MUTIRÃO DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA EM CAMPINAS É OPORTUNIDADE PARA O CONSUMIDOR LIMPAR O NOME

Mais de 30 empresas já aderiram à campanha ‘Acertando suas Contas’, que ocorre em Campinas no período de 21 de novembro a 20 de dezembro, no escritório da Boa Vista SCPC, localizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). O mutirão oferecerá aos inadimplentes condições especiais de renegociação de dívidas, como isenção de multa e desconto igual ou acima de 30% nos juros. Os consumidores poderão consultar seu CPF gratuitamente e realizar a negociação diretamente com os credores, em um ambiente de conciliação e não de cobrança. O acesso ao escritório da Boa Vista SCPC, excepcionalmente durante a campanha, será feito pela Rua José Paulino, 1.111 – Centro, Campinas. O atendimento, individual, será realizado das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 12h30, no sábado.

Este ano a expectativa é atender cerca de 18 mil pessoas durante os 30 dias da campanha, o dobro da edição 2018, quando foram realizadas nove mil consultas de CPF no período do mutirão. Essa perspectiva expansionista se deve principalmente a alguns fatos: a liberação de FGTS e do PIS/PASEP, e o incentivo para entrar no Cadastro Positivo, que oferece vantagens para quem está em dia com suas contas, como juros mais baixos e facilidade de crédito. Também neste ano a iniciativa ganhou um site próprio para a população e comerciantes consultarem e tirarem suas dúvidas. O endereço na internet é o: http://acertandosuascontasacic.com.br/

Maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito no País, o Acertando suas Contas é realizado há oito anos pela ACIC em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e seu objetivo vai além de gerar oportunidades de acordos e renegociações de dívidas. “Trata-se também de buscar soluções para que o inadimplente se reorganize financeiramente, por meio de educação financeira. Cada consumidor será orientado sobre como proceder na renegociação da dívida e receberá informações que o ajudarão a evitar um novo endividamento, que pode levá-lo à inadimplência”, explica a presidente da ACIC, Adriana Flosi.

Entre as empresas que já aderiram ao Acertando suas Contas 2019 estão a Sanasa, as Óticas Ipanema, Biguá Alimentos, Microlins Amoreiras, WM Formaturas e Eventos..

Para a presidente da ACIC, o momento é de retomar o crédito para aproveitar as promoções da Black Friday e do Natal. “O Índice Nacional de Confiança do Consumidor (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou leve alta em outubro, saltando de 92 pontos em setembro para 94. Apesar de permanecer abaixo dos 100 pontos, o indicador está melhor do que no mesmo período de 2018, quando, em meio ao cenário político incerto, o INC bateu 82 pontos”, afirma Adriana.

Inadimplência

De acordo com dados do SCPC, em Campinas, o volume de consultas no balcão de atendimento neste primeiro semestre (janeiro a julho/2019) atingiu 40.992, uma média de 6.832 consultas por mês. No ano passado, no mesmo período, foram 48.824 consultas, uma média de 8.137 consultas por mês, revelando uma queda no número de consultas de 16% no comparativo entre os dois períodos.

Em outubro deste ano, o saldo da inadimplência em Campinas foi de 18.332, uma variação de 260,86% em relação ao mesmo mês de 2018, quando o saldo foi de 5.080, e de 4% a menos em relação a setembro deste ano.

Já em relação ao acumulado do ano (janeiro a outubro de 2019), a inadimplência em Campinas ficou 1,77% acima em relação ao mesmo período de 2018, apresentando 213.477 carnês /boletos vencidos e não pagos há mais de 60 dias, o que representa cerca de R$ 153,7 milhões no endividamento dos consumidores de Campinas.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a inadimplência apresentou no período 508.879 carnês vencidos e não pagos há mais de 60 dias, o equivalente a R$ 366,4 milhões no endividamento dos consumidores da RMC.

 

Foto 1: Campanha Acertando suas Contas 2018.

Crédito: Divulgação.

Foto 2 – Presidente da Acic, Adriana Flosi.

Crédito: Tatiana Ferro

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Facebook
Twitter
LinkedIn