NÚMERO DE ASSEMBLEIAS VIRTUAIS EM CONDOMÍNIOS AUMENTOU MAIS DE SETE VEZES DURANTE A PANDEMIA

Um levantamento da Superlógica, que tem mais de 50 mil condomínios administrados através de sua plataforma, constatou um crescimento exponencial no número de assembleias virtuais nos últimos meses. Desde o início da quarentena o número de assembleias virtuais cresceu 7,7 vezes: de 182, realizadas em março, para 1414, no mês de agosto. Apenas entre os meses de junho e agosto foram realizadas 3662.

O aumento na procura pelas assembleias virtuais ocorreu, em parte, devido ao distanciamento social imposto pela Covid-19, que tornou impróprio fazer as deliberações dos condomínios no modelo habitual, com reuniões exclusivamente presenciais. Para evitar aglomerações, as assembleias gerais ordinárias, obrigatórias por lei, não puderam acontecer, impedindo que muitas decisões importantes ocorressem, como aprovações de contas e eleições dos síndicos.

Visando resolver esse problema, o Governo Federal aprovou, em junho, a lei 14.010/2020, que determina, dentre uma série de mudanças, como os condomínios são geridos enquanto a pandemia de Covid-19 se estender no Brasil. Uma das principais novidades foi a permissão para que as assembleias possam ocorrer exclusivamente no ambiente virtual, sem a necessidade de alterações na convenção do condomínio. “Mesmo com o desafio de habituar os moradores a uma nova tecnologia, a assembleia virtual gera mais engajamento e evita que condôminos deixem de participar das decisões do condomínio por esquecimento, falta de tempo ou dificuldades de locomoção. Com a questão de saúde pública, isso virou essencial”, afirma o diretor de negócios da Superlógica, André Baldini.

Há mais de 19 anos no mercado, o Grupo Superlógica desenvolve a plataforma de gestão condominial mais utilizada por administradoras de condomínios no Brasil. Além da Superlógica, faz parte do grupo a fintech PJBank, uma plataforma de serviços financeiros com conta digital.

 

Foto: Diretor de negócios da Superlógica, André Baldini.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS JÁ ESTÁ VALENDO

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada pelo presidente da República e  …

Facebook
Twitter
LinkedIn