MOURA INTEGRA E-CONSÓRCIO, PROJETO QUE TRANSFORMARÁ O PANORAMA DA ELETRIFICAÇÃO VEICULAR NO BRASIL

O Grupo Moura passa a integrar o e-Consórcio, projeto revolucionário liderado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) que impulsionará a produção de caminhões elétricos no Brasil. A Moura será responsável pela importação das baterias de lítio produzidas pela chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), manutenção e pós-venda dos produtos, incluindo a sua futura reciclagem e reaproveitamento de seus componentes. Isso significa estar presente em todo gerenciamento do ciclo de vida da bateria.

A Moura faz parte oficialmente de um grupo pioneiro em eletrificação veicular no Brasil. A estruturação do e-Consórcio, cujo anúncio foi feito no último domingo (13/10), no 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2019, prevê a fabricação em série de caminhões já em 2020. Pouco mais de um ano após a Cervejaria Ambev anunciar a intenção de contar com mais de 1/3 da frota parceira composta por pelo menos 1.600 caminhões VWCO elétricos até 2023, maior anúncio do tipo no mundo.

As baterias de lítio produzidas pela CATL e que serão importadas e receberão serviços de manutenção local pela Moura irão atender os modelos e-Delivery de 14 toneladas – primeiro veículo que será produzido pelo e-Consórcio em Resende (RJ) – e a versão de 11 toneladas. A bateria utiliza a química Lítio, Ferro e Fosfato (LFP), que se destaca por seu maior tempo de vida útil e maior densidade energética, além de ampla capacidade para suportar ciclos profundos (recargas totais após descargas completas). Tudo isso sem promover oscilações em seu desempenho. “Acreditamos que o verdadeiro ponto de virada desse projeto é a capacidade de aproximar players nacionais e globais, que são benchmarking em suas áreas de atuação, na concepção, desenvolvimento e execução de um mesmo projeto, onde o objetivo é entregar segurança, sustentabilidade, qualidade e performance. A Moura, como um dos sete integrantes desse time de primeira linha, contribui ainda para posicionar a indústria brasileira no epicentro da transformação que a eletrificação veicular, especialmente de caminhões e ônibus, trará para a Mobilidade, Economia e desenvolvimento do setor industrial”, destaca o Diretor Geral da Divisão de Lítio e Diretor de Logística e Suprimentos do Grupo Moura, Fernando Castelão.

O e-Consórcio VWCO aproxima a CATL, companhia do setor de baterias de lítio da Ásia, e o Grupo Moura, com seus 62 anos de história e líder de mercado na América do Sul. Dessa forma, o e-Consórcio contará com uma solução de ponta e uma rede nacional de suporte com experiência e qualidade, garantindo segurança para a operação.

Líder de mercado na América do Sul, o Grupo Moura nasceu em 1957, na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, concretizando o sonho dos visionários empreendedores Edson Mororó Moura e sua esposa, Conceição Moura. Voltada inicialmente para o ramo automotivo, a Moura ampliou a sua atuação para outros segmentos, produzindo, hoje, baterias e sistemas de acumulação de energia para as mais diversas aplicações, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens, estações de telefonia, sistemas de armazenagem, ente outros. Contando com sete plantas industriais – seis no Brasil e uma na Argentina – fabrica cerca de 10 milhões de baterias por ano e conta com cerca de 6.000 colaboradores. O Grupo Moura está preparado para ser a empresa brasileira com as tecnologias mais avançadas para eletrificação veicular. Para tanto, constituiu uma unidade de negócios dedicada a desenvolver comercial, industrial e operacionalmente a atuação da companhia no mercado de baterias de lítio, com projetos em desenvolvimento para ônibus, empilhadeiras, caminhões e telecomunicações.

 

Foto: Diretor Geral da Divisão de Lítio e Diretor de Logística e Suprimentos do Grupo Moura, Fernando Castelão.

Crédito: Duda Carvalho.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

OS DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA NA AVALIAÇÃO DA INDÚSTRIA REGIONAL

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Campinas, apresentou na última …

Facebook
Twitter
LinkedIn