NÚCLEO DE EMPRESAS JUNIORES DA UNICAMP PROMOVE FÓRUM

O Núcleo das Empresas Juniores (NEJ) da Unicamp realiza
nesta segunda feira (11/03), das 9h às 17h, no auditório do Centro de
Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mais uma edição do
Fórum de Empreendedorismo e Inovação. O tema dessa edição “Comportamento
humano. Afinal, quem é o seu cliente?” vai ser abordado por três importantes
convidados, como o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Relacionamento
com o Cliente (IBRC) Alevir Francisco; o vice-presidente do Comitê de
Relacionamento com Clientes da Associação Brasileira de Relação Empresa-Cliente
(ABRAREC), Fábio Lopes e o diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas
Aéreas, Victor Celestino. Na mesa de cases do Fórum estarão participando a
gerente de CRM (Customer Relationship Management) do Magazine Luiza,
Karina Oliveira e o Diretor Comercial, Marketing e P&D da
Bombril, Marcos Scadelai. O evento é gratuito.

Os consumidores estão
buscando algo personalizado, diferenciado e individualizado. Fortalecer o
relacionamento envolve muito mais que a venda de um produto ou serviço, mas a
construção de uma relação que valorize o ser humano por trás do consumidor e
também da sua equipe.  Este Fórum tem como objetivo debater o principal
stakeholder de toda empresa: o cliente. A abordagem utilizada incluirá o pré, o
durante e o pós-consumo/contratação, além de debater quais realmente são os
clientes da instituição.

A coordenadora de Eventos do
NEJ, Andressa de Souza Fratori, disse que os palestrantes vão abordar
questões  envolvendo geração de valor
para o cliente, clientes VIPs como parte de um processo, relacionamento
anterior e posterior com o cliente, satisfação dos colaboradores, entre outros.
“A gente vai procurar dar a definição para os congressistas de cliente externo
e cliente interno porque cliente não é só consumidor. Cliente também a gente
entende que seja o funcionário da empresa, que seja a sua equipe de trabalho. O
que a gente quer passr para as pessoas é que se a sua equipe de trabalho está
satisfeita, ela vai tratar melhor o seu consumidor e tratando melhor o seu
consumidor a sua empresa é mais valorizada e você ganha um cliente”, explica.

O
empreendedorismo é essencial para o desenvolvimento de um país: a geração de
empregos e renda que promovem o crescimento econômico e melhoram as condições
de vida da população, estão diretamente ligados ao empreendedorismo. E através
dos Fóruns de Empreendedorismo e Inovação a Unicamp faz sua contribuição.

Andressa
Fratori disse que a expectativa é de reunir cerca de 120 congressistas. “Eu
acho que o relacionamento com o cliente é um tema inovador. Hoje em dia a gente
tem que procurar tratar bem o nosso colaborador. Não é só pagar o salário dele.
É fazer ele se sentir parte da empresa, fazer ele se sentir parte desse
processo envolvendo o pré, o durante e o pós consumo/contratação, por isso a
minha expectativa é bastante positiva”, diz.

O núcleo
de Empresas Juniores da Unicamp conta com 16 Empresas Juniores que são ligadas
aos cursos da Universidade. Essas empresas nasceram nos institutos com
representações da faculdade de Engenharia de Alimentos, do Instituto de
Química, da Faculdade de Engenharia Mecânica, entre outros. Cada empresa Junior
é formada por alunos do 1º e2º anos, mas também conta com integrantes de outros
anos e é uma forma do aluno aprender na prática gerenciamento de projetos e gestão
de uma empresa. Em média cada Empresa Junior apresenta 20 projetos por ano. As Empresas
Juniores se caracterizam na apresentação de projetos a baixo custo desenvolvido
pelos professores das instituições e alunos da pós-graduação nos quais os
alunos da graduação gerenciam esses projetos. Para ingressar nas Empresas Juniores
os alunos passam por um processo seletivo.

Os Fóruns
Permanentes existem desde 2003. Visando o desenvolvimento cultural, social e
econômico do país, eles foram concebidos para propiciar o intercâmbio de
experiências e pesquisas feitas por profissionais e estudantes da Unicamp e
profissionais de outras instituições da sociedade, ou seja, os Fóruns
Permanentes se caracterizam por ser um espaço de integração entre a comunidade
interna da Unicamp com a comunidade externa.

Fotos – Comissão de Organização do Forum de Empreendedorismo e inovação de 2012

Crédito: Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp (NJE)

 
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PILZ DO BRASIL PROMOVE WORKSHOP GRATUITO SOBRE SEGURANÇA EM ROBÔ COLABORATIVO EM SÃO PAULO

A multinacional alemã fabricante de produtos para as áreas de segurança e automação industrial, Pilz …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn