NO DIA MUNDIAL DO RÁDIO, AGÊNCIA EVIDENCIA SEU PODER DE FATURAMENTO

Na semana em que se comemora o dia mundial do rádio, mais especificamente  nesta segunda-feira (13/02) na qual é celebrada a data, a agência Alpes Mídia, líder de Merchandising no setor, atinge o valor recorde de investimentos, com 80 milhões de reais distribuídos entre 800 emissoras ao redor do país. O veículo de comunicação possui mais de 100 anos desde sua chegada ao Brasil e divide opiniões entre publicitários sobre ser ou não um canal eficaz para investir o dinheiro da sua empresa.

O painel realizado pelo Cenp – Meios revelou que o investimento publicitário em rádio no 1º semestre de 2022 representou 3,8% do total, cerca de R$ 313,2 milhões. Enquanto, segundo dados da Anatel, as transmissões da rádio atingem 83% da população brasileira. Os números apontam para um resultado já esperado, o rádio possui um público amplo, fiel e com relevância similar as transmissões televisivas, entretanto, permanece sendo pouco explorado.

A Alpes Mídia é um exemplo de empresa que investiu e obteve resultados, sendo não apenas a maior agência de performance do Brasil, mas também, líder no mercado de publicidade em rádio. Desde sua criação a marca identificou na rádio um canal rentável, porém pouco explorado. Em 2012 decidiram apostar no veículo e com apenas 8 emissoras no portfólio e 10 mil reais de investimento a empresa entrou no ramo. 10 anos depois, a agência acumula 800 emissoras parceiras e 80 milhões de reais anuais investidos em publicidade na rádio.    “Aqui na Alpes nós sempre acompanhamos os resultados de perto e vimos na rádio, há 10 anos atrás, um canal que possibilitava e ainda possibilita fluidez, velocidade e ajustes rápidos a todo instante. E isso é justamente o que está no nosso DNA, performance e entrega de resultados. Nós estamos, a todo momento, analisando os números e traçando ajustes para atingir o resultado esperado”, explica Ornella Lavratti, sócia da Alpes Mídia.

A consolidação da agência no nicho publicitário das rádios se deu, também, através do investimento interno. Devido à pouca aderência do nicho no mercado, a agência encontrava dificuldades no momento de fazer contratações, existiam profissionais interessados no nicho mas pouco capacitados. Foi nesse momento que criaram um projeto interno que capacita funcionários e, principalmente, locutores, que futuramente gravam os merchandisings e enviam o conteúdo completo para ser veiculado nas rádios. Atualmente, a empresa conta com 8 locutores e 2 trainees compondo o time.

A agência possui 20 anos de atuação e acumula recordes de faturamento, investimento e retorno. Em 2021 a campanha de mídia de maior impacto na Alpes foi na Jovem Pan, gerando uma média de 2.000 ligações diárias. E a segunda maior campanha foi no ano de 2020 na Rádio Tupi, com venda de suplementos, gerando mais de 1.500 mil ligações por dia. “Os números não enganam, eles deixam evidente a relevância e importância da rádio no Brasil. É fundamental que os publicitários saibam olhar os veículos e identificar qual faz sentido para o seu cliente. O rádio é apenas um dentre milhares de possibilidades pouco exploradas”, finaliza Ornella.

 

Foto: Ornella Lavratti, sócia da Alpes Mídia.

Crédito: Divulgação.

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