NOVOS DIRETOS DAS DOMÉSTICAS DEVEM AUMENTAR DEMANDAS PARA ALGUNS SETORES DE SERVIÇOS

As novas regras para contratação de empregados
domésticos, aprovadas pelo Senado, podem causar impacto no bolso das famílias,
gerando demandas para alguns setores. Segundo especialistas, os novos direitos
determinados pela proposta PEC 66 devem aumentar o custo de manutenção do
empregado, principalmente, com horas extras. Este impacto econômico, aliado a
escassez de mão de obra qualificada, poderá fazer com que o consumidor busque
alternativas para os serviços domésticos e consequentemente, criar novas
oportunidades no mercado como, por exemplo, no segmento de lavanderias.

José Ventura, gerente de expansão do Grupo Acerte Franchising, responsável
pelas marcas Quality Lavanderia, Linha & Bainha e Prima Clean Lavanderia,
acredita que a maioria das famílias brasileiras terá dificuldade em assumir as
atividades em casa, ou por conta de trabalhar fora o dia todo ou pelo custo
imposto pela nova lei. Com isso, acredita que a demanda no segmento de
lavanderias deve aumentar expressivamente, em torno de 30%.

Segundo o gerente, as lavanderias podem ser uma opção mais em conta para as
famílias. “Contratar uma pessoa para lavar e passar perante a nova lei, somado
aos custos de produto de limpeza e manutenção da lavadora pode sair muito mais
caro, que usar os serviços de uma lavanderia. Além disso, com o uso de
lavanderias especializadas há também a redução do consumo de água, já que as
máquinas profissionais utilizadas na lavanderia são 40% mais econômicas que as
lavadoras domésticas, ou seja, para o consumidor é mais econômico usar o
serviço de lavanderia, cerca de 50% que encontrar e manter um empregado para
fazer o serviço de limpeza de roupas”, avalia.

Como exemplo desta demanda que vem crescendo, Ventura cita o modelo de serviços
da Prima Clean, a lavanderia mais versátil para roupa do dia-a-dia, que oferece
o serviço de lavar e secar com duração média de sessenta minutos, com custo
muito acessível. “Um cesto de roupa com até 21 peças custa em torno de R$12,00
para lavar e R$12,00 para secar”, explica.

Direcionada para a classe média, a Prima Clean é
uma franquia de lavanderia com “serviços express”, que utiliza o modelo
self-service mundialmente conhecidas pelo nome genérico de “coin laundrys” –
lavanderias nas quais os clientes compras fichas e executam os próprios
serviços, realizando o processo de lavagem e secagem por cesto, por valores
mais econômicos. “Este é um novo modelo do Grupo Acerte que visa atender
regiões que possuam maior índice de classe média. Desta forma, passamos a
atender melhor a este público, crescente no Brasil e também nas lojas, já que a
marca Quality Lavanderia, por exemplo, atende a classe AB. Essa decisão foi
baseada não somente no crescimento deste público como no reflexo das mudanças
de hábito que a sociedade vem passando na busca pela praticidade e comodidade,
aliado à diminuição a escassez de empregados qualificados. Além disso, com a
mulher inserida no mercado de trabalho, esse passou a ser mais um serviço
doméstico que pode ser terceirizado na lavanderia, a custos que valem a pena,
para gerar mais conforto na terceira jornada delas”, descreve.

O Grupo Acerte Franchising, responsável pelas marcas Quality Lavanderia, Linha&
Bainha e Prima Clean, pretende aumentar em 25% o número de franquias no Brasil
em 2013. No ano passado, o Grupo faturou cerca de R$ 65 milhões e seu
crescimento anual tem sido de 20% ao ano em faturamento. Números que devem
subir já que o segmento tem demonstrado grande potencial, como mostram os
números de 2012 divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Os
dados revelam que uma das áreas que mais cresceram em faturamento no ano
passado foi justamente de Limpeza e Conservação com aumento 44,5%, ficando em
segundo lugar depois de Hotelaria e Turismo.

Uma de suas operações, a QUALITY LAVANDERIA, funciona desde 1998 e já é uma das
maiores do setor no Brasil. A marca é uma lavanderia de limpeza de roupas de
uso pessoal a seco e com água, que atende a todo tipo de roupas e públicos,
além de serviços para limpeza da casa – edredons, cortinas, tapetes. A marca
possui ainda mais de 300 lojas no mundo – Venezuela, Colômbia, Costa Rica,
Curaçao, México e Argentina. No Brasil está presente em 17 estados, exceto
Roraima, Rondônia, Acre, Piauí e Paraíba.

A marca veio se consolidando no mercado como uma lavanderia que inovou em
serviços diferenciados no segmento de lavanderia, não engessando sua operação e
sempre buscando serviços convergentes com as necessidades dos clientes. Com
isso, foi a pioneira na implantação dos serviços de delivery, limpeza de roupas
comuns por meio de quilo e não peças, assim como limpezas especiais – couro,
tênis, bichos de pelúcia, carrinho de bebê. Outro fato relevante da marca
Quality Lavanderia é o reconhecimento do segmento do franchising por meio do
prêmio Selo de Excelencia em Franchising. Este premio é realizado anualmente
através de pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Franchising (ABF) e
a Quality Lavanderia o recebeu consecutivamente, de 2008 até 2012.

Já a marca LINHA& BAINHA é uma franquia de reforma e personalização de
roupas, que possibilita que o cliente “esteja sempre na moda” e atualizado. A
franquia surgiu através da procura do serviço de consertos e ajustes de roupas
dentro das lavanderias da Quality. O cliente procurava o serviço, pois queria
realizar tudo em um único local. Soma-se a isso o fato de naquele momento não
existia este tipo de serviço de forma estruturada e organizada. Assim, o modelo
foi criado para ser uma store-in-store dentro das unidades de lavanderias da
Prima Clean e Quality Lavanderia, mas pode ser adquirida também como um negócio
independente quando montada em loja separada.

A PRIMA CLEAN é uma lavanderia express que tem a limpeza realizada por cesto de
roupas. O próprio cliente pode executar o serviço, como nos padrões americanos
de uso de lavanderia, ou deixar os serviços para que as atendentes da
lavanderia o executem – uma adaptação à cultura brasileira de uso do serviço.
Dessa forma o custo é muito baixo para o cliente e a lavanderia é bem versátil,
já que ele escolhe o que quer fazer.

O Grupo Acerte Franchising estudou características que estavam acontecendo não
só no segmento, mas no mercado em geral, tais como o aumento de franquias de
serviço, a interiorização das marcas e o crescimento da classe C no mercado
brasileiro. Dessa forma desenhou o modelo tanto para atender o público
consumidor emergente, como os empresários que queriam um negócio como um “plano
B” para seu plano de carreira. Assim, a Prima Clean foi idealizada para atender
a classe C e as cidades do interior onde há demanda para o serviço de
lavanderia, porém necessitam de um modelo com investimento menor. Soma-se a
isso a estruturação de um modelo de negócio compacto ao investidor, com baixos
custos operacionais e ao consumidor, taxas fixas, investimentos menores e menor
dificuldade operacional.

 
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