MONTANA EXPRESS ADOTA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO

A refeição fora do lar deixou de ser
uma opção de lazer para se transformar em uma questão de necessidade. O ritmo
acelerado da vida moderna transformou as idas aos restaurantes e lanchonetes
uma rotina. Recentemente a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou que
cerca de 30% dos gastos com alimentação das famílias são provenientes de idas a
restaurantes e lanchonetes. Atento à mudança de comportamento do brasileiro, o
Montana Express, rede de culinária rápida do Grupo Montana, com sede em
Campinas (SP), adotou uma nova estratégia de negócio. Com o intuito de conquistar
novos clientes e otimizar os itens, o cardápio da franquia passou por
reformulação.
Um estudo realizado a partir dos
números apresentados pelas 95 lojas, ao longo do último ano, serviu de base
para adaptação dos pratos. Segundo o Diretor de Novos Negócios do Grupo, Alex
Piton, com a mudança, a quantidade de pratos oferecidos no cardápio aumentou,
porém, os itens utilizados para o preparo foram reduzidos. Isso fez com que a
qualidade dos pratos fosse mantida a um custo menor. “Como houve um acréscimo
no preço dos produtos, buscamos alternativas para não prejudicar os
consumidores e, também, os franqueados. Reduzimos os custos, mas não deixamos
de lado a qualidade, a quantidade e a padronização dos pratos. Já o Custo de
Mercadoria Vendida (CMV) das lojas permaneceu estável. Conseguimos com apenas
um item, por exemplo, criar seis variedades de pratos”, destaca Piton.
Apesar da reformulação, os
diferenciais da rede, conhecida e consolidada no mercado há quase duas décadas,
foram mantidos, como o arroz de carreteiro, o medalhão e parmegiana de
berinjela, além do queijo coalho e do pão de alho, como guarnições extras. “As
redes de culinária rápida, como o Montana Express, representam uma ótima opção
para quem precisa almoçar fora de casa e desejam escolher o que consumir, com
atendimento rápido e custo condizente com o mercado. Pensamos em todos os
detalhes e priorizamos o que nossos clientes apontam nos pedidos como
preferência”, afirma Piton, lembrando que alguns produtos já são associados à
marca Montana.
Para facilitar a escolha dos clientes
e abreviar o tempo gasto nas refeições, o layout das lojas também passou por
mudanças. Com a implantação de monitores e de menus que direcionam o cliente
para compra de determinados produtos, dependendo do momento do dia, os pedidos
dos pratos e dos acompanhamentos ficaram mais ágeis. Hoje, o faturamento anual
da rede chega a R$ 178 milhões e o faturamento médio mensal bruto das lojas é
de cerca de R$ 130 mil.
Criado em 1994, em Campinas, o Grupo
Montana surgiu no formato de churrascaria que, logo se transformou em diversos
outros formatos, sempre com o padrão Montana Grill de qualidade. Por iniciativa
da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, que quiseram expandir seus negócios
para além da música, o Grupo conta, hoje, com 95 lojas distribuídas pelo país.

O Montana Express é
uma rede de culinária rápida que oferece cardápio recheado de opções rápidas,
saborosas, de custos acessíveis e, acima de tudo, saudáveis.
O Montana Carnes, situado em Campinas, é conhecido como uma
“boutique de carnes” e traz o conceito de carnes selecionadas, de alta
qualidade, além de contar com cortes especiais embalados a vácuo.
A Churrascaria Montana Grill, com duas lojas situadas em Campinas/SP
e Goiânia/GO, traz as melhores opções de um verdadeiro rodízio gourmet. Os
produtos são especialmente selecionados entre mais de 20 tipos de carnes.
O Montana Steaks, estabelecido em Piracicaba, é um restaurante a ‘la
carte’  do tipo autêntico steakhouse, com os melhores acompanhamentos da
cozinha internacional.
Foto – Unidade do Montana Express.
Crédito: Divulgação.

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