O COMÉRCIO EXTERIOR COMO COMBATE À CRISE

25 de setembro de 2015.
ARTIGO DE RENAN ROSSI DIÉZ
Dezenas de adjetivos podem qualificar
e descrever o mundo dos negócios. Sabemos que ele é dinâmico, competitivo,
complexo e está sempre suscetível a eventuais crises políticas, econômicas e
até mesmo sociais. O mais importante nos períodos de crise é manter o foco e se
destacar através de alternativas que alavanquem seu negócio diante dos demais
concorrentes.
O comércio internacional pode ser um
diferencial fundamental para este destaque que o mercado exige. Muito embora
muitos empresários acreditem que em períodos de crise o comércio exterior seja
enfraquecido, é importante ressaltar que as análises realizadas são baseadas em
panoramas gerais, ou seja, é evidente que muitos setores da economia podem se
beneficiar nestes períodos através da força do mercado internacional.
Muitos empresários, aproveitando-se
do câmbio atual, com a alta significativa do dólar em relação ao real, estão se
apoiando nas exportações para garantir um lucro maior em suas operações. É
natural que estas exportações não se iniciaram na crise. A exportação é fruto
de um projeto de dedicação e empenho por parte da empresa. Empresários que
acreditam que o mercado nacional cumpre as necessidades de sua empresa podem
ser surpreendidos em momentos de crise, enquanto que àqueles que já previam tal
situação, podem se apoiar no comércio exterior para garantir a saúde financeira
da empresa.
Na importação não é diferente.
Infelizmente, em períodos de crises econômicas é bastante comum a diminuição do
quadro de funcionários da empresa e, diante do custo nacional de produção
inflacionado em períodos de crise, recorrer a importações para atendimento da
demanda é uma alternativa viável para que sua empresa não pare.
É possível observar também, que em
tempos de crise, normalmente, o governo possui programas de amparo ao
empresário e, na questão do comércio exterior, podemos destacar os créditos
destinados a exportações, através do BNDES (Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além de programas de
financiamento à importações, por meio de linhas
de crédito captadas no exterior aos importadores por um prazo negociado com o
banco. Outros programas e tipos de financiamento a importação e
exportação também serão abordados e apresentados em um artigo destinado
exclusivamente a este assunto.
Diante de todo o exposto, podemos
concluir que uma das principais características do mercado atual é a sua
globalização. Os empresários brasileiros estão cada vez mais próximos de
mercados estrangeiros. A busca empresarial pelo fortalecimento econômico fica
mais curta através do comércio exterior. Esteja preparado, planeje a
internacionalização de sua empresa e seja destaque no seu setor de atuação.
Renan Rossi Diéz é diretor
na Intervip Comércio Exterior Ltda e aluno do Programa de Desenvolvimento
Executivo da IBE-FGV.
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