NUTRICIONISTA ORIENTA SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL NO CARNAVAL

Quem passa o ano todo se contendo, geralmente espera o Carnaval para extrapolar quando o assunto é bebida alcoólica. No consultório da nutricionista Ana Poletto, muitas Vitor_Vieira_Ana_Polettosão as dúvidas em relação ao álcool. “Sempre respondo que se puder evitar é muito melhor, pois o consumo de álcool não é uma escolha saudável, especialmente em excesso, como muitas vezes ocorre nesta época do ano. Mas, se o paciente é do tipo que gosta de ingerir bebidas alcoólicas, recomendo que trabalhe o famoso bom senso, ou seja, não exagere”, afirma.

As calorias ingeridas pelo consumo excessivo do álcool podem contribuir para aqueles quilinhos indesejáveis pós-carnaval. Para se ter ideia, 1 tulipa de Chopp (300mL)  é igual, em calorias, a um pão francês. Ou seja, em uma noite é possível consumir o equivalente a seis pães, ou mais…

Além das calorias, a nutricionista atenta para a ressaca, causada pelo acúmulo de toxinas geradas pelo uso excessivo e agudo do álcool porque o fígado trabalha tanto para metabolizar este álcool que em algum momento ele cansa e essas substâncias que deveriam ser eliminadas e não são, e começam a gerar sintomas. “Um importante recado aos praieiros, que ficam o dia todo no sol, perdendo água e eletrólitos pelo suor e combinam a ingestão crônica da bebidas alcoólicas sem ingerir nem um pouco de água: vocês são candidatos fortíssimos à desidratação. A sensação de cansaço, fadiga e letargia, provocados pela depressão do sistema nervoso e a náusea e enjôo provocados pela elevação de ácido clorídrico no estômago são comuns no dia da ressaca”, ressalta.

A nutricionista atenta para que o consumo seja moderado, nunca em jejum, e principalmente, sempre acompanhado de água!

Foto: Nutricionista Ana Poletto.

Crédito: Vitor Vieira.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn