NOVA SOLUÇÃO PARA SEPARAÇÃO DE ULTRAFINOS REDUZ CUSTO DE ENERGIA EM 30%

Desenvolvida pela equipe de engenharia de equipamentos vibratórios da Metso Brasil, a UltraFine Screen (UFS) é considerada uma tecnologia de ponta em separação mineral de ultrafinos via processo a úmido. A solução combina a alta eficiência e durabilidade das telas de poliuretano Metso de alta porcentagem de área aberta, as quais operam com uma frequência  de até  3600 rpm. Um dos destaques da  tecnologia é a flexibilidade de operação, uma vez que a as telas de poliuretano estão disponíveis com abertura de 75 a 1000 microns.Ultrafine

Com utilização de telas de alta performance – e maior capacidade para um mesmo layout – alcança-se a melhor  eficiência da separação, o que resulta em menor carga circulante, maior capacidade e, consequente, menor necessidade de energia para a área de cominuição. Estas características únicas levam a ganhos substanciais nos custos de operação. Segundo Ricardo Ogawa, gerente de Produto da Metso, é possível alcançar até 30% de redução de energia ou 30% de ganho de capacidade.

“O grande diferencial da separação via peneiramento versus a hidrociclonagem tradicionalmente usada, é que o peneiramento é uma separação geométrica e a hidrociclonatem é uma separação por densidade”, explica Ogawa. “Além de o desempenho de peneiramento ser menos influenciado pelas variabilidades operacionais da planta, a separação geométrica é mais eficiente e independe da densidade dos materiais processados, podendo operar eficientemente e, ao mesmo tempo, com diferentes materiais”, complementa.

O UltraFine Screen atende aos desafios que limitavam as aplicações mais amplas das tecnologias de peneiramento a fino e úmido na indústria mineral, graças ao seu projeto único, que possui área de peneiramento de até 15m² em um único equipamento. Com várias patentes em andamento, a Metso UltraFine Screen é mais acessível para várias aplicações, em uma ampla escala.

Em relação a outras tecnologias existentes no mercado, Ogawa ressalta que o UltraFine Screen dobra a área de peneiramento em uma única máquina. “Isso é atingido através do projeto modular, consistido em até 10 decks individuais de peneiramento, colocados juntos numa montagem compacta de vibração única”, diz. Esse fator reduz o espaço e a infraestrutura necessária para a integração da planta. Apesar da construção compacta, a modularidade dos decks proporciona um acesso fácil para manutenção.

Hydrocyclone MHC complementa UltraFine Screen

Mesmo com a grande área de peneiramento da Ultrafine screen, a hidrociclonagem  pode ser economicamente mais viável para grandes capacidades. Em função disso, a nova geração da Metso em tecnologias de classificação de finos a úmido para processamento mineral não se limita ao peneiramento ultrafino. É o caso da série de Hydrocyclone MHC, recém-lançada.

Com essa nova opção, a Metso torna mais fácil para os clientes a adaptação de tecnologias de classificação de ultrafinos e posiciona-se como a única empresa com a possibilidade de ofertar duas tecnologias de separação de alta performance. O resultado é uma solução ótima para cada aplicação, combinando duas tecnologias (peneira de alta frequência + hidrociclone).

No caso dos Hydrocyclone MHC, o destaque começa no desenvolvimento do produto, o qual envolveu vários cientistas trabalhando com recursos de modelamento e de simulação avançados. Entre os destaques do projeto estão o desempenho de processo otimizado, design superior de componentes e a maior facilidade de manutenção.

Os novos hidrocliclones são ideais para classificações de materiais que variam desde a moagem primária até a remoagem de finos para vários tipos de minérios. Esse novo produto preenche um gap na oferta de equipamentos da Metso, os quais agora cobrem todo o sistema de circuito de moagem para os seus clientes. Moinhos verticais e horizontais de moagem, instrumentação e controle, bombas de descarte do moinho, produtos de tubulações para movimentação de lama e também hidrociclones de classificação estão todos disponíveis para uma solução completa e eficiente.

A Metso é líder mundial nos setores de mineração, reciclagem, agregados e automação. O conhecimento, soluções e pessoas geram melhorias sustentáveis no desempenho e rentabilidade de seus clientes.

A Metso é estritamente rigorosa quanto à segurança. Seus produtos incluem equipamentos e sistemas para mineração e construção, bombas e válvulas de controle. As soluções da Metso são estruturadas em décadas de conhecimento de processos e em sua ampla gama de serviços, que conta com presença global em mais de 90 centros de serviços, milhares de técnicos qualificados e uma extensa rede de distribuição e logística.

As ações da Metso estão listadas na NASDAQ OMX Helsinki, Finlândia. Em 2014, as vendas líquidas da Metso alcançaram 3,7 bilhões de euros. A Metso emprega aproximadamente 13.000 especialistas em 50 países. Expect results.

Foto: UltraFine Screen (UFS).

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TOLEDO DO BRASIL DESENVOLVE BALANÇA PARA O PEQUENO COMÉRCIO

Para atender a demanda de rotisseries, açougues, sorveterias, hortifrutis, mercearias e minimercados, que normalmente não …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn