MICROQUIMICA ALCANÇA BONS RESULTADOS EM PLENA CRISE

01A Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, com duas fábricas em Monte Mor e sede em Campinas, completa 40 anos de fundação em 2016 e com muito que comemorar. Enquanto a economia brasileira apresenta taxas negativas de crescimento e alto índice de demissões, a Microquímica encerrou o ano de 2015 com um crescimento de 20% em seu faturamento e prevê fechar 2016 com o mesmo índice de crescimento de 20%. A empresa possui 1.500 clientes abrangendo grandes grupos do setor agrícola, pequenos agricultores, revendas que tem várias unidades profissionalizadas e revendas focadas em pequenos nichos de mercado. A Microquímica emprega diretamente 65 pessoas no campo formado por engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas.

Na avaliação do gerente de marketing da Microquimica, Anderson Nora, o sucesso da empresa está ligado a uma série de ações que vem desenvolvendo ao longo dos anos e que culminou nos últimos dois anos em um resultado vigoroso de crescimento no campo com produtos diferenciados, com uma atuação próxima do agricultor com relacionamento de longa duração com seus clientes, agregando uma maior profissionalização, com investimento em inovação, em gestão, controle e direcionamento das estratégias de negócios, investimento expressivo em comunicação, de divulgação da marca e dos benefícios dos produtos da empresa.

02Ele ressalta ainda que o setor de fertilizantes especiais como um todo vive um bom momento, pois registrou aumento de 13% em 2015 e deve manter o mesmo crescimento para 2016. “A Microquimica representa um nicho do mercado muito específico, o de fertilizantes especiais. São fertilizantes que sofrem uma série de processos químicos, físicos e biológicos que alteram as matérias-primas e chegam a produtos com maior grau de eficiência. Com isso conseguimos um melhor custo/beneficio, doses de aplicações mais baixas e formas de aplicações diferenciadas”, destaca

Para Anderson Nora, 2016 é um ano desafiador. “Todos os anos a gente tem oportunidades e desafios diferentes. O setor agrícola é bastante dinâmico. Uma série de fatores internacionais que são do nosso negócio e fatores que não são ligados diretamente ligados ao nosso negócio, mas que acabam impactando. A gente sabe dos desafios que são restrição de crédito para financiamentos rurais, uma incerteza com relação à taxa de Câmbio, flutuações nas commodities agrícolas, mas a gente mesmo com esses desafios que vamos enfrentar ao longo do ano estamos prevendo um crescimento expressivo em 2016 com relação a 2015. A gente deve acumular um crescimento de 20% ou um pouco acima disso em 2016. A gente tem trabalhado com essa meta e até esse mês de junho ela vem sendo cumprida e a perspectiva se mantém em linha com o nosso objetivo”, diz.

03Anderson Nora destacou que a Microquimica se reestruturou aumentando a estrutura de gerência de negócios.”Até o ano passado nós tínhamos cinco gerências regionais no Brasil. A gente agora partiu para oito, ou seja, aumentamos três divisões, que são grandes áreas de vendas e com isso a gente teve uma demanda de contratações de novas pessoas. Essas mudanças, elas se concentram na Região do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também na região do oeste da Bahia, Tocantins e tivemos também uma mudança na região sudeste, onde a gente fez uma divisão da antiga regional leste que nós tínhamos e temos uma equipe mais numerosa com foco no Estado de São Paulo, cinturão verde de São Paulo, um pouco também no Estado do Rio de Janeiro, então a gente está dando um destaque especial e fazendo um trabalho diferenciado para essa região”, explica.

04A Microquimica deu início às comemorações dos seus 40 anos na 23ª edição da Hortitec, exposição técnica de horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas, que está sendo realizada até esta sexta feira (24/06), no Pavilhão da Expoflora, em Holambra (SP). Com 460 expositores, o evento reforça o poder do agronegócio como uma alavanca do cenário econômico nacional. “O principal foco dessa feira é de relacionamento e divulgação. É uma feira que não tem um histórico muito grande de fechamento de negócios, mas ela é fundamental para nos auxiliar nessas regiões onde estamos aumentando o nosso posicionamento para prospectar distribuidores, clientes fixos e as necessidades dos próprios produtores que circulam pela feira”, avalia.

Fotos 1 e 2 – Linha de produção da Microquimica.

Foto 3 – Laboratório da Microquimica.

Foto 4 – Gerente de Marketing da Microquimica, Anderson Nora.

Créito: Divulgação.

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