MERCADOS GAMER E DE ORGANIZAÇÃO SÃO OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS PARA O VAREJO

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no primeiro dia da 35ª edição da Escolar Office Brasil, mostra que o comércio varejista está em um momento de experimentação de novas formas de se relacionar com o consumidor, entre eles o setor de livros, jornais, revistas e papelaria. A 35ª edição da Escolar Office Brasil teve início neste domingo (06/08) e segue até a próxima quarta-feira (09/08), no Expo Center Norte, que fica na Rua José Bernardo Pinto, 333, na Vila Guilherme, em São Paulo (SP).

Para Isabella Nunes Pereira, gerente de pesquisas especiais em empresas do IBGE, é possível observar um crescimento significativo do comércio online. “Se por um lado acompanhamos o fechamento de livrarias, por outro, vemos o aumento de lojas virtuais”, comenta.

De acordo com a pesquisa, o período de volta às aulas continua o mais importante em vendas para o mercado editorial e de papelaria. Mas, as mudanças no formato de trabalho e no comportamento do consumidor trouxeram novas possibilidades para a indústria e o comércio, como o crescimento do home-office e as buscas por itens que melhoram a rotina de quem trabalha remotamente, como móveis e acessórios gamers e de organização.

Durante o painel “Perspectiva dos fornecedores para a próxima temporada”, os palestrantes apontaram que os itens do mercado gamer vendidos em papelarias têm ganhado novos consumidores com o trabalho remoto. Entre os destaques estão os materiais como cadeiras e mesas, famosas por serem ergonômicas e confortáveis, e de informática como mouse, teclado, fones e webcams, por seu desempenho superior às versões convencionais.

Na área de organização, as pessoas estão em busca de materiais como planners, blocos de notas, gavetas e módulos organizadores. “Existe uma demanda cinco vezes maior de comprar produtos de organização do que o mercado está vendendo”, afirma Fabio Januário, gerente de trade marketing da Maxcril, durante a palestra “Organização: uma das áreas que mais crescem na economia. Você está preparado?”.

De acordo com o Fabio Januário, o mercado de organização movimenta R$10 bilhões de dólares nos Estados Unidos e está crescendo e ampliando por todo o mundo. No Brasil, ainda é um mercado em crescimento e com muita oportunidade de negócio para as papelarias.

Realizada pela Francal Feiras, a Escolar Office Brasil é maior feira B2B das Américas, focada em papelarias, material escolar, de escritório e organização. Ela é um verdadeiro ponto de encontro para relacionamento, negócios e apresentação de lançamentos e tendências. Ela tem o apoio institucional: (ABIGRAF SP) – Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo; (ABIACAV) – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem; (ABFIAE) – Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório; (ANPOP Brasil) – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade; (Brasil Escolar) – Rede Nacional de Papelarias; e (SIMPA) – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.

Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

 

Fotos 1 e 2 – 35ª edição da Escolar Office Brasil.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Facebook
Twitter
LinkedIn