MICROQUÍMICA INVESTE EM MEIOS ELETRÔNICOS PARA AMPLIAR CONTATO COM CLIENTES

06 de novembro de 2014.
A Microquímica, empresa brasileira
que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e
agroquímicos, controlada pelo grupo Agroinvest Kayatani S.A. com sede
administrativa em Campinas e duas filiais em Monte Mor, destinadas à fabricação
e distribuição de seus produtos, está investindo cada vez mais nos meios
eletrônicos como forma de se aproximar ainda mais de seus clientes.
De acordo com o gerente de marketing
da Microquímica, Anderson Nora Ribeiro, nos últimos 4 anos a empresa  tem feito um trabalho mais intenso de
comunicação em mídia eletrônica para contatos com seus clientes  e para publicidade. “A Microquímica utilizava
os meios tradicionais, mais tipicamente os eventos como feiras, encontros e um
pouco de mídia impressa de jornais e revistas. Nesse tempo as mídias
eletrônicas vem crescendo muito rapidamente. Os meios eletrônicos, eles nos
permitem manter essa proximidade, esse contato constante com os nossos
parceiros e trazer essa informação de forma bastante ágil para dentro da
empresa para a gente poder responder. Muitas vezes um questionamento que surge
através do nosso site, de um e-mail, de uma rede social, ele consegue
rapidamente chegar aos diretores da empresa e dos gerentes e ser revertido em
um produto, numa melhoria de serviço, numa melhoria de atendimento, numa nova
prática de mercado que dá esse retorno mais rápido para os clientes”, destacou.
O mais novo canal de comunicação divulgado
oficialmente pela Microquímica é o YouTube, onde é possível acessar vídeos com
testemunhais de clientes, materiais institucionais, entrevistas com executivos
e outros conteúdos. Na avaliação de Anderson Nora Ribeiro, essa ferramenta
aproximará ainda mais a Microquímica de seus clientes, funcionários e
empresários que poderão conhecer mais de perto a história e o trabalho
realizados pela empresa nos últimos 38 anos. “A abertura e o fortalecimento de
canais digitais que permitem uma comunicação mais interativa com nosso público
são fundamentais na estratégia de comunicação e essenciais para o desenvolvimento
futuro da companhia”, diz.
A Microquimica também acaba de lançar
uma versão atualizada de seu website, que proporciona maior flexibilidade aos
usuários. Agora é possível acessar de qualquer tipo de dispositivo, incluindo
smartphones e tablets, pois as páginas se adaptam a qualquer dimensão de tela e
sistema operacional. “O crescimento da utilização de dispositivos móveis no
campo pelos agricultores e outros agentes do agronegócio nos fez acompanhar
essa evolução. Atualmente verificamos que esses dispositivos estão sendo
amplamente utilizados e são essenciais no dia a dia dos profissionais”,
ressalta.
Também, como parte da estratégia de
comunicação, desde 2013 a empresa possui uma página no Linkedin que é
atualizada com informações institucionais, de produtos e do mercado agrícola.
Ainda em 2014 a Microquimica lançará
um aplicativo para dispositivos móveis que auxiliará o produtor no correto
manejo nutricional das culturas. “A gente tenta mostrar para o nosso cliente
que apesar da empresa estar crescendo e ser uma empresa grande ela consegue
atender de forma personalizada. É uma estratégia que é muito importante para a
Microquímica não perder essa característica da simplicidade e da proximidade
com seus clientes e a gente vê que isso é uma oportunidade e é uma
característica da empresa, mas ao mesmo tempo um grande desafio e uma
dificuldade. Como você crescer, ser grande, atender a grandes mercados, mas
mantendo aquilo que talvez foi o seu grande diferencial para chegar até aqui
que foi essa simplicidade, esse contato direto, essa proximidade com o seu
cliente e as mídias digitais permitem isso de uma forma muito instantânea ”,
finaliza.
Essas ações são parte da estratégia
de comunicação da empresa iniciada em 2013 com a renovação do logotipo e estão
alinhadas com a visão e slogan “Juntos produzimos mais”.
Com investimentos focados em pesquisa
e desenvolvimento, a Microquimica oferece ao mercado produtos como
fertilizantes foliares e para tratamento de sementes, inoculantes, adjuvantes e
reguladores do crescimento vegetal. A empresa também disponibiliza um sistema
exclusivo de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha®, que fornece um
diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos
agricultores de ações corretivas.
Em busca de um desenvolvimento
socioambiental, a Microquimica investe em programas sustentáveis, como o
processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens
vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias
(INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e
ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.
Foto 1 – Gerente de Marketing da Microquímica, Anderson Nora Ribeiro.
Foto 2 – Funcionários da Microquímica na unidade fabril de Monte Mor.
Foto 3 – Parte interna da unidade fabril de Monte Mor.
Crédito: Divulgação.

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