresas é que irão avaliar se a prática
obteve êxito. A apresentação entre eles na primeira sessão é fundamental para
ambos se conhecerem, começando, assim, uma integração.
                       
 
Sergio Henrique Miorin é diretor geral da SM –
Consultoria, Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos,
consultor de empresas e professor em instituições de ensino, em cursos
técnicos, graduação, pós-graduação especialização e pós-graduação
especialização MBA como: IBE/FGV, Metrocamp/IBMEC, Unisal, FAJ e Grupo
Anhanguera.
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