MERCADO MUNDO MATERNO TRAZ PALESTRAS, OFICINA DE SHANTALA E PRODUTOS DE MÃES EMPREENDEDORAS PARA CAMPINAS

Após o sucesso da primeira edição, a Mercado Mundo Materno volta a Campinas (SP) para proporcionar dois dias inteiros de aprendizado e lazer gratuito para toda família. A feira será realizada nos dias 24 e 25 de novembro, das 10h às 20h, no Espaço Guanabara. Os visitantes terão a chance de conhecer e adquirir produtos de mais de 30 expositores criativos e autorais, com um espaço de recreação do Clubinho Lúdico para as crianças. Cerca de 2.500 pessoas devem circular pela feira este ano, um aumento de quase 40% em relação à edição anterior.

A Mercado Mundo Materno nasceu no ano passado, quando a empresária Soraya Cury decidiu reunir em um só evento mulheres que, como ela, descobriram novos talentos após a maternidade. Soraya trabalhava há 18 anos na área comercial, mas só depois do nascimento da Helena, hoje com 3 anos, criou a própria marca de produtos infantis feitos à mão. “Quando me tornei mãe, uma ‘chavinha’ virou aqui dentro e eu percebi que só conseguiria me dedicar a algo que fizesse sentido para mim e, depois de criar a Paninho Sling, percebi que isso acontece com muitas mulheres, que também só se encontraram profissionalmente após o parto”, diz.

. A ideia cresceu e a feira reúne hoje diversas marcas de variados tipos de produtos especiais do universo infantil e materno, que vão desde moda a brinquedos, decoração e utilidades.

Palestras para todas

Este ano, a curadoria de expositores continuou sob os cuidados de Soraya Cury, mas foi a vez das idealizadoras do Grupo M.A.E., Embaixadoras da Mercado Mundo Materno, Lia Castro e Carmem Madrilis, escolherem o conteúdo das palestras. Segundo Lia, elas levaram em conta todo o cuidado com que os expositores da feira são escolhidos, para seguir o mesmo padrão de qualidade de todo o evento. “Os temas foram escolhidos a dedo para atender todas as mulheres e todas as mães, desde gestantes até as mães de crianças maiorzinhas”, conta a jornalista.

No sábado (24/11), as atividades começam às 10h, com a educadora parental Maria Clara Freitas falando sobre Educação Empática. Este tema envolve os desafios que surgem na tarefa de educar uma criança. Em seguida, às 10h30, a fisioterapeuta neonatal Camila Maza ministra uma oficina de Shantala para Bebês. Essa atividade tem uma taxa de inscrição no valor de R$30,00. A pedagoga Carol Braga, do projeto Conversa de Quintal, assume às 14h para falar de Literatura para Todas as Infâncias. Quem encerra o primeiro dia são as mulheres do Grupo M.A.E. e convidadas, com um bate-papo sobre Maternidade e Carreira, que aborda a volta da mulher para o mercado de trabalho.

No domingo (25/11), o dia também começa às 10h, com a enfermeira especialista em bebês e consultora em amamentação Bruna Collaço. As dicas da responsável pela Mãe Coruja Assessora Materna serão para as grávidas que querem se preparar para amamentar e lactantes. Às 14h, Vivian Fernandes vai tratar de um assunto delicado para todos os estágios da maternidade. Psicóloga clínica, Vivian trabalha há mais de 10 anos na área tema da sua palestra: o Cuidado com a Saúde Emocional Materna, em que aborda também perdas gestacionais e perinatais. Para encerrar o ciclo de palestras da Mercado Mundo Materno 2018, às 16h a designer de joias Monica Benini, esposa do músico Junior Lima, vai falar sobre Maternidade Transformadora. Com seu estilo de vida leve, com propósito e ligado à arte, à natureza e à diversidade cultural, Monica relata como um filho pode mudar os princípios e propósitos da vida da mulher. Todas as palestras são gratuitas, com exceção da oficina de Shantala. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo site http://www.sympla.com.br/mercadomundomaterno.

Oportunidade x Necessidade

O que Soraya constatou em seu círculo de amizades estava correto. Segundo uma pesquisa realizada no ano passado pela Rede Mulher Empreendedora (RME) com quase 1.400 mulheres, 75% das que têm seu próprio negócio começou a empreender após a maternidade. Um dos motivos desse empreendedorismo materno é a falta de oportunidade no mercado corporativo tradicional já que quase metade (48%) das mães perde o emprego em até um ano após tirar a licença-maternidade, como indicou outra pesquisa de 2017, feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com 247 mil mulheres.

Dados do Sebrae reforçam que as mulheres abrem o próprio negócio por necessidade mais do que homens: 48% contra 37%. Outro número que pode explicar esse fenômeno é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou que o índice de desemprego entre as mulheres fechou o ano de 2017 em 13,4%, enquanto entre os homens foi de 10,5%.

Palestras Gratuitas

Dia 24/11 – Sábado

10h – “Educação Empática”, com Maria Clara Freitas, Coach, Educadora Parental, certificada pela Positive Discipline Association (PDA).

14h – “Literatura para todas as infâncias”, com Carol Braga, pedagoga especialista em Educação Infantil. Idealizadora do Conversa de Quintal

16h – “Maternidade e Carreira”, com Lia Castro e Carmem Madrilis do Grupo M.Ã.E (maternidade aliada ao empreendedorismo) e convidadas.

Dia 25/11 – Domingo

10h – “Atenção, Grávida! Prepare-se para amamentar”, com Bruna Collaço, enfermeira especialista em bebês, consultora em amamentação, responsável pela Mãe Coruja Assessora Materna.

14h – “O Cuidado com a Saúde Emocional Materna”, com Vivian Fernandes, psicóloga clínica com ênfase na saúde materno-infantil e psicologia perinatal, na atenção psicológica à gravidez e ao pós-parto.

16h – “Maternidade Transformadora”, com Mônica Benini, designer de jóias, mãe do Otto e entusiasta de um lifestyle leve ligado à arte, à natureza e à diversidade cultural. Amante de fotografia, de expressões artísticas e da vida com propósito.

Oficina

Dia 24/11 – Sábado

10h30 – Shantala Mãe + Bebê, com Camila Maza, Fisioterapeuta Neonatal e Consultora Materna – Investimento: R$30,00

Foto 1 –  Soraya Cury idealizadora da Mercado Mundo Moderno.

Foto 2 – Lia Castro do Grupo M.A.E.

Foto 3 – Edição 2017 da Mercado Mundo Moderno.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ÁREA CENTRAL LANÇA PRÊMIO REDES E CENTRAIS DE NEGÓCIOS 2021

Reconhecer esforços e projetos que ganharam destaque durante o ano é o objetivo do Prêmio …

Facebook
Twitter
LinkedIn