MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SE FORTALECEM NO MERCADO INTERNACIONAL

De acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) foram os únicos negócios brasileiros que registraram crescimento nas exportações em 2016. Neste mesmo ano, conforme o Balanço da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o número de MPEs que fizeram transações para outros países chegou a 12,7 mil. O que equivale a 49,6% do total de exportadores no país. Foi o maior número nos últimos 12 anos.Up-Comex-180426-Erica-Debossan-Reinert-Crédito-Daniel-Zimmermann

Para que os dados continuem positivos, o Mercosul discute políticas para facilitar a inserção de pequenas empresas no exterior. A ideia é criar um grupo de trabalho que envolva Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e desenvolva ações para promover os negócios de pequeno porte.

Para a consultora em comércio exterior e diretora da UP Comex, Erica D. Reinert, a tendência é que o crescimento continue. “As Micro e Pequenas Empresas estão se tornando cada vez mais competitivas e sem medo de arriscar”, afirma. Isso se dá, segundo ela, pela recuperação da economia.

As exportações do segmento somaram US$ 2,2 bilhões, em 2016. “Neste mesmo ano grandes companhias tiveram queda nas vendas externas e as menores, contrariando o momento econômico do país, aumentaram em mais de 10% seus embarques”, lembra Erica.

Segundo a consultora, os empresários devem estar constantemente de olho nas tendências do mercado importador e exportador. “Só assim terão ainda mais confiança para investir e apostar em novos negócios”, diz. Além disso, contar com um apoio capacitado faz toda a diferença. “Profissionais especializados no setor de comercio exterior podem melhor orientar nos caminhos a seguir para ingressar no processo de internacionalização de forma assertiva”, sugere.

Fundada em dezembro de 2015 em Blumenau (SC), a UP Comex é o resultado de mais de 20 anos de experiência em comércio exterior e mercado financeiro dos seus sócios. O grande diferencial do negócio é trazer dinamismo e agilidade para os clientes, através de uma equipe multidisciplinar que trabalha com o setor de cada cliente de maneira customizada.

Foto: Consultora em comércio exterior e diretora da UP Comex, Erica D. Reinert.

Crédito: Daniel Zimmermann

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn