O IMPACTO DA PANDEMIA SOBRE OS MODELOS DE FRANQUIAS NO BRASIL

O relatório divulgado pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) no final do terceiro trimestre de 2022 revela que, mesmo com a ampla flexibilização das restrições sociais decorrentes da covid-19, o movimento de clientes nos shoppings centers segue 21% abaixo do patamar estabelecido em 2019. Antes da pandemia, a média de visitas aos shoppings brasileiros era de 505 milhões por mês e, hoje, é de 397 milhões. Com a redução no número de visitas, a perspectiva revelada pela Abrasce é de que caia também a margem de lucro dos lojistas que ocupam estes espaços, em grande parte deles, franqueados de marcas que se tornaram comuns em shoppings centers de todo o país.

Quem está atento a esta situação são os próprios investidores e empreendedores do setor de franquias, que têm buscado ocupar espaços cada vez mais ligados ao que o mercado chama de “franquias de rua”. Como o próprio nome diz, as franquias de rua são lojas localizadas fora de estabelecimentos comerciais, como shoppings centers e galerias, permitindo o acesso a um constante fluxo de pessoas que transitam todos os dia por áreas comuns, além de viabilizar uma série de vantagens aos franqueados como: facilitação no processo de fidelização de clientes, menor valor gasto com aluguel, flexibilidade para decoração interna e alteração de fachada, entre outros pontos.

Responsável pela expansão na diretoria de expansão da marca Moldura Minuto, rede especializada em emolduramento premium e decoração com quadros, Joyce Nass ilustra com um case real a percepção positiva dos investidores sobre as franquias de rua no panorama pós-pandêmico. “O varejo de rua já vinha crescendo nos últimos 5 anos no Brasil, principalmente porque os valores de luvas comerciais estavam inviáveis para muitos investidores. A pandemia acelerou essa expansão, com as pessoas preferindo ambientes abertos e com mais circulação de ar. Desse modo, a expansão do varejo na rua ganhou força e potencializou as vendas; na nossa rede, por exemplo, lojas de rua são as que mais frequentemente batem recordes de vendas. No caso da Moldura Minuto, ao investir em uma franquia de rua, o novo franqueado, em 95% das vezes, não possui investimento em luvas de ponto comercial, além disso o custo fixo pode ser reduzido em até 4 vezes, pela exclusão do valor do condomínio, fundo de propaganda e redução em 50% do número necessário de colaboradores”, destaca Joyce Nass.  “Ao longo do último ano, nós do mercado de franquias pudemos observar uma intensificação na procura dos investidores por este modelo de negócio, principalmente pelo fato de que o empreendedor que ingressar em uma rede não vai precisar criar a marca do zero e ainda vai contar com suporte de gente que tem anos de experiência. A Moldura Minuto, por exemplo, cresceu 350% em números de lojas ao longo de 2022, unindo uma forte estratégia de marketing digital a oportunidade de mercado. Marcas e franqueadoras precisam estar atentas à movimentação do mercado, e nas oportunidades que surgem para potencializar a expansão e o crescimento, além de capacitar e desenvolver suas equipes comerciais de expansão para maior conversão de vendas e contratos de franquia”, completa Joyce.

A administradora Manoela Sampaio do Amaral relembra em seu artigo “Shopping Centers no Brasil Evolução e Tendências” que a expectativa do mercado internacional no início do século XXI era de que, em 2022, os shoppings centers já estivessem sofrendo com um declínio em países como os Estados Unidos, caso não tivessem acesso à dinamização e investimentos. “No que se refere ao declínio do shopping center, estimava-se que em 2022, 20% dos shopping centers nos EUA fechariam as portas devido a fatores como: mudança de preferências, diferenças de classes sociais, transição do poder aquisitivo do consumidor, e influência do comércio eletrônico”, ressalta Manoela em referência ao pesquisador norte-americano Josh Sanburn.

Com a previsão internacional e as estatísticas nacionais para os shoppings, Joyce Nass, destaca, ainda, como estrategista de crescimento de negócios, que empresários de marcas e franqueadoras devem possuir metas ousadas de crescimento, isso faz com que fiquem sempre em alerta e atentos às oportunidades que surgem, até mesmo diante das crises, como foi o caso da pandemia. De acordo com a estrategista, o empresário precisa agir rápido para errar e em seguida acertar mais rápido ainda e alcançar suas metas de crescimento e expansão. “Na Moldura Minuto, estávamos atentos à movimentação do mercado e às oportunidades que estavam para surgir com muitos pontos comerciais disponíveis, proprietários dispostos a negociar valores de locação e o surgimento de muitas galerias a céu aberto, além da busca por parte de investidores em investimentos de menor valor e risco.Nós tínhamos tudo que o mercado precisava, um modelo de negócio testado e validado a mais de 23 anos, um formato enxuto com baixo investimento e menor risco, uma estratégia bem definida de como atrair novos franqueados, e uma equipe bem preparada para receber interessados em franquia e para dar todo o suporte e apoio ao novo franqueado”, finaliza Joyce.

Criada em 1999 por Antônio Carlos Viegas, em São Paulo, a Moldura Minuto é a única do segmento a ter uma molduraria de premium e uma galeria de artes e fotografias, com acervo exclusivo, em um único lugar. A marca passou por diversas evoluções desde a sua fundação e conquistou o título de top of mind quando o assunto é emolduramento customizado e decoração com quadros, reconhecida por clientes e profissionais da área de decoração. Para a marca, toda imagem e objeto têm uma história que deve ser contada através da decoração com quadros. O cliente ainda conta com uma consultoria exclusiva realizada por uma especialista em decoração com quadros que irá orientá-lo quanto a melhor montagem e estilo de seu quadro, quanto no desenvolvimento da sua composição de quadros de acordo com o ambiente a ser decorado. O cliente ainda conta com uma consultoria exclusiva realizada por uma especialista em decoração com quadros que irá orientá-lo quanto a melhor montagem e estilo de seu quadro, quanto no desenvolvimento da sua composição de quadros de acordo com o ambiente a ser decorado. Atualmente, a marca possui 60 unidades e é referência no segmento de decoração com quadros e serviço de emolduramento premium, além de ditar tendências no mercado de decoração com quadros.

 

Foto: Responsável pela expansão na diretoria de expansão da marca Moldura Minuto, Joyce Nass.

Crédito: Divulgação.

 

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