A conscientização com o meio ambiente tornou-se vital. Por isso, a Hélios, empresa de água mineral sediada na zona da Mata em Minas Gerais, e a Plastipak, referência em qualidade e tendências no setor de embalagens, desenvolveram uma garrafa mais leve, que proporcionará redução no consumo de plástico em 200 toneladas anuais. Com a quantidade de material economizado, a empresa vai evitar a utilização de matéria-prima equivalente a mais de 2 milhões de garrafas de água de 500ml. Para se ter uma ideia deste volume, se elas fossem colocadas lado a lado, formariam uma linha de 420 km, mais do que o equivalente à distância entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Para o desenvolvimento dessa embalagem mais leve, foram levados em conta os novos hábitos de consumo e a crescente preocupação com a preservação da natureza. Diante dessa realidade, a preforma escolhida foi de 9,7g, que conta com 4,2g a menos que a anterior, de 13,9g. “A otimização da geometria da garrafa e da preforma foram pensadas integradamente para atingir esse peso mais leve. Durante todo o processo, demos apoio técnico tanto na parte estrutural como no desenho do frasco, que é fundamental para o bom desempenho e resistência desse formato”, afirma Dinis Mota, diretor geral da Plastipak Brasil. Segundo ele, a nova concepção contou, ainda, com mudanças na tampa e adaptação do processo fabril, a fim de que todo o processo contribua com o resultado final esperado.
Com toda essa modificação, além dos impactos no uso de matéria-prima, ainda haverá redução de combustível durante o transporte. E o consumidor tem um grande peso nessa iniciativa: mais preocupado com a qualidade de vida, saúde e bem-estar, o brasileiro tem impulsionado novas formas de proteger o meio ambiente. “A embalagem é parte integrante da cadeia produtiva dos alimentos, por isso a Plastipak preza por minimizar os impactos ambientais e cuidar do mundo que as futuras gerações vão habitar”, explica Mota.
Foto: Nova embalagem da água mineral Hélios.
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