06 de novembro de 2014.
A Microquímica, empresa brasileira
que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e
agroquímicos, controlada pelo grupo Agroinvest Kayatani S.A. com sede
administrativa em Campinas e duas filiais em Monte Mor, destinadas à fabricação
e distribuição de seus produtos, está investindo cada vez mais nos meios
eletrônicos como forma de se aproximar ainda mais de seus clientes.
que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e
agroquímicos, controlada pelo grupo Agroinvest Kayatani S.A. com sede
administrativa em Campinas e duas filiais em Monte Mor, destinadas à fabricação
e distribuição de seus produtos, está investindo cada vez mais nos meios
eletrônicos como forma de se aproximar ainda mais de seus clientes.
De acordo com o gerente de marketing
da Microquímica, Anderson Nora Ribeiro, nos últimos 4 anos a empresa tem feito um trabalho mais intenso de
comunicação em mídia eletrônica para contatos com seus clientes e para publicidade. “A Microquímica utilizava
os meios tradicionais, mais tipicamente os eventos como feiras, encontros e um
pouco de mídia impressa de jornais e revistas. Nesse tempo as mídias
eletrônicas vem crescendo muito rapidamente. Os meios eletrônicos, eles nos
permitem manter essa proximidade, esse contato constante com os nossos
parceiros e trazer essa informação de forma bastante ágil para dentro da
empresa para a gente poder responder. Muitas vezes um questionamento que surge
através do nosso site, de um e-mail, de uma rede social, ele consegue
rapidamente chegar aos diretores da empresa e dos gerentes e ser revertido em
um produto, numa melhoria de serviço, numa melhoria de atendimento, numa nova
prática de mercado que dá esse retorno mais rápido para os clientes”, destacou.
da Microquímica, Anderson Nora Ribeiro, nos últimos 4 anos a empresa tem feito um trabalho mais intenso de
comunicação em mídia eletrônica para contatos com seus clientes e para publicidade. “A Microquímica utilizava
os meios tradicionais, mais tipicamente os eventos como feiras, encontros e um
pouco de mídia impressa de jornais e revistas. Nesse tempo as mídias
eletrônicas vem crescendo muito rapidamente. Os meios eletrônicos, eles nos
permitem manter essa proximidade, esse contato constante com os nossos
parceiros e trazer essa informação de forma bastante ágil para dentro da
empresa para a gente poder responder. Muitas vezes um questionamento que surge
através do nosso site, de um e-mail, de uma rede social, ele consegue
rapidamente chegar aos diretores da empresa e dos gerentes e ser revertido em
um produto, numa melhoria de serviço, numa melhoria de atendimento, numa nova
prática de mercado que dá esse retorno mais rápido para os clientes”, destacou.
O mais novo canal de comunicação divulgado
oficialmente pela Microquímica é o YouTube, onde é possível acessar vídeos com
testemunhais de clientes, materiais institucionais, entrevistas com executivos
e outros conteúdos. Na avaliação de Anderson Nora Ribeiro, essa ferramenta
aproximará ainda mais a Microquímica de seus clientes, funcionários e
empresários que poderão conhecer mais de perto a história e o trabalho
realizados pela empresa nos últimos 38 anos. “A abertura e o fortalecimento de
canais digitais que permitem uma comunicação mais interativa com nosso público
são fundamentais na estratégia de comunicação e essenciais para o desenvolvimento
futuro da companhia”, diz.
oficialmente pela Microquímica é o YouTube, onde é possível acessar vídeos com
testemunhais de clientes, materiais institucionais, entrevistas com executivos
e outros conteúdos. Na avaliação de Anderson Nora Ribeiro, essa ferramenta
aproximará ainda mais a Microquímica de seus clientes, funcionários e
empresários que poderão conhecer mais de perto a história e o trabalho
realizados pela empresa nos últimos 38 anos. “A abertura e o fortalecimento de
canais digitais que permitem uma comunicação mais interativa com nosso público
são fundamentais na estratégia de comunicação e essenciais para o desenvolvimento
futuro da companhia”, diz.
A Microquimica também acaba de lançar
uma versão atualizada de seu website, que proporciona maior flexibilidade aos
usuários. Agora é possível acessar de qualquer tipo de dispositivo, incluindo
smartphones e tablets, pois as páginas se adaptam a qualquer dimensão de tela e
sistema operacional. “O crescimento da utilização de dispositivos móveis no
campo pelos agricultores e outros agentes do agronegócio nos fez acompanhar
essa evolução. Atualmente verificamos que esses dispositivos estão sendo
amplamente utilizados e são essenciais no dia a dia dos profissionais”,
ressalta.
uma versão atualizada de seu website, que proporciona maior flexibilidade aos
usuários. Agora é possível acessar de qualquer tipo de dispositivo, incluindo
smartphones e tablets, pois as páginas se adaptam a qualquer dimensão de tela e
sistema operacional. “O crescimento da utilização de dispositivos móveis no
campo pelos agricultores e outros agentes do agronegócio nos fez acompanhar
essa evolução. Atualmente verificamos que esses dispositivos estão sendo
amplamente utilizados e são essenciais no dia a dia dos profissionais”,
ressalta.
Também, como parte da estratégia de
comunicação, desde 2013 a empresa possui uma página no Linkedin que é
atualizada com informações institucionais, de produtos e do mercado agrícola.
comunicação, desde 2013 a empresa possui uma página no Linkedin que é
atualizada com informações institucionais, de produtos e do mercado agrícola.
Ainda em 2014 a Microquimica lançará
um aplicativo para dispositivos móveis que auxiliará o produtor no correto
manejo nutricional das culturas. “A gente tenta mostrar para o nosso cliente
que apesar da empresa estar crescendo e ser uma empresa grande ela consegue
atender de forma personalizada. É uma estratégia que é muito importante para a
Microquímica não perder essa característica da simplicidade e da proximidade
com seus clientes e a gente vê que isso é uma oportunidade e é uma
característica da empresa, mas ao mesmo tempo um grande desafio e uma
dificuldade. Como você crescer, ser grande, atender a grandes mercados, mas
mantendo aquilo que talvez foi o seu grande diferencial para chegar até aqui
que foi essa simplicidade, esse contato direto, essa proximidade com o seu
cliente e as mídias digitais permitem isso de uma forma muito instantânea ”,
finaliza.
um aplicativo para dispositivos móveis que auxiliará o produtor no correto
manejo nutricional das culturas. “A gente tenta mostrar para o nosso cliente
que apesar da empresa estar crescendo e ser uma empresa grande ela consegue
atender de forma personalizada. É uma estratégia que é muito importante para a
Microquímica não perder essa característica da simplicidade e da proximidade
com seus clientes e a gente vê que isso é uma oportunidade e é uma
característica da empresa, mas ao mesmo tempo um grande desafio e uma
dificuldade. Como você crescer, ser grande, atender a grandes mercados, mas
mantendo aquilo que talvez foi o seu grande diferencial para chegar até aqui
que foi essa simplicidade, esse contato direto, essa proximidade com o seu
cliente e as mídias digitais permitem isso de uma forma muito instantânea ”,
finaliza.
Essas ações são parte da estratégia
de comunicação da empresa iniciada em 2013 com a renovação do logotipo e estão
alinhadas com a visão e slogan “Juntos produzimos mais”.
de comunicação da empresa iniciada em 2013 com a renovação do logotipo e estão
alinhadas com a visão e slogan “Juntos produzimos mais”.
Com investimentos focados em pesquisa
e desenvolvimento, a Microquimica oferece ao mercado produtos como
fertilizantes foliares e para tratamento de sementes, inoculantes, adjuvantes e
reguladores do crescimento vegetal. A empresa também disponibiliza um sistema
exclusivo de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha®, que fornece um
diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos
agricultores de ações corretivas.
e desenvolvimento, a Microquimica oferece ao mercado produtos como
fertilizantes foliares e para tratamento de sementes, inoculantes, adjuvantes e
reguladores do crescimento vegetal. A empresa também disponibiliza um sistema
exclusivo de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha®, que fornece um
diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos
agricultores de ações corretivas.
Em busca de um desenvolvimento
socioambiental, a Microquimica investe em programas sustentáveis, como o
processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens
vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias
(INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e
ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.
socioambiental, a Microquimica investe em programas sustentáveis, como o
processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens
vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias
(INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e
ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.
Foto 1 – Gerente de Marketing da Microquímica, Anderson Nora Ribeiro.
Foto 2 – Funcionários da Microquímica na unidade fabril de Monte Mor.
Foto 3 – Parte interna da unidade fabril de Monte Mor.
Crédito: Divulgação.