METODOLOGIA ÁGIL AUMENTA A PRODUTIVIDADE DAS AGÊNCIAS DIGITAIS

A gestão ágil surgiu na década de 1980 para atender as exigências do mercado por inovação, produtividade, flexibilidade e melhoria na qualidade dos projetos de software. Foi a partir da adoção das práticas de inbound marketing e de metodologias ágeis que a agência Onflag, de Ribeirão Preto (SP) conseguiu crescer, saindo de dois clientes no portfólio digital, no início de 2016, para 25 em 2017. RD_ambiente_Mar_Santos_1 (1)

A agência iniciou há quatro anos no mercado, oferecendo serviço de links patrocinados. Com o apoio da Resultados Digitais, descobriu a metodologia de inbound marketing e começou o aperfeiçoamento da equipe e a evangelização dos clientes. “Hoje, atendemos todos os clientes nessa metodologia. O meio digital proporciona as métricas e análises mais aprofundadas para os clientes. Até brincamos internamente que não podemos começar as nossas frases com ‘eu acho’, inclusive nas nossas reuniões internas”, comenta Márcio Beneguini.

Segundo Guilherme Alvarez, Gerente de Sucesso de Implementação na área de Parceiros da Resultados Digitais, as metodologias ágeis e frameworks como Scrum, Lean e Kanban têm se difundido, principalmente porque simplificam a gestão, o desenvolvimento e a entrega de projetos e produtos complexos. “A gestão ágil visa a redução dos riscos relacionados a incertezas de projeto, a colaboração do time de projeto com os especialistas de negócio, responder de forma eficiente as mudanças de projeto e a satisfação dos clientes”, afirma.

Para atender as demandas do cliente de forma mais rápida, a Onflag buscou maior interação e aproximação, elaborando um planejamento a longo prazo, mas com foco nos primeiros três meses de trabalho. De acordo com Beneguini, assim é possível unir a metodologia e as ferramentas existentes para ter maior controle da situação dos processos. “Temos clientes de e-commerce, por exemplo, que não podem esperar um mês para terem resultado. Deve ser algo constante. Por isso, a atenção deve vir desde a prospecção do cliente, quando mergulhamos na história da empresa. Depois, realizamos reuniões para alinhamento das expectativas e das ações, atentando para termos um estoque de conteúdo de no mínimo um mês”, finaliza.

Como implementar uma gestão ágil

A expressão “metodologias ágeis” tornou-se conhecida em 2001, quando especialistas em processos de desenvolvimento de software criaram o “manifesto ágil”. Seja por meio da utilização de dados, informações e análises como base para a tomada de decisão ou da implementação de testes, esse diferencial pode oferecer maiores oportunidades de negócio ou soluções para problemas do dia a dia aos clientes. “Ao utilizar um framework ágil, como Scrum, uma equipe de marketing ágil pode executar centenas de campanhas simultaneamente, criar novos conteúdos e facilmente fazer a gestão das novas ideias e prioridades dos clientes”, afirma Alvarez.

Na avaliação do gerente da RD, a implementação da metodologia ágil no marketing passa por três pilares: a formação de times multifuncionais – que deve contar com pessoas que possuam todas as habilidades necessárias para realização das tarefas planejadas -, a efetivação daquela velha teoria de que o cliente vem em primeiro lugar, além do planejamento de entregas iterativas e incrementais, com destaque para os resultados em até 30 dias.

A Resultados Digitais desenvolveu a metodologia Projeto de Aceleração de Resultados (P.A.R), que pode ser aplicada com todos os clientes que ainda não atingiram o primeiro sucesso com ações de inbound marketing. Por meio dela, é possível garantir as primeiras métricas de sucesso nos primeiros 60 dias. “Vale salientar que há uma curva de aprendizado para que a equipe de marketing ágil da sua agência performe e produza da maneira esperada. Esse tempo de aprendizado e ajustes costuma durar em torno de três meses”, conta.

Foto: Ambiente de trabalho da Resultados Digitais.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWAREONE CRIA UNIDADE DE NEGÓCIO PARA FORTALECER OFERTA DE SERVIÇOS DA MICROSOFT NO BRASIL

O recente lançamento do Microsoft Copilot e a ascensão do uso da Inteligência Artificial Generativa …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn