MERCADO DE FILMES NO BRASIL DEVE ALCANÇAR GASTOS DE US$ 2,7 BILHÕES EM 2019

24 de junho de 2015.
A 16ª edição da pesquisa Global Entertainment and Media Outlook 2015-2019 da PwC aponta que é
esperado um gasto de US$ 2,7 bilhões para filmes em 2019 no Brasil, um
crescimento médio de 6,1% ao ano. Esse valor compreende os gastos do consumidor com
bilheteria de cinema e filmes assistidos em casa, tanto por meios físicos quanto digitais,
incluindo vídeo OTT/streaming.
Também considera gastos do anunciante com
publicidade em cinema.
Conforme a pesquisa, ao
redor do mundo, o crescimento médio esperado em gastos com filmes será de 4,1%
ao ano até 2019, alcançando US$ 104,62 bilhões. “O maior incremento previsto será
na China, com um aumento anual de 14,5%. Somente em bilheteria, a China vai
passar de um total de US$ 4,3 bilhões em 2014 para US$ 8,86 bilhões em 2019, impulsionada
por gastos dos consumidores com filmes locais, enquanto no Brasil a previsão é
de um gasto em bilheteria de US$ 1,2 bilhão em 2019”, informa a sócia na PwC
Brasil e líder no setor de entretenimento e mídia, Estela Vieira.
Na contramão do crescimento
estão os gastos com vídeos assistidos em casa, por meio físico e não digital,
que continua em uma trajetória descendente. A receita de vídeo doméstico físico
total global cairá de US$ 30,78 bilhões em 2014 para US$ 22,81 bilhões em 2019,
uma queda anual de 5,8%. O declínio pode ser observado em 52 de 54 territórios pesquisados,
e, entre os fatores que contribuem para isso, estão a redução de lojas de vídeo
e o aumento de alternativas digitais.
Para os especialistas da
PwC responsáveis pelo levantamento, um dos desafios do segmento de filmes será
criar novas oportunidades para os consumidores que apreciam esse tipo de
entretenimento disponível em smartphones.
Todos esses resultados fazem
parte de um levantamento mais amplo, que analisa ainda outros 12 segmentos de mercado do
entretenimento em 54 países e estima qual o crescimento de cada setor para os
próximos cinco anos, comparando os resultados globais com os do Brasil, inclusive.
As firmas do network PwC assessoram empresas e indivíduos a criar o
valor que eles buscam. Somos um network de firmas que atuam em 157 países com
mais de 195.000 profissionais que se dedicam a prestar serviços de alta
qualidade em auditoria, consultoria tributária e de negócios. 
Foto: Sócia na PwC Brasil e líder no setor de entretenimento e mídia, Estela Vieira.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn