NSF ACABA DE ADQUIRIR SEU PRIMEIRO ROBÔ YASKAWA MOTOMAN

Um levantamento da Nielsen de novembro de 2020, destacado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), mostra que o aumento nominal das vendas dos supermercados e hipermercados do País foi de 8%, se comparado ao mês de referência de 2019. No mesmo período, segundo a pesquisa, os atacarejos registraram um crescimento nas vendas de 32,2%.

Dentro do chamado varejo moderno, atacarejo é o setor de maior representatividade, seguido por autosserviços e farmácias. Atenta a essa mudança de perfil de compra do brasileiro, a NSF – Tecnologia em Instalações Comerciais – fabricante de equipamentos e soluções para o varejo, investe na automatização de seus processos, visando maior produtividade. “A crescente demanda de lojas tipo atacarejo levou a NSF a aumentar sua capacidade produtiva de produtos porta paletes. Antes da entrega do robô em nosso parque fabril localizado em São Carlos, interior de São Paulo, trabalhávamos com solda manual em todos os processos. Hoje, temos instalada a primeira célula de solda automatizada,” explica Júlia Frasnelli Matias Fernandes, engenheira da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da NSF.

A NSF é uma empresa 100% nacional, focada na produção de equipamentos seguros, com elevado conhecimento de engenharia. A automatização de processos de solda garante um aprimoramento na segurança de produtos estruturais. “A reprodutibilidade de cordões de solda é fundamental para a qualidade elevada  das longarinas, essa foi a maior motivação para a procura por especialistas dotados de tecnologia nesta área. Após uma pesquisa de mercado e indicações de fornecedores de outros equipamentos, optamos pela Yaskawa Motoman,” ressalta Júlia.

A célula robótica foi instalada em unidade produtiva que conta com cerca de 100 colaboradores, nos setores de perfilagem, estamparia, solda, pintura e expedição. Mais especificamente, em perfilagem de peças como longarinas e colunas, setor que sofreu recente expansão, para ampliação da produção de estruturas porta paletes.

A célula de solda automatizada chegou em um momento importante para a NSF, uma vez que o robô opera na união dos perfis de longarinas, estrutura essencial na montagem de porta paletes. “A NSF investiu na formação de uma equipe altamente capacitada para operar o robô, atentando-se a cada detalhe de manufatura e qualidade da solda. Selecionamos profissionais da área de solda, da operação de máquinas e os familiarizados com a interface de programação. Assim, juntamente com a Yaskawa Motoman, formamos um grupo com as habilidades de programação e análise técnica”, afirma Júlia.

Como a NSF atende os principais atacadistas e varejistas do Brasil, com equipamentos presentes em todos os estados da Federação, dispõe de uma equipe de engenheiros e técnicos para alinhar a necessidade de seus clientes, com aprimoramento constante dos equipamentos para armazenagem e exposição de produtos. Segundo Julia, o investimento no primeiro robô adquirido pela empresa teve payback estimado em 2 anos.

A célula robotizada possui dois robôs MA2010 com um posicionador de três eixos e dois dispositivos que absorvem uma variação no comprimento da longarina, o que permite a solda de uma grande gama das longarinas. O processo robotizado permite um planejamento de produção mais assertivo, uma repetibilidade e precisão do cordão de solda, além de uma redução na mão de obra para atender a necessidade de produção.

Empresa 100% brasileira fundada em 1986, a NSF iniciou suas atividades com a fabricação de equipamentos para armazenagem de produtos, atendendo o mercado de varejo, compreendido por pequenos e médios supermercadistas. Em 1990, iniciou a produção das primeiras gôndolas e acessórios e, em seguida, dos primeiros checkouts, inovando design e concepção de projeto e adequando o produto ao mercado nacional. Para completar o portfólio de equipamentos, em 2000, deu início à produção de câmaras e expositores refrigerados. Atendendo os principais atacadistas e varejistas do Brasil, com equipamentos presentes em todos os estados do País, a NSF investe continuamente em pesquisa para desenvolvimento de produtos que atendam com maior segurança às necessidades de seus clientes. A empresa é certificada pela ISO 9001, garantindo maiores padrões de organização e produtividade, aliados à elevada qualidade. O parque fabril da NSF está instalado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo.

Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs industriais, a unidade brasileira tem sede no município de Diadema, Estado de São Paulo e atende todo o território nacional e América do Sul. Além de garantir a instalação eficiente dos sistemas, a equipe da Yaskawa Motoman Robótica do Brasil  está qualificada para dimensionar e especificar robôs adequados para a necessidade dos mais diferentes processos industriais. A empresa oferece assistência técnica, de modo assegurar a produção ininterrupta das linhas produtivas. Entre os segmentos industriais atendidos, destacam-se: automobilístico, autopeças, linha branca, eletroeletrônica, construção, alimentício e farmacêutico.

 

Foto 1 – Célula de solda da NSF.

Foto 2 – NSF robôs.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CIESP-CAMPINAS TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS

As mais recentes tendências em gestão de pessoas. Esse é o tema da palestra da …

Facebook
Twitter
LinkedIn