MICROQUIMICA COMPLETA 40 ANOS E PREVÊ CRESCIMENTO DE 20% EM PLENA RECESSÃO BRASILEIRA

A Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, acaba de completar 40 anos no último dia 17 de agosto e mesmo com a grave recessão enfrentada no país tem expectativa de fechar 2016 com saldo positivo de 20% em relação as vendas do ano passado. Em 2015 a empresa registrou um aumento acima de 20% no faturamento com relação a 2014.Anderson NoraIMG_0720

Para Anderson Nora Ribeiro, gerente de marketing da Microquimica, os resultados reforçam o amadurecimento do trabalho que a empresa vem realizando ao longo destes 40 anos de história. “Estamos em 2016, um ano que trouxe inúmeros desafios no setor econômico nacional, como maior restrição de crédito, risco de inadimplência e oscilação dos preços das commodities agrícolas e da taxa de câmbio. A Microquimica criou uma base que a fortaleceu nessas quatro décadas e nos possibilita passar por esse período de forma mais segura e confiante”, disse.

Ele ressalta ainda que o setor de fertilizantes especiais como um todo vive um bom momento: registrou aumento de 13% em 2015 e prevê um crescimento ainda superior para 2016. “A Microquimica representa um nicho do mercado muito específico, o de fertilizantes com tecnologia agregada. São fertilizantes que sofrem uma série de processos químicos, físicos e biológicos que alteram as matérias-primas e chegam a produtos com maior grau de eficiência. Com isso conseguimos um melhor custo/beneficio, doses de aplicações mais baixas e formas de aplicações diferenciadas”, finaliza.

Ainda na contramão da atual situação do país, a empresa contratou novos funcionários para equipe de campo, um aumento que representa quase 20% com relação ao ano anterior, totalizando 67 colaboradores.

Com o objetivo de oferecer as melhores soluções aos produtores rurais, a Microquimica investe em pesquisa e busca ampliar seu portfólio. A empresa disponibiliza mais de 50 produtos para diversas culturas.

Lançado em 2013, o Vorax® é um dos mais importantes produtos da empresa e sua participação em vendas vem subindo ano a ano. “Desde seu lançamento esse fertilizante com ação bioestimulante vem apresentando um crescimento tão expressivo que estimamos que em 2016 ele possa atingir 4,5 vezes os resultados do ano de sua apresentação ao mercado, superando produtos tradicionais da empresa, com mais de 30 anos de mercado”.

Com uma linha diferenciada, a Microquimica também oferece produtos que combinam efeito nutricional com ação bioestimulante, fundamentais para o crescimento da companhia, como os da família Glutamin. “Temos outro produto importante, o Biocrop 10, que é um fertilizante em pó para tratamento de sementes, acrescido de extrato de algas e ácido L-glutâmico, um aminoácido que proporciona diversos efeitos benéficos nas plantas”.

A empresa também disponibiliza um aplicativo gratuito de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha® Mobile, que fornece um diagnóstico completo e antecipado sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas na cultura da soja.

Conectada com as inovações dentro e fora do campo, a Microquimica busca investir continuamente no desenvolvimento de produtos e em inovação. A expectativa é que novos lançamentos possam estar no mercado já no primeiro semestre de 2017.

Ribeiro garante que os investimentos não ficam apenas concentrados no produto oferecido. Os colaboradores da empresa, alguns com mais de 20 ou 30 anos, também recebem apoio para crescer e aprimorar os processos dentro da companhia. “Investir na equipe interna está em primeiro lugar. Dezenas de colaboradores concluíram seu ensino médio, se graduaram e até se especializaram, com apoio financeiro da empresa. Estes colaboradores depois são envolvidos em processos mais complexos e podem contribuir e por em prática os conhecimentos adquiridos”. Alguns funcionários têm filhos trabalhando também na Microquimica, resultado do respeito ao ser humano e abertura na comunicação que a empresa imprime em suas relações funcionais.

A Microquimica também tem um histórico importante no apoio às instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente são beneficiadas pela empresa. “Somos colaboradores destas duas importantes instituições há cerca de 20 anos, junto as quais realizamos doações fixas mensais e alguns apoios financeiros em campanhas esporádicas”, disse.

 

Foto: Anderson Nora Ribeiro, gerente de marketing da Microquimica.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA APONTA CUIDADOS PARA EMPRESAS EM 2022

O Consultor e CEO do Grupo Bahia Associados, Jorge Bahia, cita que o cenário para …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn